The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Nicolle Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gomes, Maria Clara Borges, Schnorr, Samuel Molina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15493
Resumo: This study aimed to evaluate the potential of a tactile didactic model of a Cerrado snake for students with Visual Impairment (VI). Interviews were conducted with teachers from the Multifunctional Resource Room (MRR) specifically for students with VI at a public school, in order to assess the produced model and its applicability, as well as to better understand the functioning of the MRR. An observation was conducted with three students from the MRR to evaluate the model alongside a classroom teacher. Overall, the model proved to be suitable for students with VI, being positively evaluated by both teachers and students, with some reservations regarding its adequacy for students with low vision and understanding through description alone
id UFPA-7_5c651c3fcd210926dbc001615e46e285
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15493
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science educationO potencial de um modelo didático tátil como recurso para a educação inclusiva de alunos com deficiência visual no ensino de ciênciasinclusive education; tactile didactic models; multifunctional resource room; animal anatomyeducação Inclusiva; modelos didáticos táteis; sala de recursos multifuncionais; anatomia animalThis study aimed to evaluate the potential of a tactile didactic model of a Cerrado snake for students with Visual Impairment (VI). Interviews were conducted with teachers from the Multifunctional Resource Room (MRR) specifically for students with VI at a public school, in order to assess the produced model and its applicability, as well as to better understand the functioning of the MRR. An observation was conducted with three students from the MRR to evaluate the model alongside a classroom teacher. Overall, the model proved to be suitable for students with VI, being positively evaluated by both teachers and students, with some reservations regarding its adequacy for students with low vision and understanding through description aloneO presente trabalho objetivou avaliar o potencial de um modelo didático tátil de uma serpente do Cerrado voltado para alunos com Deficiência Visual (DV). Realizamos entrevistas com professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) específica para estudantes com DV de uma escola pública, a fim de avaliar o modelo produzido e sua aplicabilidade, bem como entender melhor o funcionamento da SRM. Foi feita uma observação com três alunos da SRM para que eles avaliassem o modelo junto a um professor da sala. No geral, o modelo demonstrou ser adequado para discentes com DV, sendo avaliado positivamente tanto pelos professores quanto pelos alunos, com algumas ressalvas quanto à adequação para estudantes com baixa visão e quanto ao entendimento apenas pela descrição.Universidade Federal do ParáMoreira, Nicolle GonçalvesGomes, Maria Clara BorgesSchnorr, Samuel Molina2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1549310.18542/amazrecm.v20i44.15493Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 121-138Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 121-1382317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15493/11170/*ref*/ALVES, Rômulo Romeu Nóbrega. A review on human attitudes towards reptiles in Brazil. Environmental Monitoring and Assessment, v. 184, n. 11, p. 6877-6901, 2012./*ref*/ARRAIS, Antonia Adriana Mota. O ensino de zoologia por meio de metodologias diferenciadas: o caso dos anfíbios. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília, Planaltina - DF. 2013./*ref*/ARTILES, Alfredo J.; KOZLESKI, Elizabeth B.; GONZALEZ, Taucia. Para além da sedução da educação inclusiva nos Estados Unidos: confrontando o poder, construindo uma agenda histórico-cultural. Revista Teias, v. 12, n. 24, p. 24-36, 2011./*ref*/AZEVEDO, Hugo José Coelho Corrêa et al. O ensino em zoologia e o pressuposto utilitarista: uma análise dos livros didáticos do ensino médio (PNLD 2018-2020). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 591-606, 2020./*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BASTOS, Eduardo G. de M.; ARAÚJO, Alexandre F. B. de.; SILVA, Hélio R. da. Records of the rattlesnakes Crotalus durissus terrificus (Laurenti) (Serpentes, Viperidae) in the State of Rio de Janeiro, Brazil: a possible case of invasion facilitated by deforestation. Revista Brasileira de Zoologia, v. 22, p. 812-815, 2005./*ref*/BENEDITO, Evanilde. Biologia e Ecologia de Vertebrados. Rio de Janeiro: Roca, 2017. 978-85-277-2698-6. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978- 85-277-2698-6/. Acesso em: 15 jun. 2024./*ref*/BIZERRA, Alessandra Fernandes et al. Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia? Revista Educação Especial, v. 25, n. 42, p. 57-73, 2012./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4/2009, de 2 de outubro de 2009. Brasília, DF: Edições Câmara, 2009. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rceb00409.pdf?query=diretrize s%20curriculares%20complementares. Acesso em: 06 jul. 2024./*ref*/BRUMER, Anita; PAVEI, Katiuci; MOCELIN, Daniel Gustavo. Saindo da" escuridão": perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias, p. 300-327, 2004./*ref*/CASTRO, Helena Carla et al. Ensino Inclusivo: um breve olhar sobre a educação inclusiva, a cegueira, os recursos didáticos e a área de biologia. Revista Práxis, v. 7, n. 13, 2015./*ref*/CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, n. 15, 2000. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/602. Acesso em: 27 mai. 2024./*ref*/CUNHA, Stefano Reusch et al. Deficiência visual x habilidades auditivas: desempenho das habilidades do processamento auditivo central em deficientes visuais. Distúrbios da Comunicação, v. 30, n. 1, p. 60-71, 2018./*ref*/ESPINDOLA, Claudia et al. Educação Inclusiva: Saberes necessários para o atendimento especializado. Salão do Conhecimento, 2016./*ref*/FREITAS, Lessandro Augusto Martins de et al. Construção de modelos embriológicos com material reciclável para uso didático. Biosci. j. (Online), 2008./*ref*/GARCIA, Fabiane Maia; BRAZ, Aissa Thamy Alencar Mendes. Deficiência visual: caminhos legais e teóricos da escola inclusiva. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, p. 622-641, 2020./*ref*/GONÇALVES, Luciana Cardoso. Material didático para a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de ciências e biologia sobre filos Mollusca e Echinodermata. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, v. 2, n. 4, p. 233-249, 2019./*ref*/INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - I.B.G.E. Censo Demográfico 2010. 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em 19 jun. 2024./*ref*/KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em revista, n. 41, p. 61- 79, 2011./*ref*/KING, Andrew J.; CALVERT, Gemma A. Multisensory integration: perceptual grouping by eye and ear. Current Biology, v. 11, n. 8, p. R322-R325, 2001./*ref*/LIBARDI, Helena et al. Pibid e a educação inclusiva de alunos com deficiência visual: materiais manipulativos e linguagem matemática para o ensino de ciências. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011./*ref*/LIMA, Francisco José; LIMA, Rosângela AF. O direito das crianças com deficiência visual à audiodescrição. 2011./*ref*/LUCHESE, Mariana Scalon. A Herpetologia no ensino fundamental: o que os alunos pensam e aprendem. Orientadora: Laura Verrastro Viñas. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/78078. Acesso em 22 jun. 2024./*ref*/MARIA, Daniela Lima; ABRANTES, Marcela Meira Ramos; ABRANTES, Stephenson Hallison Formiga. A zoologia no contexto escolar: o conhecimento de alunos e professores sobre a classe reptilia e a utilização de atividade lúdica na educação básica. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 4, p. 367-392, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID522/v13_n4_a2018.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024./*ref*/MILLAR, Susanna. La comprensión y la representación del espacio: teoría y evidencia a partir de estudios con niños ciegos y videntes. Espanha: Organización Nacional de Ciegos Españoles - ONCE, 1997./*ref*/NASCIMENTO, Lhiliany Miranda Mendonça; BOCCHIGLIERI, Adriana. Modelos didáticos no ensino de Vertebrados para estudantes com deficiência visual. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 317-332, 2019./*ref*/OLIVEIRA, Fátima Inês Wolf de; BIZ, Vanessa Aparecida; FREIRE, Maisa. Processo de inclusão de alunos deficientes visuais na rede regular de ensino: confecção e utilização de recursos didáticos adaptados. Núcleo de Ensino/PROGRAD, p. 445-454, 2002./*ref*/PEREIRA, Dayane S. de R.; TAVARES, Hilda S. da E.; DA SILVA, Fabiana M. Fatores que dificultam o trabalho do professor em uma sala de recursos multifuncionais. Revista Vox Metropolitana, v. 4, p. 99-112, 2021./*ref*/RANGEL, Maria Luíza et al. Deficiência visual e plasticidade no cérebro humano. Psicologia: teoria e prática, v. 12, n. 1, p. 197-207, 2010./*ref*/RIBEIRO, Maria das Graças. Inclusão sócio-educacional no ensino de ciências integra alunos e coloca a célula ao alcance da mão. Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, p. 1-8, 2004./*ref*/SEBBEN, Antônio et al. Atlas de anatomia comparada de vertebrados: sistema urogenital. Brasília: Universidade de Brasília, v. 2 e 3, 2019./*ref*/SILVA, Berenice Maria Dalla Costa da; PEDRO, Vanize Dalla Costa; JESUS, Eliane Maria de. Educação inclusiva. A escola, v. 3, 2017./*ref*/SILVA, Tatiane Santos; LANDIM, Myrna Friederichs; SOUZA, Verônica dos Reis Mariano. A utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com deficiência visual. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2014./*ref*/SOUZA, Perla; FARIA, Joana Cristina. A construção e avaliação de modelos didáticos para o ensino de Ciências Morfológicas-uma proposta inclusiva e interativa. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 13, 2011./*ref*/VALÉRIO, Maria Fernanda Berna Lopez; VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner; AMARAL, Daniela Almeida do. Percepções sensoriais nas possibilidades de trabalho de pessoa com deficiência visual: Um estudo de caso. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 11, n. 2, p. 218-227, 2013./*ref*/VERAS, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em revista, p. 219-235, 2010.Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T13:18:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15493Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-08-26T13:18:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
O potencial de um modelo didático tátil como recurso para a educação inclusiva de alunos com deficiência visual no ensino de ciências
title The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
spellingShingle The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
Moreira, Nicolle Gonçalves
inclusive education; tactile didactic models; multifunctional resource room; animal anatomy
educação Inclusiva; modelos didáticos táteis; sala de recursos multifuncionais; anatomia animal
title_short The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
title_full The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
title_fullStr The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
title_full_unstemmed The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
title_sort The potential of a tactile teaching model as a resource for inclusive education of visually impaired students in science education
author Moreira, Nicolle Gonçalves
author_facet Moreira, Nicolle Gonçalves
Gomes, Maria Clara Borges
Schnorr, Samuel Molina
author_role author
author2 Gomes, Maria Clara Borges
Schnorr, Samuel Molina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Nicolle Gonçalves
Gomes, Maria Clara Borges
Schnorr, Samuel Molina
dc.subject.por.fl_str_mv inclusive education; tactile didactic models; multifunctional resource room; animal anatomy
educação Inclusiva; modelos didáticos táteis; sala de recursos multifuncionais; anatomia animal
topic inclusive education; tactile didactic models; multifunctional resource room; animal anatomy
educação Inclusiva; modelos didáticos táteis; sala de recursos multifuncionais; anatomia animal
description This study aimed to evaluate the potential of a tactile didactic model of a Cerrado snake for students with Visual Impairment (VI). Interviews were conducted with teachers from the Multifunctional Resource Room (MRR) specifically for students with VI at a public school, in order to assess the produced model and its applicability, as well as to better understand the functioning of the MRR. An observation was conducted with three students from the MRR to evaluate the model alongside a classroom teacher. Overall, the model proved to be suitable for students with VI, being positively evaluated by both teachers and students, with some reservations regarding its adequacy for students with low vision and understanding through description alone
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15493
10.18542/amazrecm.v20i44.15493
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15493
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v20i44.15493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15493/11170
/*ref*/ALVES, Rômulo Romeu Nóbrega. A review on human attitudes towards reptiles in Brazil. Environmental Monitoring and Assessment, v. 184, n. 11, p. 6877-6901, 2012.
/*ref*/ARRAIS, Antonia Adriana Mota. O ensino de zoologia por meio de metodologias diferenciadas: o caso dos anfíbios. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília, Planaltina - DF. 2013.
/*ref*/ARTILES, Alfredo J.; KOZLESKI, Elizabeth B.; GONZALEZ, Taucia. Para além da sedução da educação inclusiva nos Estados Unidos: confrontando o poder, construindo uma agenda histórico-cultural. Revista Teias, v. 12, n. 24, p. 24-36, 2011.
/*ref*/AZEVEDO, Hugo José Coelho Corrêa et al. O ensino em zoologia e o pressuposto utilitarista: uma análise dos livros didáticos do ensino médio (PNLD 2018-2020). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 591-606, 2020.
/*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
/*ref*/BASTOS, Eduardo G. de M.; ARAÚJO, Alexandre F. B. de.; SILVA, Hélio R. da. Records of the rattlesnakes Crotalus durissus terrificus (Laurenti) (Serpentes, Viperidae) in the State of Rio de Janeiro, Brazil: a possible case of invasion facilitated by deforestation. Revista Brasileira de Zoologia, v. 22, p. 812-815, 2005.
/*ref*/BENEDITO, Evanilde. Biologia e Ecologia de Vertebrados. Rio de Janeiro: Roca, 2017. 978-85-277-2698-6. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978- 85-277-2698-6/. Acesso em: 15 jun. 2024.
/*ref*/BIZERRA, Alessandra Fernandes et al. Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia? Revista Educação Especial, v. 25, n. 42, p. 57-73, 2012.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4/2009, de 2 de outubro de 2009. Brasília, DF: Edições Câmara, 2009. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rceb00409.pdf?query=diretrize s%20curriculares%20complementares. Acesso em: 06 jul. 2024.
/*ref*/BRUMER, Anita; PAVEI, Katiuci; MOCELIN, Daniel Gustavo. Saindo da" escuridão": perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias, p. 300-327, 2004.
/*ref*/CASTRO, Helena Carla et al. Ensino Inclusivo: um breve olhar sobre a educação inclusiva, a cegueira, os recursos didáticos e a área de biologia. Revista Práxis, v. 7, n. 13, 2015.
/*ref*/CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, n. 15, 2000. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/602. Acesso em: 27 mai. 2024.
/*ref*/CUNHA, Stefano Reusch et al. Deficiência visual x habilidades auditivas: desempenho das habilidades do processamento auditivo central em deficientes visuais. Distúrbios da Comunicação, v. 30, n. 1, p. 60-71, 2018.
/*ref*/ESPINDOLA, Claudia et al. Educação Inclusiva: Saberes necessários para o atendimento especializado. Salão do Conhecimento, 2016.
/*ref*/FREITAS, Lessandro Augusto Martins de et al. Construção de modelos embriológicos com material reciclável para uso didático. Biosci. j. (Online), 2008.
/*ref*/GARCIA, Fabiane Maia; BRAZ, Aissa Thamy Alencar Mendes. Deficiência visual: caminhos legais e teóricos da escola inclusiva. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, p. 622-641, 2020.
/*ref*/GONÇALVES, Luciana Cardoso. Material didático para a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de ciências e biologia sobre filos Mollusca e Echinodermata. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, v. 2, n. 4, p. 233-249, 2019.
/*ref*/INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - I.B.G.E. Censo Demográfico 2010. 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em 19 jun. 2024.
/*ref*/KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em revista, n. 41, p. 61- 79, 2011.
/*ref*/KING, Andrew J.; CALVERT, Gemma A. Multisensory integration: perceptual grouping by eye and ear. Current Biology, v. 11, n. 8, p. R322-R325, 2001.
/*ref*/LIBARDI, Helena et al. Pibid e a educação inclusiva de alunos com deficiência visual: materiais manipulativos e linguagem matemática para o ensino de ciências. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
/*ref*/LIMA, Francisco José; LIMA, Rosângela AF. O direito das crianças com deficiência visual à audiodescrição. 2011.
/*ref*/LUCHESE, Mariana Scalon. A Herpetologia no ensino fundamental: o que os alunos pensam e aprendem. Orientadora: Laura Verrastro Viñas. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/78078. Acesso em 22 jun. 2024.
/*ref*/MARIA, Daniela Lima; ABRANTES, Marcela Meira Ramos; ABRANTES, Stephenson Hallison Formiga. A zoologia no contexto escolar: o conhecimento de alunos e professores sobre a classe reptilia e a utilização de atividade lúdica na educação básica. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 4, p. 367-392, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID522/v13_n4_a2018.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.
/*ref*/MILLAR, Susanna. La comprensión y la representación del espacio: teoría y evidencia a partir de estudios con niños ciegos y videntes. Espanha: Organización Nacional de Ciegos Españoles - ONCE, 1997.
/*ref*/NASCIMENTO, Lhiliany Miranda Mendonça; BOCCHIGLIERI, Adriana. Modelos didáticos no ensino de Vertebrados para estudantes com deficiência visual. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 317-332, 2019.
/*ref*/OLIVEIRA, Fátima Inês Wolf de; BIZ, Vanessa Aparecida; FREIRE, Maisa. Processo de inclusão de alunos deficientes visuais na rede regular de ensino: confecção e utilização de recursos didáticos adaptados. Núcleo de Ensino/PROGRAD, p. 445-454, 2002.
/*ref*/PEREIRA, Dayane S. de R.; TAVARES, Hilda S. da E.; DA SILVA, Fabiana M. Fatores que dificultam o trabalho do professor em uma sala de recursos multifuncionais. Revista Vox Metropolitana, v. 4, p. 99-112, 2021.
/*ref*/RANGEL, Maria Luíza et al. Deficiência visual e plasticidade no cérebro humano. Psicologia: teoria e prática, v. 12, n. 1, p. 197-207, 2010.
/*ref*/RIBEIRO, Maria das Graças. Inclusão sócio-educacional no ensino de ciências integra alunos e coloca a célula ao alcance da mão. Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, p. 1-8, 2004.
/*ref*/SEBBEN, Antônio et al. Atlas de anatomia comparada de vertebrados: sistema urogenital. Brasília: Universidade de Brasília, v. 2 e 3, 2019.
/*ref*/SILVA, Berenice Maria Dalla Costa da; PEDRO, Vanize Dalla Costa; JESUS, Eliane Maria de. Educação inclusiva. A escola, v. 3, 2017.
/*ref*/SILVA, Tatiane Santos; LANDIM, Myrna Friederichs; SOUZA, Verônica dos Reis Mariano. A utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com deficiência visual. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2014.
/*ref*/SOUZA, Perla; FARIA, Joana Cristina. A construção e avaliação de modelos didáticos para o ensino de Ciências Morfológicas-uma proposta inclusiva e interativa. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 13, 2011.
/*ref*/VALÉRIO, Maria Fernanda Berna Lopez; VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner; AMARAL, Daniela Almeida do. Percepções sensoriais nas possibilidades de trabalho de pessoa com deficiência visual: Um estudo de caso. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 11, n. 2, p. 218-227, 2013.
/*ref*/VERAS, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em revista, p. 219-235, 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 121-138
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 121-138
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146659045376