The Place of Teacher in Educational periodicals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Carolina Lucenti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2021
Resumo: This study analyzes and mapping 24 articles on the initial and/or continuing teacher of the early years of elementary school: nine published in Revista Brasileira de Educação and 15 in Zetetiké in the first decade of this century. Initially identified the thematic, building a framework for analysis, then converging axes related to public policy, information technology and communication, curriculum, curriculum and assessment. The methodological approach chosen is the content analysis. We found that the concentration of publications takes place between the years 2005 to 2010 and that most of the authors of the articles are linked to public institutions in the Southeast
id UFPA-7_8671195cb97c1ebd7f09c2d8a59b04ea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2021
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling The Place of Teacher in Educational periodicalsO lugar da Formação de Professores em Periódicos de Educaçãoinitial teacher education; teachers professional training of; teacher education in Brazilformação inicial de professores; início de carreira; formação continuada de professoresThis study analyzes and mapping 24 articles on the initial and/or continuing teacher of the early years of elementary school: nine published in Revista Brasileira de Educação and 15 in Zetetiké in the first decade of this century. Initially identified the thematic, building a framework for analysis, then converging axes related to public policy, information technology and communication, curriculum, curriculum and assessment. The methodological approach chosen is the content analysis. We found that the concentration of publications takes place between the years 2005 to 2010 and that most of the authors of the articles are linked to public institutions in the SoutheastO presente trabalho analisa e mapeia 24 artigos sobre a formação inicial e/ou continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: nove publicados na Revista Brasileira de Educação e 15 na Zetetiké, na primeira década do século XXI. Inicialmente identificamos as temáticas, construindo um quadro de análise; depois, eixos convergentes relacionados às Políticas Públicas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Currículo, Didática e Avaliação. O enfoque metodológico escolhido é o da análise de conteúdo. Verificamos que a concentração das publicações se dá entre os anos de 2005 a 2010 e que a maioria dos autores dos artigos está ligada às instituições públicas da região sudesteUniversidade Federal do ParáCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePereira, Carolina Lucenti2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/202110.18542/amazrecm.v9i18.2021Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 9, n. 18 (2013); 38-50Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 9, n. 18 (2013); 38-502317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2021/2376/*ref*/ALMEIDA, M.; FERNANDES, J. A. A comunicação promovida por futuros professores na aula de Matemática. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v18. , n. 34, 2010./*ref*/BARRETO, R. et al. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, 2006./*ref*/BAUMANN, A. P. P.; BICUDO, M. A. V. Cursos de Pedagogia e de Matemática formando professores de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: em busca de uma compreensão. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 18, n. 34, 2010./*ref*/CALDEIRA, A. D.; MEYER, J. F. C. A. Educação matemática e ambiental: uma proposta de formação continuada – e de mudanças. Zetetiké ? Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 9, n. 15/16, 2001./*ref*/CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização da informação e comunicação. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 17, n. 32, p. 130, 2009./*ref*/CARVALHO, J.M. Os não-lugares dos professores nos entre lugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 12, n. 28, 2005./*ref*/CURY, C. R. J. Trinta por trinta: dimensões da pós-graduação em educação. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2008./*ref*/FICHMAN, G.E.;SALES, S.R. Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, 2010./*ref*/FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. A. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p.138./*ref*/FREITAS, M. T. M.; FIORENTINI, D. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, v. 13, n. 37, 2008./*ref*/GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2008./*ref*/JURKIEWICZ, S.; FRIDERMANN, C. V. P. Modelagem Matemática na escola e na formação dos professores. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 15, n. 28, 2007./*ref*/LOPES, J. A.; ARAÚJO, E. A. O laboratório de ensino de Matemática: implicações na formação de professores. Zetetiké — Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 15, n. 27, 2007./*ref*/MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v.12, n. 28, 2005./*ref*/MOREIRA, P. C.; CURY, H. N.; VIANNA, C. R. Por que análise real na licenciatura? Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 13, n. 23, 2005./*ref*/MORETTI, V. D.; MOURA, M. O sentido na formação de professores de matemática. Zetetiké – Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.18 , n 34. , 2010./*ref*/NACARATO, A. M.; PASSOS, L. B.. ; CARVALHO, D. L. Os graduandos em Pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké – Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.12, n. 21, 2004./*ref*/OLIVEIRA, R. Políticas Públicas: diferentes interfaces sobre a formação do Professor de Matemática. Revista Zetetiké (Revista Temática), Faculdade de Educação- Unicamp, SP v.17, p. 32, 2009./*ref*/PASSOS, M. M.; NARDI, R.; ARRUDA, S. M. Os sentidos sobre o professor e sua formação em 15 anos de Zetetiké: 1993- 2007. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 18, n. 34, 2010./*ref*/RAMALHO, B. L. 40 anos da pós-graduação em Educação no Brasil: produção do conhecimento, poderes e práticas. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, 2006./*ref*/REIS, M. E. T.; FIORENTINI, D. Formação profissional de professores de matemática em serviço e políticas públicas. Zetetiké ? Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 17, p. 124-146-147, 2009./*ref*/ROCHA, A.; PONTE, J. P. Aprender matemática investigando. Zetetiké ? Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 14, n. 26, 2006./*ref*/SANTOS, J. R. V.; BURIASCO, R. L. C. Uma análise interpretativa da produção escrita em matemática de alunos da escola básica. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 16, n. 30, 2008./*ref*/SOUSA, S. Z.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em Educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, 2007./*ref*/TRALDI JÚNIOR, A.; PIRES, C. M. C. Grupo colaborativo e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de matemática. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP. v. 17, n. 31, 2009.Direitos autorais 2013 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:21Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2021Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:21Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv The Place of Teacher in Educational periodicals
O lugar da Formação de Professores em Periódicos de Educação
title The Place of Teacher in Educational periodicals
spellingShingle The Place of Teacher in Educational periodicals
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
initial teacher education; teachers professional training of; teacher education in Brazil
formação inicial de professores; início de carreira; formação continuada de professores
title_short The Place of Teacher in Educational periodicals
title_full The Place of Teacher in Educational periodicals
title_fullStr The Place of Teacher in Educational periodicals
title_full_unstemmed The Place of Teacher in Educational periodicals
title_sort The Place of Teacher in Educational periodicals
author Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
author_facet Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Pereira, Carolina Lucenti
author_role author
author2 Pereira, Carolina Lucenti
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Pereira, Carolina Lucenti
dc.subject.por.fl_str_mv initial teacher education; teachers professional training of; teacher education in Brazil
formação inicial de professores; início de carreira; formação continuada de professores
topic initial teacher education; teachers professional training of; teacher education in Brazil
formação inicial de professores; início de carreira; formação continuada de professores
description This study analyzes and mapping 24 articles on the initial and/or continuing teacher of the early years of elementary school: nine published in Revista Brasileira de Educação and 15 in Zetetiké in the first decade of this century. Initially identified the thematic, building a framework for analysis, then converging axes related to public policy, information technology and communication, curriculum, curriculum and assessment. The methodological approach chosen is the content analysis. We found that the concentration of publications takes place between the years 2005 to 2010 and that most of the authors of the articles are linked to public institutions in the Southeast
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2021
10.18542/amazrecm.v9i18.2021
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2021
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v9i18.2021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2021/2376
/*ref*/ALMEIDA, M.; FERNANDES, J. A. A comunicação promovida por futuros professores na aula de Matemática. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v18. , n. 34, 2010.
/*ref*/BARRETO, R. et al. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, 2006.
/*ref*/BAUMANN, A. P. P.; BICUDO, M. A. V. Cursos de Pedagogia e de Matemática formando professores de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: em busca de uma compreensão. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 18, n. 34, 2010.
/*ref*/CALDEIRA, A. D.; MEYER, J. F. C. A. Educação matemática e ambiental: uma proposta de formação continuada – e de mudanças. Zetetiké ? Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 9, n. 15/16, 2001.
/*ref*/CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização da informação e comunicação. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 17, n. 32, p. 130, 2009.
/*ref*/CARVALHO, J.M. Os não-lugares dos professores nos entre lugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 12, n. 28, 2005.
/*ref*/CURY, C. R. J. Trinta por trinta: dimensões da pós-graduação em educação. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2008.
/*ref*/FICHMAN, G.E.;SALES, S.R. Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, 2010.
/*ref*/FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. A. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p.138.
/*ref*/FREITAS, M. T. M.; FIORENTINI, D. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, v. 13, n. 37, 2008.
/*ref*/GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2008.
/*ref*/JURKIEWICZ, S.; FRIDERMANN, C. V. P. Modelagem Matemática na escola e na formação dos professores. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 15, n. 28, 2007.
/*ref*/LOPES, J. A.; ARAÚJO, E. A. O laboratório de ensino de Matemática: implicações na formação de professores. Zetetiké — Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 15, n. 27, 2007.
/*ref*/MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v.12, n. 28, 2005.
/*ref*/MOREIRA, P. C.; CURY, H. N.; VIANNA, C. R. Por que análise real na licenciatura? Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 13, n. 23, 2005.
/*ref*/MORETTI, V. D.; MOURA, M. O sentido na formação de professores de matemática. Zetetiké – Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.18 , n 34. , 2010.
/*ref*/NACARATO, A. M.; PASSOS, L. B.. ; CARVALHO, D. L. Os graduandos em Pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké – Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.12, n. 21, 2004.
/*ref*/OLIVEIRA, R. Políticas Públicas: diferentes interfaces sobre a formação do Professor de Matemática. Revista Zetetiké (Revista Temática), Faculdade de Educação- Unicamp, SP v.17, p. 32, 2009.
/*ref*/PASSOS, M. M.; NARDI, R.; ARRUDA, S. M. Os sentidos sobre o professor e sua formação em 15 anos de Zetetiké: 1993- 2007. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 18, n. 34, 2010.
/*ref*/RAMALHO, B. L. 40 anos da pós-graduação em Educação no Brasil: produção do conhecimento, poderes e práticas. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, 2006.
/*ref*/REIS, M. E. T.; FIORENTINI, D. Formação profissional de professores de matemática em serviço e políticas públicas. Zetetiké ? Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 17, p. 124-146-147, 2009.
/*ref*/ROCHA, A.; PONTE, J. P. Aprender matemática investigando. Zetetiké ? Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 14, n. 26, 2006.
/*ref*/SANTOS, J. R. V.; BURIASCO, R. L. C. Uma análise interpretativa da produção escrita em matemática de alunos da escola básica. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 16, n. 30, 2008.
/*ref*/SOUSA, S. Z.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em Educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, 2007.
/*ref*/TRALDI JÚNIOR, A.; PIRES, C. M. C. Grupo colaborativo e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de matemática. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP. v. 17, n. 31, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 9, n. 18 (2013); 38-50
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 9, n. 18 (2013); 38-50
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147494760448