Um estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Jeferson Ferreti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8221
Resumo: Pesquisas têm ressaltado a necessidade de uma educação em Ciências em que os indivíduos sejam capazes de desenvolver ideias e maneiras científicas de pensar, resolver problemas e tomar decisões na vida pessoal, cívica e profissional, enfatizando a importância do Letramento Científico. Em meio a esse contexto, neste artigo apresenta-se uma investigação da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em três questões de Ciências do PISA que abordam conceitos químicos das temáticas Ozônio, Brilho Labial e Massa de Pão, respectivamente, a fim de evidenciar algumas tendências de respostas, possíveis dificuldades apresentadas e conhecimentos científicos mobilizados para a resolução das questões. Por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo, constatou-se que a maioria das produções escritas investigadas ressaltou possíveis dificuldades dos estudantes quanto à utilização de linguagem científica para explicar/justificar fenômenos químicos e/ou lidar corretamente com as informações das questões para produzir argumentos e conclusões fundamentados em evidências científicas. Nesse sentido, verificou-se que as dificuldades dos estudantes podem estar relacionadas à não compreensão de alguns aspectos do Letramento Científico como determinados conceitos científicos e alguns processos de investigação.
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spelling Um estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISAA study of the written production of the high school students on Science Questions of PISAprodução escrita; questões de ciências; PISA; letramento científicowritten production; sciences questions; PISA; scientific literacyPesquisas têm ressaltado a necessidade de uma educação em Ciências em que os indivíduos sejam capazes de desenvolver ideias e maneiras científicas de pensar, resolver problemas e tomar decisões na vida pessoal, cívica e profissional, enfatizando a importância do Letramento Científico. Em meio a esse contexto, neste artigo apresenta-se uma investigação da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em três questões de Ciências do PISA que abordam conceitos químicos das temáticas Ozônio, Brilho Labial e Massa de Pão, respectivamente, a fim de evidenciar algumas tendências de respostas, possíveis dificuldades apresentadas e conhecimentos científicos mobilizados para a resolução das questões. Por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo, constatou-se que a maioria das produções escritas investigadas ressaltou possíveis dificuldades dos estudantes quanto à utilização de linguagem científica para explicar/justificar fenômenos químicos e/ou lidar corretamente com as informações das questões para produzir argumentos e conclusões fundamentados em evidências científicas. Nesse sentido, verificou-se que as dificuldades dos estudantes podem estar relacionadas à não compreensão de alguns aspectos do Letramento Científico como determinados conceitos científicos e alguns processos de investigação.Researches highlight the demand for a Science education in which individuals are able to develop scientific ideas and ways of thinking, solving problems, and making decisions in their personal, civic, and professional lives, emphasizing the importance of Scientific Literacy. In this context, this article presents an investigation of the written production of high school students on three PISA Science questions that address chemical concepts, concerning the themes of Ozone, Lip Gloss, and Bread Dough. The aim is to highlight possible answers trends, difficulties, and scientific knowledge mobilized to solve the proposed questions. By applying the Content Analysis procedures, it was found that most of the investigated written productions highlight possible difficulties of students regarding the use of scientific language to explain/justify chemical phenomena. Another difficulty dealing correctly with the questions information to produce arguments and conclusions based on scientific evidence. In this sense, the student difficulties may be related to the misunderstanding of some aspects of Scientific Literacy, such as certain scientific concepts and some investigation processes.Universidade Federal do ParáCAPESRibas, Jeferson FerretiBroietti, Fabiele Cristiane Dias2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/822110.18542/amazrecm.v16i36.8221Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 244-262Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 244-2622317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8221/6337/*ref*/ANTUNES, T. P.; MENDES, M. T. Desenvolvimento profissional de um professor ao (re)elaborar uma prova escrita de matemática. 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