O erro na Matemática no contexto do ensino remoto: percepções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Henrique Moreira Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13574
Resumo: A pesquisa busca compreender as percepções de professores sobre a ocorrência do erro no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino remoto. O método utilizado é de abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório. Foram convidados a participar da pesquisa dez professores, de ambos os sexos, que estavam à disposição do pesquisador, por técnica de amostragem denominada Snowball.  Para a coleta de dados foram utilizados questionários sociodemográfico e estruturado, compartilhados em formulário do Google por meio virtual. Os dados foram analisados por meio da análise do conteúdo da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados permitiram a inferência de seis categorias relacionadas as percepções destes professores sobre os desafios no ensino remoto: vídeo chamadas online, Google sala de aula, maior confiança nas aulas presenciais, ensino híbrido como opção para aprendizagem, dificuldades com conteúdos remotos e adaptação ao ensino remoto. Em relação ao erro no ensino-aprendizagem da matemática na percepção destes professores foram cinco categorias inferidas: ensinar exercícios rotineiros, processo de ensino e aprendizagem remota em crianças, adolescentes e adultos, maior dificuldade de apoiar o aluno no ensino remoto, necessidade de maior valorização e investimento nas aulas de matemática, entender as dúvidas perante o erro. Considerou-se que tema sobre o erro no processo de ensino aprendizagem da matemática no contexto do ensino remoto aparece de uma forma vaga, pois este assunto é tratado como resolução de problemas e com pouco enfoque de tratar os possíveis erros como fonte de aprendizado e não como fonte de punição.
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spelling O erro na Matemática no contexto do ensino remoto: percepções de professoresThe error in Mathematics in the context of remote teaching: perceptions of teachersaprendizagem; educação; ensino remoto; erro; matemáticalearning; education; remote teaching; error; mathA pesquisa busca compreender as percepções de professores sobre a ocorrência do erro no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino remoto. O método utilizado é de abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório. Foram convidados a participar da pesquisa dez professores, de ambos os sexos, que estavam à disposição do pesquisador, por técnica de amostragem denominada Snowball.  Para a coleta de dados foram utilizados questionários sociodemográfico e estruturado, compartilhados em formulário do Google por meio virtual. Os dados foram analisados por meio da análise do conteúdo da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados permitiram a inferência de seis categorias relacionadas as percepções destes professores sobre os desafios no ensino remoto: vídeo chamadas online, Google sala de aula, maior confiança nas aulas presenciais, ensino híbrido como opção para aprendizagem, dificuldades com conteúdos remotos e adaptação ao ensino remoto. Em relação ao erro no ensino-aprendizagem da matemática na percepção destes professores foram cinco categorias inferidas: ensinar exercícios rotineiros, processo de ensino e aprendizagem remota em crianças, adolescentes e adultos, maior dificuldade de apoiar o aluno no ensino remoto, necessidade de maior valorização e investimento nas aulas de matemática, entender as dúvidas perante o erro. Considerou-se que tema sobre o erro no processo de ensino aprendizagem da matemática no contexto do ensino remoto aparece de uma forma vaga, pois este assunto é tratado como resolução de problemas e com pouco enfoque de tratar os possíveis erros como fonte de aprendizado e não como fonte de punição.The research seeks to understand teachers' perceptions about the occurrence of errors in the teaching and learning process of mathematics in remote teaching. The method used is of a qualitative approach, of the exploratory descriptive type. Ten teachers of both sexes, who were available to the researcher, were invited to participate in the research, using a sampling technique called Snowball. For data collection, sociodemographic and structured questionnaires were used, shared in a Google form via virtual means. Data were analyzed by analyzing the content of the Descending Hierarchical Classification. The results allowed the inference of six categories related to the perceptions of these teachers about the challenges in remote teaching: online video calls, Google classroom, greater confidence in face-to-face classes, blended learning as an option for learning, difficulties with remote content and adaptation to teaching remote. In relation to the error in the teaching-learning of mathematics in the perception of these teachers, five categories were inferred: teaching routine exercises, remote teaching and learning process in children, adolescents and adults, greater difficulty in supporting the student in remote teaching, need for greater appreciation and investment in math classes, understanding doubts in the face of error. It was considered that the theme about the error in the teaching-learning process of mathematics in the context of remote teaching appears in a vague way, since this subject is treated as problem solving and with little focus on treating possible errors as a source of learning and not as a source of punishment.Universidade Federal do ParáSilva, Marcelo Henrique Moreira OliveiraFernandes, Janaína da Silva Gonçalves2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1357410.18542/amazrecm.v18i41.13574Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 281-298Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 281-2982317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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