História da radioatividade em livros didáticos com complementações de aspectos sociais, políticos e de gênero da vida de Irène Joliot-Curie
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14772 |
Resumo: | Ainda que a abordagem da História da Ciência (HC) em Livros Didáticos (LD) seja objeto de preocupação há bastante tempo, persistem limitações que merecem ser compreendidas e complementadas. O objetivo deste estudo foi identificar as abordagens historiográficas e filosóficas no conteúdo de radioatividade em LD e complementá-las a partir da história da radioatividade artificial descoberta por Irène Joliot-Curie e pautada em aspectos sociais, políticos e de gênero. Para desenvolver nossa análise criamos categorias a priori que orientaram a análise de seis LD aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Nossos resultados foram organizados e discutidos quanto à linearidade dos conceitos levando em conta o seu contexto histórico e sua contextualização social; a descrição dos personagens e sua imagem como heróis; e as referências, às fontes primárias e as secundárias. Para cada uma delas apontamos possíveis revisões e complementações dos LD visando melhorar a formação em Ensino de Ciências a partir da HC. |
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História da radioatividade em livros didáticos com complementações de aspectos sociais, políticos e de gênero da vida de Irène Joliot-CurieHistory of radioactivity in textbooks with social, political and gender aspects of Irène Joliot-Curie’s lifeLivros didáticos; história da radioatividade; Irène Joliot-CurieTextbooks; history of radioactivity; Irène Joliot-CurieAinda que a abordagem da História da Ciência (HC) em Livros Didáticos (LD) seja objeto de preocupação há bastante tempo, persistem limitações que merecem ser compreendidas e complementadas. O objetivo deste estudo foi identificar as abordagens historiográficas e filosóficas no conteúdo de radioatividade em LD e complementá-las a partir da história da radioatividade artificial descoberta por Irène Joliot-Curie e pautada em aspectos sociais, políticos e de gênero. Para desenvolver nossa análise criamos categorias a priori que orientaram a análise de seis LD aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Nossos resultados foram organizados e discutidos quanto à linearidade dos conceitos levando em conta o seu contexto histórico e sua contextualização social; a descrição dos personagens e sua imagem como heróis; e as referências, às fontes primárias e as secundárias. Para cada uma delas apontamos possíveis revisões e complementações dos LD visando melhorar a formação em Ensino de Ciências a partir da HC.Although the approach to the History of Science (HS) in Textbooks has been an object of concern for a long time, limitations persist that deserves to be understood and complemented. The objective of this study was to identify the historiographic and philosophical approaches in the content of radioactivity in Textbooks and complement them based on the history of artificial radioactivity discovered by Irène Joliot-Curie and based on social, political and gender aspects. To develop our analysis we created a priori categories that guided the analysis of six Textbooks approved in the 2018 National Textbook Program. Our results were organized and discussed regarding the linearity of the concepts taking into account their historical context and their social contextualization; the description of the characters and their image as heroes; and the references, the primary and secondary sources. For each one of them we pointed out possible revisions and complementation of the Textbooks aiming to improve the training in Science Teaching from the HS.Universidade Federal do ParáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Cabral, LarissaLima, BrunoMassi, Luciana2023-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1477210.18542/amazrecm.v19i42.14772Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 255-269Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 255-2692317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14772/10389/*ref*/ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é história da ciência. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994./*ref*/BALDINATO, J. O.; PORTO, P. 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Acesso em: 10 nov. 2022.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T13:42:52Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14772Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-08-24T13:42:52Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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