O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731 |
Resumo: | Este artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educação |
id |
UFPA-7_da0e1d69b76a922edb6046f5defd06f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1731 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitáriaEDUCIMAT program: essays and reflections about universitary extensionEDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária.EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extensionEste artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educaçãoThis article is an initial study on the actions of continuing teacher's education developed by the Center for Development Support Teaching Scientific of Federal University of Path, looking from the perspective of undergraduate and postgraduate Fellows from the projects of university extension and its role in policies for basic education. The work takes as its object of study EDUCIMAT Program: Education, Technology and Services in Science and Mathematics Education, developed by this Center in partnership with the University of Amazonia, Path University Center and Path State University, with the funding of Ministry of Education. This program aims to improve education in science and mathematics at the Path state region through the continuous education of teachers of kindergarten and elementary school. The working strategy foresees the formation / strengthening teachers' groups tutors Pedagogical Centres of Scientific Development Support in the municipalities, through the establishment of Support Groups Pedagogical Scientific Development at (level) specialization. The development program involves the completion of internal seminars, extension courses in the capital and countryside, specialization courses, annual workshops, intellectual and publishing development of modules and annual meetings of Education in Science and Mathematics, bearing, transverse mode, including education, environmental education and indigenous education. The program is offered for four years, beginning in Path State, with potential to expand to other states, especially in the North, Northeast and Midwest. We recognize the importance of investigating, appreciating and discussing teaching practices in light of theoretical discussions as one of the reasons that can result significant changes in student-teacher relation-content, whereas expression committed to the relationship between education, research and extension, principle latent within institutions of higher education who seek the social quality educationUniversidade Federal do ParáVidal, Cleice Da Luzda Silva, Daniele Dorotéia RochaMachado, Diego Ramon SilvaBarros, Jônatas Barros eAlmeida, Maria Vani MagalhãesAlmeida, Natasha de Queiroz2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/173110.18542/amazrecm.v3i0.1731Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 43-49Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 43-492317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731/2140/*ref*/ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro et al. A Dimensão da Extensão nas Relações com o Ensino e a Pesquisa. In: Tratando a Indissociabilidade Ensino Pesquisa Extensão. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002.p. 41- 53./*ref*/BRITO,Antonia Edna. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 37/8, p. 01-06, 2006./*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Relatório Geral 2005. Belém, 2006. p.3, 36.- NPADC, Universidade Federal do Pará./*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP& A, 2004.p.102./*ref*/HENNINGTON, Elida azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1):156-265, jan-fev, 2005. INFORMAÇÕES sobre o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc. Acesso: Out/2007./*ref*/MESQUITA, Filho Alberto. Integração ensino-pesquisa-extensão. Ensino, Pesquisa, Extensão. 1997; III: 138-43./*ref*/ROCHA, Dorotéia Rocha da Silva; PARENTE, Andrela Garibaldi. Parecer técnico do Programa EDUCIMAT elaborado em maio de 2007 (mimeo0). SESU / MEC. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil 2000 / 2001./*ref*/SILVA, Oberdan Dias da. O que é extensão universitária? Disponível em: http://www.ecientificocultural. com/ECC2/ artigos.Acesso: Out/2007./*ref*/TEIXEIRA , Olívio Alberto. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 1,n. 1, p. 57-69, 2004.Direitos autorais 2007 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:08Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1731Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:08Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária EDUCIMAT program: essays and reflections about universitary extension |
title |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária |
spellingShingle |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária Vidal, Cleice Da Luz EDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária. EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extension |
title_short |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária |
title_full |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária |
title_fullStr |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária |
title_full_unstemmed |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária |
title_sort |
O programa EDUCIMAT: Ensaios e reflexões sobre a extensão universitária |
author |
Vidal, Cleice Da Luz |
author_facet |
Vidal, Cleice Da Luz da Silva, Daniele Dorotéia Rocha Machado, Diego Ramon Silva Barros, Jônatas Barros e Almeida, Maria Vani Magalhães Almeida, Natasha de Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Daniele Dorotéia Rocha Machado, Diego Ramon Silva Barros, Jônatas Barros e Almeida, Maria Vani Magalhães Almeida, Natasha de Queiroz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Cleice Da Luz da Silva, Daniele Dorotéia Rocha Machado, Diego Ramon Silva Barros, Jônatas Barros e Almeida, Maria Vani Magalhães Almeida, Natasha de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária. EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extension |
topic |
EDUCIMAT; educação em ciências e matemática; extensão universitária. EDUCIMAT; education in science and mathematics; university extension |
description |
Este artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educação |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731 10.18542/amazrecm.v3i0.1731 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v3i0.1731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731/2140 /*ref*/ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro et al. A Dimensão da Extensão nas Relações com o Ensino e a Pesquisa. In: Tratando a Indissociabilidade Ensino Pesquisa Extensão. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002.p. 41- 53. /*ref*/BRITO,Antonia Edna. O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 37/8, p. 01-06, 2006. /*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Relatório Geral 2005. Belém, 2006. p.3, 36.- NPADC, Universidade Federal do Pará. /*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP& A, 2004.p.102. /*ref*/HENNINGTON, Elida azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1):156-265, jan-fev, 2005. INFORMAÇÕES sobre o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc. Acesso: Out/2007. /*ref*/MESQUITA, Filho Alberto. Integração ensino-pesquisa-extensão. Ensino, Pesquisa, Extensão. 1997; III: 138-43. /*ref*/ROCHA, Dorotéia Rocha da Silva; PARENTE, Andrela Garibaldi. Parecer técnico do Programa EDUCIMAT elaborado em maio de 2007 (mimeo0). SESU / MEC. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil 2000 / 2001. /*ref*/SILVA, Oberdan Dias da. O que é extensão universitária? Disponível em: http://www.ecientificocultural. com/ECC2/ artigos.Acesso: Out/2007. /*ref*/TEIXEIRA , Olívio Alberto. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 1,n. 1, p. 57-69, 2004. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2007 CC-BY info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2007 CC-BY |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 43-49 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 43-49 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1797068755370508288 |