Contribuições da teoria sócio-histórica para o ensino e a aprendizagem em física de estudantes da primeira série do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Odifax Quaresma
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Magalhães, Luiz Marconi Fortes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1722
Resumo: O presente estudo buscou compreender a forma pela qual estudantes de série inicial do ensino médio constroem o conceito de energia mecânica e suas formas, na ótica da Teoria Sócio-Histórica, desenvolvida pelo russo Lev Semenovich Vygotsky, colaboradores e seguidores. Valemo-nos, para esta análise, da abordagem metodológica denominada de análise microgenética, mas precisamente das categorias propostas por Mortimer e Scott (2002). Foi analisado um episódio de ensino decorrente da interação entre o professor e um grupo de três estudantes, através do qual procurou-se evidenciar as intenções do professor, o conteúdo do discurso, a abordagem comunicativa, os padrões de interação e as formas de intervenções do professor.
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spelling Contribuições da teoria sócio-histórica para o ensino e a aprendizagem em física de estudantes da primeira série do ensino médioSocial-historical contributions' theory of learning and teaching physics for students at first year of high schoolensino de física; energia mecânica; teoria sócio-histórica; análise microgenéticaphysics teaching; mechanic energy; social-historic theory; microgenetic analysisO presente estudo buscou compreender a forma pela qual estudantes de série inicial do ensino médio constroem o conceito de energia mecânica e suas formas, na ótica da Teoria Sócio-Histórica, desenvolvida pelo russo Lev Semenovich Vygotsky, colaboradores e seguidores. Valemo-nos, para esta análise, da abordagem metodológica denominada de análise microgenética, mas precisamente das categorias propostas por Mortimer e Scott (2002). Foi analisado um episódio de ensino decorrente da interação entre o professor e um grupo de três estudantes, através do qual procurou-se evidenciar as intenções do professor, o conteúdo do discurso, a abordagem comunicativa, os padrões de interação e as formas de intervenções do professor.The Present Study tried to understand the way students from beginners level of the middle teaching build the concept of mechanic energy and its forms, in the optic of the social-historic theory, developed by the Russian Lev Semenovich Vygotsky, contributors and followers. We are based, to this analysis, on the methodological approach called microgenetic analysis, with more accuracy, on the categories proposed by Mortimer and Scott (2002). It was analyzed an episode of teaching due to the interaction between the teacher and a group of three students, where we tried to make evident the intentions of the teacher, the content of the speech, the communicative approach, the interaction patterns and the teacher's interventions' waysUniversidade Federal do ParáPureza, Odifax QuaresmaMagalhães, Luiz Marconi Fortes2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/172210.18542/amazrecm.v4i0.1722Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 4 (2008); 11-19Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 4 (2008); 11-192317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1722/2124/*ref*/GOÉS, M. C. R. 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