Estratégias metacognitivas na resolução de problemas verbais de matemática no ensino fundamental

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Autor(a) principal: Lima, Pablo Jovellano dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Marcia Gorette Lima da, Noronha, Claudianny Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5577
Resumo: A resolução de problemas no ensino de matemática é um assunto investigado nos últimos tempos, particularmente, no que se refere as distintas definições e dificuldades relacionadas ao seu tratamento em sala de aula. Neste artigo, buscamos discutir a importância da prática argumentativa na resolução de problemas verbais no ensino de matemática, principalmente, como pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo. Em concreto buscamos inferir a partir dos discursos dos alunos, ao externalizarem suas ideias, possíveis estratégias metacognitivas durante a atividade de resolução de problemas matemáticos verbais. Para tal, realizamos uma investigação com sete alunos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte, onde desenvolvemos atividades que promovessem discussões e debates em sala de aula, estimulando o uso da argumentação. A partir dos episódios transcritos dos debates entre os participantes foi possível identificar indícios da autorregulação do processo de aprendizagem, tais como questionamentos, emissão de opiniões, defesa de ideias e justificativa de escolhas. Entendemos que atividades dirigidas para fomentar a argumentação auxiliam na reflexão consciente contribuindo ao sujeito monitorar e controlar o seu entendimento, assim como suas dificuldades, permitindo-o confrontar ideias internamente, e, assim, agregar ou produzir novos conhecimentos.
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spelling Estratégias metacognitivas na resolução de problemas verbais de matemática no ensino fundamentalMetacognitive strategies in the resolution of verbal problems of mathematics in fundamental teachingproblemas verbais; educação matemática; estratégias metacognitivas; ensino fundamentalverbal problems; mathematics education; metacognitive strategies; elementary school.A resolução de problemas no ensino de matemática é um assunto investigado nos últimos tempos, particularmente, no que se refere as distintas definições e dificuldades relacionadas ao seu tratamento em sala de aula. Neste artigo, buscamos discutir a importância da prática argumentativa na resolução de problemas verbais no ensino de matemática, principalmente, como pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo. Em concreto buscamos inferir a partir dos discursos dos alunos, ao externalizarem suas ideias, possíveis estratégias metacognitivas durante a atividade de resolução de problemas matemáticos verbais. Para tal, realizamos uma investigação com sete alunos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte, onde desenvolvemos atividades que promovessem discussões e debates em sala de aula, estimulando o uso da argumentação. A partir dos episódios transcritos dos debates entre os participantes foi possível identificar indícios da autorregulação do processo de aprendizagem, tais como questionamentos, emissão de opiniões, defesa de ideias e justificativa de escolhas. Entendemos que atividades dirigidas para fomentar a argumentação auxiliam na reflexão consciente contribuindo ao sujeito monitorar e controlar o seu entendimento, assim como suas dificuldades, permitindo-o confrontar ideias internamente, e, assim, agregar ou produzir novos conhecimentos.Problem solving in mathematics teaching is a subject recently investigated, particularly with regard to the different definitions and difficulties related to its treatment in the classroom. In this article, we seek to discuss the importance of argumentative practice in solving verbal problems in mathematics teaching, especially how it can contribute to the development of metacognitive thinking. In concrete, we seek to infer from the students' discourses, when externalizing their ideas, possible metacognitive strategies during the activity of solving verbal mathematical problems. To do this, we carried out an investigation with seven students from the 6th grade of a public school in the State of Rio Grande do Norte, where we developed activities that promoted discussions and debates in the classroom, stimulating the use of argumentation. From the transcribed episodes of the discussions among the participants it was possible to identify indications of the self-regulation of the learning process, such as questioning, issuing opinions, defending ideas and justification of choices. We understand that activities aimed at promoting argumentation help in conscious reflection by helping the subject to monitor and control their understanding, as well as their difficulties, allowing them to confront ideas internally, and thus to aggregate or produce new knowledge.Universidade Federal do ParáCAPES (Programa Observatório da Educação/OBEDUC, Projeto 21053/2012)CNPq (Bolsa Produtividade, Projeto 302156/2016)Lima, Pablo Jovellano dos SantosSilva, Marcia Gorette Lima daNoronha, Claudianny Amorim2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/557710.18542/amazrecm.v14i29.5577Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 125-142Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 125-1422317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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