Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Tamiris Franco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Goldschmidt, Andréa Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3800
Resumo: Practical activities are seen as an important resource for the teaching of science. This study aimed to investigate the design of practical activities and how these are present in the classroom when teachers in training are able to plan their actions during the stage. It is a qualitative and quantitative research, directed to twenty undergraduates, participants Supervised in Biological Sciences in Elementary Education II. Also the lesson plans of the trainees were investigated in order to identify the teaching strategies used. Data were submitted to content analysis to organizational categories and revealed that teachers in training have no clarity on the concept of practical classes, understand the importance of them and their role as a facilitator in learning, but little use these during their classes. They pointed as difficulties, the lack of time to conduct experiments, lack of laboratory and resources, fear about the lack of discipline, lack of creativity and also difficult to combine theory and practice. Scholars still prioritize a dissociative vision, which disintegrates the theory of practice, requiring a reflection of this paradigm.
id UFPA-7_d48edae39bcf0cbab2c48a9cf1785db4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3800
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stagesAulas práticas em ciências: concepções de estagiários em licenciatura em biologia e a realidade durante os estágiospractical classes; teaching in science; teacher educationaulas práticas; ensino em ciências; formação docentePractical activities are seen as an important resource for the teaching of science. This study aimed to investigate the design of practical activities and how these are present in the classroom when teachers in training are able to plan their actions during the stage. It is a qualitative and quantitative research, directed to twenty undergraduates, participants Supervised in Biological Sciences in Elementary Education II. Also the lesson plans of the trainees were investigated in order to identify the teaching strategies used. Data were submitted to content analysis to organizational categories and revealed that teachers in training have no clarity on the concept of practical classes, understand the importance of them and their role as a facilitator in learning, but little use these during their classes. They pointed as difficulties, the lack of time to conduct experiments, lack of laboratory and resources, fear about the lack of discipline, lack of creativity and also difficult to combine theory and practice. Scholars still prioritize a dissociative vision, which disintegrates the theory of practice, requiring a reflection of this paradigm.Atividades práticas são apontadas como um recurso importante para o ensino de Ciências. Objetivou-se investigar a concepção de atividades práticas e como estas se fazem presentes na sala de aula, quando os docentes em formação têm a possibilidade de planejarem suas ações durante o estágio. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, direcionada a vinte licenciandos, participantes do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Biológicas no Ensino Fundamental II. Também foram investigados os planos de aulas dos estagiários, a fim de identificar as estratégias didáticas utilizadas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e revelaram que os docentes em formação não apresentam clareza sobre o conceito de aulas práticas, compreendem a importância das mesmas e seu papel como facilitador na aprendizagem, mas pouco usam estas, durante suas aulas. Apontaram como dificuldades, a falta de tempo para a realização de experimentos, falta de laboratório e recursos, receio quanto à indisciplina, falta de criatividade e também dificuldade em aliar a teoria-prática. Os acadêmicos priorizam ainda uma visão dissociativa, que desintegra a teoria da prática, sendo necessária uma reflexão deste paradigma.Universidade Federal do Paráde Castro, Tamiris FrancoGoldschmidt, Andréa Inês2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/380010.18542/amazrecm.v13i25.3800Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 25 (2016); 116-134Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 25 (2016); 116-1342317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3800/4047/*ref*/BARBOSA, J. O.; PAULO, S. R.; RINALDI, C. Investigação do Papel da Experimentação na Construção de Conceitos em Eletricidade no Ensino Médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 105-122, 1999./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p./*ref*/BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas? A formação de professores e as políticas públicas. Educação, Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacional. Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental, 1998./*ref*/BUENO, R. S. M.; KOVALICZN, R. A. O ensino de Ciências e as dificuldades das atividades experimentais. 2008. p. 18, 19. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br /portals/pde/arquivos/23-4.pdf. Acesso em: set. 2016./*ref*/CAMPOS, C. R. P. A saída a campo como estratégia de ensino de ciências: reflexões iniciais. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 1, p. 33-38, 2012./*ref*/CANDAU, V. M. e LELIS, I. A. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, V. M (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. Petrópolis: Vozes. 1999. p. 56-72./*ref*/CARRAHER, D. W.; CARRAHER, T. N. e SCHLIEMANN, A. D. Caminhos e descaminhos no ensino de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 37, n. 6, jun. p.889-896, 1985/*ref*/CARRETERO, M. Constructivismo y Educación. Zaragoza: Editorial Luis Vives, 1993. DEWEY, J. Vida e Educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978./*ref*/FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011./*ref*/GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em Química. Química Nova, v.27, n.2, p.326-331, 2004./*ref*/GUIMARÃES, S. É. R. e BORUCHOVITCH, Evely. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2004, 17(2), pp.143-150./*ref*/GOLDSCHMIDT, A. I. el al. Entre riscos e rabiscos: concepções sobre a imagem docente. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 6, n. 1. jan/jun 2016./*ref*/HACKING; I. Refazer o mundo. In: A Ciência como Cultura, 103-118. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992./*ref*/HODSON, D. Hacia um enfoque más crítico del trabajo de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n. 13, p.299-313, 1994./*ref*/HOERNIG, A.M. e PEREIRA A.B. As aulas de Ciências Iniciando pela Prática: O que Pensam os Alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3. set/dez 2004, p.19-28./*ref*/HOLANDA, A. B. Míni Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo Editora. 8ª Ed. 2010./*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, 4 ed./*ref*/LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M. e NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/07.pdf. Acessado em junho de 2016./*ref*/LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da ciência. Revista Portuguesa de Educação, v.2, n.1, p.81-90, 1992./*ref*/OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. Dissertação de Mestrado, CEFET-MG, Belo Horizonte. MG, 2006./*ref*/PENICK, J. E. Ensinando alfabetização científica. Educar em Revista Curitiba, n. 14, p. 91-113, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n14/n14a07.pdf. Acessado em junho de 2016./*ref*/PEREIRA, M. G. et al. Modalidades didáticas utilizadas no Ensino de Biologia na educação básica e no ensino superior. In: X Jornadas Nacionales V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología Entretejiendo la enseñanza de la Biología en una urdimbre emancipadora. Córdoba. Argentina, 2012./*ref*/POSSOBOM, C.C.F.; OKADA, F.K. e DINIZ, R.E.S. As atividades práticas de laboratório no ensino de Biologia e Ciências: relato de uma experiência. In: Universidade Estadual Paulista – Pró-Reitoria de Graduação. (Org.). Núcleos de Ensino. São Paulo: Editora da UNESP, v. 1, p. 113-123, 2003./*ref*/POZO, J. I. e GÓMEZ CRESPO, M. Á. Aprender y enseñar ciencia. Madrid: Ediciones Morata, 1998./*ref*/REGINALDO, C. C.; SCHEID, N. M. J. e GULLICH, R. I. C. O Papel Da Experimentação no Ensino de Ciências. In: Anais do II Congresso Internacional De Educação Científica E Tecnológica, 2012, Santo ngelo: Ediuri, 2012. v. 2. p. 01-01./*ref*/SEPEL, L. M. N. História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2012.165 p. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ppgecqv/Docs/teses/Lenira.pdf. Acessado em 18 de agosto. 2016./*ref*/SILVA, B. B. T. N. et al. Utilização das modalidades didáticas pelos professores de Biologia de uma escola Estadual em Pernambuco. In: X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX – UFRPE. Recife. 2010./*ref*/SILVA, L. H. A e ZANON, L. B. Experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (Orgs.) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: V Gráfica, 2000. p. 120-153./*ref*/VIVEIRO, A. e DINIZ, R. E. S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em tela. v. 2 n.1, 2009./*ref*/ZIMMERMANN, E. e BERTANI, J. A. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Cad.Bras.Ens.Fís., v.20, n.1: 43-62, 2003.Direitos autorais 2016 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:35Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3800Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:35Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
Aulas práticas em ciências: concepções de estagiários em licenciatura em biologia e a realidade durante os estágios
title Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
spellingShingle Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
de Castro, Tamiris Franco
practical classes; teaching in science; teacher education
aulas práticas; ensino em ciências; formação docente
title_short Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
title_full Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
title_fullStr Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
title_full_unstemmed Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
title_sort Lessons in science practices: trainees conceptions degree in biology and reality during the stages
author de Castro, Tamiris Franco
author_facet de Castro, Tamiris Franco
Goldschmidt, Andréa Inês
author_role author
author2 Goldschmidt, Andréa Inês
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Tamiris Franco
Goldschmidt, Andréa Inês
dc.subject.por.fl_str_mv practical classes; teaching in science; teacher education
aulas práticas; ensino em ciências; formação docente
topic practical classes; teaching in science; teacher education
aulas práticas; ensino em ciências; formação docente
description Practical activities are seen as an important resource for the teaching of science. This study aimed to investigate the design of practical activities and how these are present in the classroom when teachers in training are able to plan their actions during the stage. It is a qualitative and quantitative research, directed to twenty undergraduates, participants Supervised in Biological Sciences in Elementary Education II. Also the lesson plans of the trainees were investigated in order to identify the teaching strategies used. Data were submitted to content analysis to organizational categories and revealed that teachers in training have no clarity on the concept of practical classes, understand the importance of them and their role as a facilitator in learning, but little use these during their classes. They pointed as difficulties, the lack of time to conduct experiments, lack of laboratory and resources, fear about the lack of discipline, lack of creativity and also difficult to combine theory and practice. Scholars still prioritize a dissociative vision, which disintegrates the theory of practice, requiring a reflection of this paradigm.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3800
10.18542/amazrecm.v13i25.3800
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3800
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v13i25.3800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3800/4047
/*ref*/BARBOSA, J. O.; PAULO, S. R.; RINALDI, C. Investigação do Papel da Experimentação na Construção de Conceitos em Eletricidade no Ensino Médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 105-122, 1999.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
/*ref*/BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas? A formação de professores e as políticas públicas. Educação, Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacional. Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
/*ref*/BUENO, R. S. M.; KOVALICZN, R. A. O ensino de Ciências e as dificuldades das atividades experimentais. 2008. p. 18, 19. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br /portals/pde/arquivos/23-4.pdf. Acesso em: set. 2016.
/*ref*/CAMPOS, C. R. P. A saída a campo como estratégia de ensino de ciências: reflexões iniciais. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 1, p. 33-38, 2012.
/*ref*/CANDAU, V. M. e LELIS, I. A. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, V. M (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. Petrópolis: Vozes. 1999. p. 56-72.
/*ref*/CARRAHER, D. W.; CARRAHER, T. N. e SCHLIEMANN, A. D. Caminhos e descaminhos no ensino de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 37, n. 6, jun. p.889-896, 1985
/*ref*/CARRETERO, M. Constructivismo y Educación. Zaragoza: Editorial Luis Vives, 1993. DEWEY, J. Vida e Educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
/*ref*/FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
/*ref*/GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em Química. Química Nova, v.27, n.2, p.326-331, 2004.
/*ref*/GUIMARÃES, S. É. R. e BORUCHOVITCH, Evely. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2004, 17(2), pp.143-150.
/*ref*/GOLDSCHMIDT, A. I. el al. Entre riscos e rabiscos: concepções sobre a imagem docente. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 6, n. 1. jan/jun 2016.
/*ref*/HACKING; I. Refazer o mundo. In: A Ciência como Cultura, 103-118. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992.
/*ref*/HODSON, D. Hacia um enfoque más crítico del trabajo de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n. 13, p.299-313, 1994.
/*ref*/HOERNIG, A.M. e PEREIRA A.B. As aulas de Ciências Iniciando pela Prática: O que Pensam os Alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3. set/dez 2004, p.19-28.
/*ref*/HOLANDA, A. B. Míni Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo Editora. 8ª Ed. 2010.
/*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, 4 ed.
/*ref*/LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M. e NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/07.pdf. Acessado em junho de 2016.
/*ref*/LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da ciência. Revista Portuguesa de Educação, v.2, n.1, p.81-90, 1992.
/*ref*/OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. Dissertação de Mestrado, CEFET-MG, Belo Horizonte. MG, 2006.
/*ref*/PENICK, J. E. Ensinando alfabetização científica. Educar em Revista Curitiba, n. 14, p. 91-113, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n14/n14a07.pdf. Acessado em junho de 2016.
/*ref*/PEREIRA, M. G. et al. Modalidades didáticas utilizadas no Ensino de Biologia na educação básica e no ensino superior. In: X Jornadas Nacionales V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología Entretejiendo la enseñanza de la Biología en una urdimbre emancipadora. Córdoba. Argentina, 2012.
/*ref*/POSSOBOM, C.C.F.; OKADA, F.K. e DINIZ, R.E.S. As atividades práticas de laboratório no ensino de Biologia e Ciências: relato de uma experiência. In: Universidade Estadual Paulista – Pró-Reitoria de Graduação. (Org.). Núcleos de Ensino. São Paulo: Editora da UNESP, v. 1, p. 113-123, 2003.
/*ref*/POZO, J. I. e GÓMEZ CRESPO, M. Á. Aprender y enseñar ciencia. Madrid: Ediciones Morata, 1998.
/*ref*/REGINALDO, C. C.; SCHEID, N. M. J. e GULLICH, R. I. C. O Papel Da Experimentação no Ensino de Ciências. In: Anais do II Congresso Internacional De Educação Científica E Tecnológica, 2012, Santo ngelo: Ediuri, 2012. v. 2. p. 01-01.
/*ref*/SEPEL, L. M. N. História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2012.165 p. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ppgecqv/Docs/teses/Lenira.pdf. Acessado em 18 de agosto. 2016.
/*ref*/SILVA, B. B. T. N. et al. Utilização das modalidades didáticas pelos professores de Biologia de uma escola Estadual em Pernambuco. In: X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX – UFRPE. Recife. 2010.
/*ref*/SILVA, L. H. A e ZANON, L. B. Experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (Orgs.) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: V Gráfica, 2000. p. 120-153.
/*ref*/VIVEIRO, A. e DINIZ, R. E. S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em tela. v. 2 n.1, 2009.
/*ref*/ZIMMERMANN, E. e BERTANI, J. A. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Cad.Bras.Ens.Fís., v.20, n.1: 43-62, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 25 (2016); 116-134
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 25 (2016); 116-134
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754485510144