Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8275 |
Resumo: | Nos estudos que relacionam a história da matemática com a formação de professores, há a construção de uma interface que propõe ações com base em instrumentos matemáticos históricos associados a um tratado que verse sobre eles. Um desses instrumentos são os círculos de proporção de William Oughtred (1574-1660), em The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment (1633). Com base na interface entre história e ensino de matemática, o artigo tem como objetivo apresentar algumas ações do movimento do pensamento de professores de matematica participantes de um curso de extensão, sobre o instrumento círculos de proporção. Para isso, foi feito um recorte da dissertação intitulada: Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. Dos movimentos realizados no curso, o principal foi a busca do cosseno, somente por haver seno e tangente no instrumento. Com base nisso, pode-se dizer que os círculos de proporção são um instrumento potencialmente didático para o ensino de matemática, no que diz respeito à construção/dedução do cosseno a partir do seno e da tangente, buscando significar o conhecimento por meio do manuseio do instrumento. |
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Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemáticaSine, cosine and tangent: an activity with the William Oughtred’s circles of proportion (1633) in math teacher trainingCírculos de proporção; Interface entre história e ensino de matemática; Formação continuada de professores de matemáticaCircles of Proportion; Interface between history and mathematics teaching; Continued Mathematics Teacher Training.Nos estudos que relacionam a história da matemática com a formação de professores, há a construção de uma interface que propõe ações com base em instrumentos matemáticos históricos associados a um tratado que verse sobre eles. Um desses instrumentos são os círculos de proporção de William Oughtred (1574-1660), em The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment (1633). Com base na interface entre história e ensino de matemática, o artigo tem como objetivo apresentar algumas ações do movimento do pensamento de professores de matematica participantes de um curso de extensão, sobre o instrumento círculos de proporção. Para isso, foi feito um recorte da dissertação intitulada: Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. Dos movimentos realizados no curso, o principal foi a busca do cosseno, somente por haver seno e tangente no instrumento. Com base nisso, pode-se dizer que os círculos de proporção são um instrumento potencialmente didático para o ensino de matemática, no que diz respeito à construção/dedução do cosseno a partir do seno e da tangente, buscando significar o conhecimento por meio do manuseio do instrumento.In studies that relate the history of mathematics to teacher education, there is the construction of an interface that proposes actions based on historical mathematical instruments associated with a treatise that talk about them. One of these instruments is William Oughtred's circles of proportion in The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment (1633). Based on the interface between history and mathematics teaching, the article aims to present some actions of the movement of thought of mathematics teachers participating in an extension course, about the instrument circles of proportion. Thereunto, this was done through the fragment of the dissertation: A study on the mathematical knowledge mobilized in the manipulation of William Oughtred's circles of proportion instrument. From the movements made in the course, the main one was the search for cosine, only because there is sine and tangent in the instrument. Based on this, it can be said that the circles of proportion are a potentially didactic instrument for the teaching of mathematics, with regard to the construction / deduction of the cosine from the sine and tangent, seeking to signify knowledge through manipulation of the instrument.Universidade Federal do ParáAlves, Verusca BatistaPereira, Ana Carolina Costa2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/827510.18542/amazrecm.v16i35.8275Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 35 (2020): Especial História da Matemática; 74-88Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 35 (2020): Especial História da Matemática; 74-882317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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Disponível em: <http://www.rhmp.com.br/index/index.php/rhmp/article/view/69>. Acesso em: 13 dez. 2019./*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. O instrumento “círculos de proporção” exposto na obra de William Oughtred (1633): um elemento na interface entre história e ensino de matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, p.89-108, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/pdemat/article/view/39043>. Acesso em: 13 dez. 2019./*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2013./*ref*/BATISTA, A. N. de S. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos..., aplicado na formação de professores. 2018. 114f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018./*ref*/BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. 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