A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2137 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma síntese da história do desenvolvimento das Teorias Atômicas no período anterior e posterior a construção do laboratório de Cavendish em 1874, localizado na Universidade de Cambridge na Inglaterra. Tem por objetivo mostrar que a construção dessas teorias contou com a colaboração de diferentes gerações de pesquisadores, o que caracteriza a ciência como uma construção humana paulatina e não linear. A história da ciência se constituiu como uma importante alternativa para o ensino da ciência. Neste recorte privilegiaram-se os pesquisadores que tiveram seus estudos ligados de alguma forma a este laboratório. Conclui-se argumentando sobre o quanto o conhecimento deste recorte pode contribuir para o entendimento de como a ciência é constituída, contribuindo, portanto, para a compreensão da ciência como produto de uma atividade humana e coletiva. |
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A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohrensino de química; história e filosofia da ciência; teoria atômicaEste artigo apresenta uma síntese da história do desenvolvimento das Teorias Atômicas no período anterior e posterior a construção do laboratório de Cavendish em 1874, localizado na Universidade de Cambridge na Inglaterra. Tem por objetivo mostrar que a construção dessas teorias contou com a colaboração de diferentes gerações de pesquisadores, o que caracteriza a ciência como uma construção humana paulatina e não linear. A história da ciência se constituiu como uma importante alternativa para o ensino da ciência. Neste recorte privilegiaram-se os pesquisadores que tiveram seus estudos ligados de alguma forma a este laboratório. Conclui-se argumentando sobre o quanto o conhecimento deste recorte pode contribuir para o entendimento de como a ciência é constituída, contribuindo, portanto, para a compreensão da ciência como produto de uma atividade humana e coletiva.Universidade Federal do ParáMelzer, Ehrick Eduardo MartinsAires, Joanez Aparecida2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/213710.18542/amazrecm.v11i22.2137Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 11, n. 22 (2015): Especial História e Filosofia da Ciência; 62-77Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 11, n. 22 (2015): Especial História e Filosofia da Ciência; 62-772317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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