O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Cleice Da Luz
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: da Silva, Daniele Dorotéia Rocha, Machado, Diego Ramon Silva, Barros, Jônatas Barros e, Almeida, Maria Vani Magalhães, Almeida, Natasha de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731
Resumo: Este artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educação
id UFPA-7_da0e1d69b76a922edb6046f5defd06f6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1731
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitáriaEDUCIMAT program: essays and reflections about universitary extensionEDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária.EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extensionEste artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educaçãoThis article is an initial study on the actions of continuing teacher's education developed by the Center for Development Support Teaching Scientific of Federal University of Path, looking from the perspective of undergraduate and postgraduate Fellows from the projects of university extension and its role in policies for basic education. The work takes as its object of study EDUCIMAT Program: Education, Technology and Services in Science and Mathematics Education, developed by this Center in partnership with the University of Amazonia, Path University Center and Path State University, with the funding of Ministry of Education. This program aims to improve education in science and mathematics at the Path state region through the continuous education of teachers of kindergarten and elementary school. The working strategy foresees the formation / strengthening teachers' groups tutors Pedagogical Centres of Scientific Development Support in the municipalities, through the establishment of Support Groups Pedagogical Scientific Development at (level) specialization. The development program involves the completion of internal seminars, extension courses in the capital and countryside, specialization courses, annual workshops, intellectual and publishing development of modules and annual meetings of Education in Science and Mathematics, bearing, transverse mode, including education, environmental education and indigenous education. The program is offered for four years, beginning in Path State, with potential to expand to other states, especially in the North, Northeast and Midwest. We recognize the importance of investigating, appreciating and discussing teaching practices in light of theoretical discussions as one of the reasons that can result significant changes in student-teacher relation-content, whereas expression committed to the relationship between education, research and extension, principle latent within institutions of higher education who seek the social quality educationUniversidade Federal do ParáVidal, Cleice Da Luzda Silva, Daniele Dorotéia RochaMachado, Diego Ramon SilvaBarros, Jônatas Barros eAlmeida, Maria Vani MagalhãesAlmeida, Natasha de Queiroz2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/173110.18542/amazrecm.v3i0.1731Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 43-49Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 43-492317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731/2140/*ref*/ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro et al. A Dimensão da Extensão nas Relações com o Ensino e a Pesquisa. In: Tratando a Indissociabilidade Ensino Pesquisa Extensão. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002.p. 41- 53./*ref*/BRITO,Antonia Edna. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 37/8, p. 01-06, 2006./*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Relatório Geral 2005. Belém, 2006. p.3, 36.- NPADC, Universidade Federal do Pará./*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP& A, 2004.p.102./*ref*/HENNINGTON, Elida azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1):156-265, jan-fev, 2005. INFORMAÇÕES sobre o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc. Acesso: Out/2007./*ref*/MESQUITA, Filho Alberto. Integração ensino-pesquisa-extensão. Ensino, Pesquisa, Extensão. 1997; III: 138-43./*ref*/ROCHA, Dorotéia Rocha da Silva; PARENTE, Andrela Garibaldi. Parecer técnico do Programa EDUCIMAT elaborado em maio de 2007 (mimeo0). SESU / MEC. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil 2000 / 2001./*ref*/SILVA, Oberdan Dias da. O que é extensão universitária? Disponível em: http://www.ecientificocultural. com/ECC2/ artigos.Acesso: Out/2007./*ref*/TEIXEIRA , Olívio Alberto. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 1,n. 1, p. 57-69, 2004.Direitos autorais 2007 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:08Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1731Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:08Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
EDUCIMAT program: essays and reflections about universitary extension
title O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
spellingShingle O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
Vidal, Cleice Da Luz
EDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária.
EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extension
title_short O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
title_full O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
title_fullStr O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
title_full_unstemmed O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
title_sort O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
author Vidal, Cleice Da Luz
author_facet Vidal, Cleice Da Luz
da Silva, Daniele Dorotéia Rocha
Machado, Diego Ramon Silva
Barros, Jônatas Barros e
Almeida, Maria Vani Magalhães
Almeida, Natasha de Queiroz
author_role author
author2 da Silva, Daniele Dorotéia Rocha
Machado, Diego Ramon Silva
Barros, Jônatas Barros e
Almeida, Maria Vani Magalhães
Almeida, Natasha de Queiroz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Cleice Da Luz
da Silva, Daniele Dorotéia Rocha
Machado, Diego Ramon Silva
Barros, Jônatas Barros e
Almeida, Maria Vani Magalhães
Almeida, Natasha de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária.
EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extension
topic EDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária.
EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extension
description Este artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educação
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731
10.18542/amazrecm.v3i0.1731
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v3i0.1731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731/2140
/*ref*/ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro et al. A Dimensão da Extensão nas Relações com o Ensino e a Pesquisa. In: Tratando a Indissociabilidade Ensino Pesquisa Extensão. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002.p. 41- 53.
/*ref*/BRITO,Antonia Edna. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 37/8, p. 01-06, 2006.
/*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Relatório Geral 2005. Belém, 2006. p.3, 36.- NPADC, Universidade Federal do Pará.
/*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP& A, 2004.p.102.
/*ref*/HENNINGTON, Elida azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1):156-265, jan-fev, 2005. INFORMAÇÕES sobre o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc. Acesso: Out/2007.
/*ref*/MESQUITA, Filho Alberto. Integração ensino-pesquisa-extensão. Ensino, Pesquisa, Extensão. 1997; III: 138-43.
/*ref*/ROCHA, Dorotéia Rocha da Silva; PARENTE, Andrela Garibaldi. Parecer técnico do Programa EDUCIMAT elaborado em maio de 2007 (mimeo0). SESU / MEC. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil 2000 / 2001.
/*ref*/SILVA, Oberdan Dias da. O que é extensão universitária? Disponível em: http://www.ecientificocultural. com/ECC2/ artigos.Acesso: Out/2007.
/*ref*/TEIXEIRA , Olívio Alberto. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 1,n. 1, p. 57-69, 2004.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2007 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2007 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 43-49
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 43-49
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068755370508288