Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Marideuza Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Dutra-Pereira, Franklin Kaic, Neto, Geraldo Barbosa, Bortolai, Michele Marcelo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14650
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as compreensões de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, residentes na zona rural do Serrote, Bahia, acerca dos riscos à saúde e ao meio ambiente causados pelo uso de agrotóxicos em locais próximo às nascentes de água doce. Ao público-alvo foi aplicado um questionário para levantamento de informações e posterior Análise de Conteúdo. Dos dados obtidos emergiram as dimensões Agrotóxicos, Impactos nas nascentes, Flora e Fauna e Proposições. Os participantes reconhecem a relevância das nascentes para a sobrevivência e que são necessárias ações de sensibilização para a conscientização acerca dos riscos que os agrotóxicos representam. Isso é fundamental para a compreensão sobre os efeitos que nossas ações têm na transformação do meio ambiente, requerendo uma nova postura sobre proteção e preservação dos recursos naturais.
id UFPA-7_622ae35a6965670fcb99e939c920856b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14650
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicosIn the springs of environmental awareness: students' perceptions about the use of agrochemicalsagrotóxicos; degradação de nascentes; saúde; educação ambiental.pesticides; degradation of springs; health; environmental education.O objetivo deste trabalho é apresentar as compreensões de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, residentes na zona rural do Serrote, Bahia, acerca dos riscos à saúde e ao meio ambiente causados pelo uso de agrotóxicos em locais próximo às nascentes de água doce. Ao público-alvo foi aplicado um questionário para levantamento de informações e posterior Análise de Conteúdo. Dos dados obtidos emergiram as dimensões Agrotóxicos, Impactos nas nascentes, Flora e Fauna e Proposições. Os participantes reconhecem a relevância das nascentes para a sobrevivência e que são necessárias ações de sensibilização para a conscientização acerca dos riscos que os agrotóxicos representam. Isso é fundamental para a compreensão sobre os efeitos que nossas ações têm na transformação do meio ambiente, requerendo uma nova postura sobre proteção e preservação dos recursos naturais.The aim of this paper is to present the understanding of students from the Youth, Adult and Elderly Education sector, living in the rural area of Serrote, Bahia, about the risks to health and the environment caused by the use of pesticides in places close to freshwater springs. A questionnaire was administered to the target audience to gather information for subsequent content analysis. From the data obtained, the following dimensions emerged: Pesticides, Impacts on springs, Flora and Fauna and Proposals. The participants recognize the importance of springs for survival and that actions are needed to raise awareness about the risks posed by pesticides. This is fundamental for understanding the effects that our actions have on the transformation of the environment, requiring a new stance on the protection and preservation of natural resources.Universidade Federal do ParáSampaio, Marideuza SantosDutra-Pereira, Franklin KaicNeto, Geraldo BarbosaBortolai, Michele Marcelo Silva2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1465010.18542/amazrecm.v20i44.14650Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 05-20Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 05-202317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14650/10875/*ref*/AGUIAR, V. L. A. Conservação da água. In: Água um bem limitado, 2003. Disponível em: http//www.tvcultura.com.br. Acesso em: 25 de setembro de 2021./*ref*/AMBIENTAGRO. Educação Ambiental para a Conservação de Nascentes. Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará. Fortaleza, 2016./*ref*/BARDIN, L. Ana?lise de conteu?do. Sa?o Paulo: Edic?o?es 70 Brasil, 2011./*ref*/BRABO, J. C.; GOMES, A. S. A.; PESSOA, S. C. O.; NASCIMENTO, A. N. S. Protocolo para coleta e análise de ideias e preocupações de professores sobre Educação Ambiental (PCA-EA). Revista bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 105-124, mai./ago. 2018./*ref*/BRASIL. Lei nº 7.802, de 11 de Julho de 1989. Ministério da Agricultura - Magr; Ministério do Interior - Minter; Gabinete Militar da Presidência da República. Brasil./*ref*/BRUNI, J. C. A água e a vida. Tempo Social. Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 5, n. 1- 2, p. 53- 65, 1994/*ref*/CAMPOS, F. Educação para preservação. Ação Ambiental, v. 3, n. 1, 1999./*ref*/CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teo?ricos e metodolo?gicos do ensino por investigac?a?o. Revista Brasileira de Pesquisa em Educac?a?o em Cie?ncias, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018./*ref*/EMBRAPA. Visa?o 2030: o futuro da agricultura brasileira. Brasi?lia: Embrapa, 2018./*ref*/ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/FARIAS, C. J.; GUARESKI, A. H. P.; KLEIN, L.; KOTZ, J.; ZONIN, W. J.;/*ref*/ROESLER, M. R. v. B. A recuperação e a preservação das nascentes na cidade de São José das Palmeiras, PR. Revista Fitos, Rio de Janeiro, v. 14, p. 42-53, 2020./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000./*ref*/GARCIA, E.; BUSSACOS, M. A.; FISCHER, F. M. Impacto da legislação no registro de agrotóxicos de maior toxicidade no Brasil. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health, São Paulo, v. 39, p. 832-839, 2005./*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/GONÇALVES, C. W. P. O Desafio Ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004./*ref*/JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005./*ref*/LIMA, G. J. M. M.; PIOCZCOVSK, G. Água: principal alimento na produção animal. In: Simpósio Produção Animal e Recursos Hídricos, 1, Concórdia, 2010, Anais ... Santa Catarina, 2010. p. 13-20./*ref*/LONDRES, F. Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. Rio de Janeiro: AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 2011./*ref*/MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001./*ref*/OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Revista Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2008./*ref*/ORGANIZAC?O?ES PAN-AMARICANA DE SAU?DE. A?gua e sau?de, 1999. Disponível em: https://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/upload/41/Agua%20e%20Saude%20-%20Organizacao%20Pan-Americana%20da%20Saude.pdf. Acesso em 10 mai 2021./*ref*/PERES, F.; MOREIRA, J. C.; DUBOIS, S. É veneno ou é remédio?. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz. 2003./*ref*/PODER 360. Governo federal libera o uso de mais 67 agrotóxicos para a agricultura. 2021. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/governo-federal-libera-o-uso-de-mais-67-agrotoxicos-para-a-agricultura/. Acesso em 26 abr. 2022./*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007./*ref*/SORRENTINO, M. Desenvolvimento Sustentável e Participação: algumas reflexões em voz alta. In: CASTRO, R. S.; LAYRARGUES, P. P.; LOUREIRO, C. F. B. (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2015./*ref*/SOUSA, Pabllo Rômullo Gonçalves de; SALVATIERRA, Lidianne. Análise de conteúdo de livros didáticos do PNLD 2020 sobre Educação Ambiental. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 41, p. 127-141, dez. 2022. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13461. Acesso em 07 maio 2024./*ref*/TANIGUCHI, N. Contaminação da água potável por agrotóxico no Brasil é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados. Fundação FioCruz, 2019. Disponível em: https://www.fiocruzBrasilia.fiocruz.br/contaminacao-da-agua-potavel-por-agrotoxico-no-Brasil-e-tema-de-audiencia-publica-na-camara-dos-deputados/. Acesso em: 14 abr. 2022./*ref*/TELLES, N. F., MESSEDER, J. C.; SANTOS, P. L. Agrotóxicos como uma proposta de alfabetização científica pelo ensino de Química: um ensaio analítico. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química –ReLAPEQ, v. 5, n. 2, 2021./*ref*/TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa científica. Curitiba: IESDE, 2007./*ref*/WWF Brasil. Água para Vida, Água para Todos: Livro das Águas. Brasília: WWF-Brasil, 2006.Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T13:18:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14650Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-08-26T13:18:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
In the springs of environmental awareness: students' perceptions about the use of agrochemicals
title Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
spellingShingle Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
Sampaio, Marideuza Santos
agrotóxicos; degradação de nascentes; saúde; educação ambiental.
pesticides; degradation of springs; health; environmental education.
title_short Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
title_full Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
title_fullStr Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
title_full_unstemmed Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
title_sort Nas nascentes de uma sensibilização ambiental: percepções estudantis acerca do uso de agrotóxicos
author Sampaio, Marideuza Santos
author_facet Sampaio, Marideuza Santos
Dutra-Pereira, Franklin Kaic
Neto, Geraldo Barbosa
Bortolai, Michele Marcelo Silva
author_role author
author2 Dutra-Pereira, Franklin Kaic
Neto, Geraldo Barbosa
Bortolai, Michele Marcelo Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Marideuza Santos
Dutra-Pereira, Franklin Kaic
Neto, Geraldo Barbosa
Bortolai, Michele Marcelo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv agrotóxicos; degradação de nascentes; saúde; educação ambiental.
pesticides; degradation of springs; health; environmental education.
topic agrotóxicos; degradação de nascentes; saúde; educação ambiental.
pesticides; degradation of springs; health; environmental education.
description O objetivo deste trabalho é apresentar as compreensões de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, residentes na zona rural do Serrote, Bahia, acerca dos riscos à saúde e ao meio ambiente causados pelo uso de agrotóxicos em locais próximo às nascentes de água doce. Ao público-alvo foi aplicado um questionário para levantamento de informações e posterior Análise de Conteúdo. Dos dados obtidos emergiram as dimensões Agrotóxicos, Impactos nas nascentes, Flora e Fauna e Proposições. Os participantes reconhecem a relevância das nascentes para a sobrevivência e que são necessárias ações de sensibilização para a conscientização acerca dos riscos que os agrotóxicos representam. Isso é fundamental para a compreensão sobre os efeitos que nossas ações têm na transformação do meio ambiente, requerendo uma nova postura sobre proteção e preservação dos recursos naturais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14650
10.18542/amazrecm.v20i44.14650
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14650
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v20i44.14650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14650/10875
/*ref*/AGUIAR, V. L. A. Conservação da água. In: Água um bem limitado, 2003. Disponível em: http//www.tvcultura.com.br. Acesso em: 25 de setembro de 2021.
/*ref*/AMBIENTAGRO. Educação Ambiental para a Conservação de Nascentes. Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará. Fortaleza, 2016.
/*ref*/BARDIN, L. Ana?lise de conteu?do. Sa?o Paulo: Edic?o?es 70 Brasil, 2011.
/*ref*/BRABO, J. C.; GOMES, A. S. A.; PESSOA, S. C. O.; NASCIMENTO, A. N. S. Protocolo para coleta e análise de ideias e preocupações de professores sobre Educação Ambiental (PCA-EA). Revista bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 105-124, mai./ago. 2018.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 7.802, de 11 de Julho de 1989. Ministério da Agricultura - Magr; Ministério do Interior - Minter; Gabinete Militar da Presidência da República. Brasil.
/*ref*/BRUNI, J. C. A água e a vida. Tempo Social. Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 5, n. 1- 2, p. 53- 65, 1994
/*ref*/CAMPOS, F. Educação para preservação. Ação Ambiental, v. 3, n. 1, 1999.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teo?ricos e metodolo?gicos do ensino por investigac?a?o. Revista Brasileira de Pesquisa em Educac?a?o em Cie?ncias, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018.
/*ref*/EMBRAPA. Visa?o 2030: o futuro da agricultura brasileira. Brasi?lia: Embrapa, 2018.
/*ref*/ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
/*ref*/FARIAS, C. J.; GUARESKI, A. H. P.; KLEIN, L.; KOTZ, J.; ZONIN, W. J.;
/*ref*/ROESLER, M. R. v. B. A recuperação e a preservação das nascentes na cidade de São José das Palmeiras, PR. Revista Fitos, Rio de Janeiro, v. 14, p. 42-53, 2020.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
/*ref*/FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
/*ref*/GARCIA, E.; BUSSACOS, M. A.; FISCHER, F. M. Impacto da legislação no registro de agrotóxicos de maior toxicidade no Brasil. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health, São Paulo, v. 39, p. 832-839, 2005.
/*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/GONÇALVES, C. W. P. O Desafio Ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004.
/*ref*/JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.
/*ref*/LIMA, G. J. M. M.; PIOCZCOVSK, G. Água: principal alimento na produção animal. In: Simpósio Produção Animal e Recursos Hídricos, 1, Concórdia, 2010, Anais ... Santa Catarina, 2010. p. 13-20.
/*ref*/LONDRES, F. Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. Rio de Janeiro: AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 2011.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
/*ref*/OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Revista Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2008.
/*ref*/ORGANIZAC?O?ES PAN-AMARICANA DE SAU?DE. A?gua e sau?de, 1999. Disponível em: https://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/upload/41/Agua%20e%20Saude%20-%20Organizacao%20Pan-Americana%20da%20Saude.pdf. Acesso em 10 mai 2021.
/*ref*/PERES, F.; MOREIRA, J. C.; DUBOIS, S. É veneno ou é remédio?. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz. 2003.
/*ref*/PODER 360. Governo federal libera o uso de mais 67 agrotóxicos para a agricultura. 2021. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/governo-federal-libera-o-uso-de-mais-67-agrotoxicos-para-a-agricultura/. Acesso em 26 abr. 2022.
/*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
/*ref*/SORRENTINO, M. Desenvolvimento Sustentável e Participação: algumas reflexões em voz alta. In: CASTRO, R. S.; LAYRARGUES, P. P.; LOUREIRO, C. F. B. (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2015.
/*ref*/SOUSA, Pabllo Rômullo Gonçalves de; SALVATIERRA, Lidianne. Análise de conteúdo de livros didáticos do PNLD 2020 sobre Educação Ambiental. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 41, p. 127-141, dez. 2022. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13461. Acesso em 07 maio 2024.
/*ref*/TANIGUCHI, N. Contaminação da água potável por agrotóxico no Brasil é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados. Fundação FioCruz, 2019. Disponível em: https://www.fiocruzBrasilia.fiocruz.br/contaminacao-da-agua-potavel-por-agrotoxico-no-Brasil-e-tema-de-audiencia-publica-na-camara-dos-deputados/. Acesso em: 14 abr. 2022.
/*ref*/TELLES, N. F., MESSEDER, J. C.; SANTOS, P. L. Agrotóxicos como uma proposta de alfabetização científica pelo ensino de Química: um ensaio analítico. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química –ReLAPEQ, v. 5, n. 2, 2021.
/*ref*/TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa científica. Curitiba: IESDE, 2007.
/*ref*/WWF Brasil. Água para Vida, Água para Todos: Livro das Águas. Brasília: WWF-Brasil, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 05-20
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 05-20
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147680358400