Meio ambiente e sustentabilidade em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6164 |
Resumo: | A inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar, proposta pelos Planos Curriculares Nacionais, através do tema Meio Ambiente, implicou num processo de inovação educativa. O livro didático de matemática, para estar em consonância com essa orientação, deve também tratar dessa temática. Para a realização deste estudo e a verificação da abordagem dessa temática nos livros didáticos, foram tomados como referência e investigados os livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotados e utilizados pelos professores nas escolas municipais e estaduais de São Sebastião do Caí/RS, Brasil, no ano de 2018. A pesquisa revelou que a temática ambiental ainda é pouco explorada nos livros didáticos de matemática, pois não está presente em todos os livros pesquisados e aparece com maior frequência envolvendo os conteúdos de unidades de Medidas e Estatística e abordando, principalmente, o lixo, preservação dos animais e desperdício de água. |
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Meio ambiente e sustentabilidade em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do ensino fundamentalEnvironment and sustainability in mathematical teaching books for the initial years of fundamental educationlivro didático de Matemática; Educação Ambiental; anos iniciaistextbook of Mathematics; Environmental Education; Initial yearsA inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar, proposta pelos Planos Curriculares Nacionais, através do tema Meio Ambiente, implicou num processo de inovação educativa. O livro didático de matemática, para estar em consonância com essa orientação, deve também tratar dessa temática. Para a realização deste estudo e a verificação da abordagem dessa temática nos livros didáticos, foram tomados como referência e investigados os livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotados e utilizados pelos professores nas escolas municipais e estaduais de São Sebastião do Caí/RS, Brasil, no ano de 2018. A pesquisa revelou que a temática ambiental ainda é pouco explorada nos livros didáticos de matemática, pois não está presente em todos os livros pesquisados e aparece com maior frequência envolvendo os conteúdos de unidades de Medidas e Estatística e abordando, principalmente, o lixo, preservação dos animais e desperdício de água.The inclusion of Environmental Education in school curriculum, proposed by the National Curriculum Plans through the theme Environment, implied in a process of educational innovation. For the textbook of mathematics be in consonance with this guidance, it also should concern with this issue. For this study and verification of this thematic approach in textbooks, the mathematics textbooks from the initial years of Primary School, were taken as reference and investigated, adopted and used by teachers from municipal and state schools of Sao Sebastião do Cai /RS, Brazil, in 2018. The research has revealed that the environmental issue is little explored in mathematics textbooks, because it's not present in all the books researched and it appears more frequently involving the subjects of units of measurement and statistics, and mainly dealing with garbage, animal preservation and waste of water.Universidade Federal do ParáLiell, Claudio CristianoBayer, ArnoPereira, Magale2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/616410.18542/amazrecm.v15i33.6164Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019); 22-36Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 33 (2019); 22-362317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em:http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-dados-estatísticos. Data de acesso: Abril de 2018./*ref*/CARVALHO, I. C. Educação Ambiental e a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012./*ref*/CASTRO, R. S. Universidade, Meio ambiente e Parâmetros Curriculares Nacionais. In: LOREIRO, Carlos Frederico Bernardo (org.). Sociedade e Meio Ambiente. São Paulo: Cortez Editora, 2008. p.157-179./*ref*/DANTE, L.R. Ápis-Alfabetização Matemática. 2º edição, 1º ano, São Paulo, 2016./*ref*/DANTE, L.R. Ápis-Alfabetização Matemática. 2º edição, 2º ano, São Paulo, 2016./*ref*/DANTE, L.R. Ápis-Alfabetização Matemática. 2º edição, 3º ano, São Paulo, 2016./*ref*/DANTE, L.R. Ápis-Alfabetização Matemática. 2º edição, 4º ano, São Paulo, 2016./*ref*/DANTE, L.R. Ápis-Alfabetização Matemática. 2º edição, 5º ano, São Paulo, 2016./*ref*/LIELL, C.C. BAYER, A. 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