The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilberto Silva dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bello, Samuel Edmundo Lopez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5741
Resumo: In this article, we aim to analyze teacher narratives from what we interpret as pedagogical use of reality in Mathematics Education. The excerpts selected from a congress of the said field were organized according to their similarities, enabling the constitution of teaching identities that represent, control, and regulate the pedagogical use of reality. Our theoretical bias is based on the studies of Michel Foucault from the poststructural perspective. Thus, attentive to these representations, the productions of the discursive network in Mathematical Education, we try to stress how the discourses around the teaching constitute a specific knowledge about contemporaneity. They not only constitute, but are constituted of what we call know-reality. Such a way of producing teaching continues to compose the understandings; continues to regulate and guide pedagogical practices in favor of a contextualized, utilitarian, playful, meaningful mathematics. In short, a mathematics that is everywhere, belongs to everyone.
id UFPA-7_f5848891a278fef39dc09751f69e6825
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5741
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics educationO saber-realidade e a constituição docente: filosofando a Educação Matemática contemporâneaknow-reality; teaching identities. Pedagogical use of reality; pedagogical practicessaber-realidade; identidades docentes; uso pedagógico da realidade; práticas pedagógicasIn this article, we aim to analyze teacher narratives from what we interpret as pedagogical use of reality in Mathematics Education. The excerpts selected from a congress of the said field were organized according to their similarities, enabling the constitution of teaching identities that represent, control, and regulate the pedagogical use of reality. Our theoretical bias is based on the studies of Michel Foucault from the poststructural perspective. Thus, attentive to these representations, the productions of the discursive network in Mathematical Education, we try to stress how the discourses around the teaching constitute a specific knowledge about contemporaneity. They not only constitute, but are constituted of what we call know-reality. Such a way of producing teaching continues to compose the understandings; continues to regulate and guide pedagogical practices in favor of a contextualized, utilitarian, playful, meaningful mathematics. In short, a mathematics that is everywhere, belongs to everyone.Neste artigo, temos como objetivo analisar as narrativas docentes a partir do que interpretamos como uso pedagógico da realidade na Educação Matemática. Os excertos selecionados de um congresso do campo referido foram organizados segundo suas semelhanças possibilitando a constituição de identidades docentes que representam, controlam, regulam o uso pedagógico da realidade. Nosso viés teórico é pautado nos estudos de Michel Foucault a partir da perspectiva pós-estrutural. Assim, atentos a essas representações, as produções da rede discursiva em Educação Matemática, buscamos tensionar como os discursos em torno da docência constituem um saber específico sobre a docência contemporânea. Não apenas constituem, mas são constituídos do que denominamos saber-realidade. Tal maneira de produzir a docência segue compondo os entendimentos; segue regulando e orientando as práticas pedagógicas em prol de uma matemática contextualizada, utilitarista, lúdica, significativa. Enfim, uma matemática que esteja em todos os lugares, que pertença a todos.Universidade Federal do ParáCAPESSantos, Gilberto Silva dosBello, Samuel Edmundo Lopez2018-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/574110.18542/amazrecm.v14i31.5741Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 88-103Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 88-1032317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5741/5002/*ref*/BAMPI, Lisete Regina. O discurso da educação matemática: um sonho da razão. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999./*ref*/BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade: contribuições para a educação (matemática) contemporânea. Zetetiké, v.18, p.545-588, 2010./*ref*/BORJA, Margarete Fátima, et al. Formação em serviço de professores do ensino fundamental: um estudo a partir da resolução de problemas matemáticos. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 432-442, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018./*ref*/CEOLIN, Taíse; NEHRING, Cátia Maria. A experiência de uma futura professora com alunos de 5ª série utilizando jogos matemáticos e materiais concretos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_04.pdf. Acesso em 16 out. 2018./*ref*/DESSBESEL, Renata da Silva; CURY, Helena Noronha. A estatística ensinada em escolas públicas de cruz alta: uma pesquisa com professores. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 116-126, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em: 26.mai.2015./*ref*/DREHER, Marusa da Rosa; SEIBERT, Tania Elisa. A matemática e o tema transversal “meio ambiente” através do método de projetos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_29.pdf. Acesso em 16.out.2018./*ref*/FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a./*ref*/FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007./*ref*/FOUCAULT, Michel. Verdade, poder e si mesmo. IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. – 3 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b./*ref*/GOMES, Kelly Amorim; VARGAS, Paulo Roberto Ribeiro. Ensino e aprendizagem de matemática financeira utilizando um ambiente de modelagem matemática: um estudo de caso na educação de jovens e adultos do ensino médio. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 362-369, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018./*ref*/LAZZARDI, Luana; LIMA, Marcos Pinheiro; SCHULZ, Julhane Alice Thomas. Resolução de problemas contextualizados por meio da investigação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 661-666, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018./*ref*/MORAES, Daiana; CURY, Helena Noronha. Uma experiência de resolução de problemas com alunos de quinta série do ensino fundamental. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_03.pdf. Acesso em 16 out. 2018./*ref*/NICARETTA, Elisângela Isabel. A utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 168-176, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018./*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012./*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009./*ref*/PEREIRA, Juliane Sbaraine; NEHRING, Cátia Maria. Confronto com a realidade escolar: compreensão e significado a aprendizagem matemática. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. - Ed. UNIJUI, Ijui/RS, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_06.pdf. Acesso em 16.out.2018./*ref*/PEREZ, Evelize Martins Kruger; MENEGAZZI Marlene. As mídias e a educação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 229-234, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018./*ref*/SANTOS, Gilberto Silva dos; SANTOS, Suelen Assunção. Docências em educação matemática: composições estéticas. Anais do X ANPED SUL, Florianópolis, p. 1-21, 2014. Disponível em: xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2024-0.pdf. Acesso em: 16.out. 2018./*ref*/SANTOS, Gilberto Silva dos. Saber-realidade: das prescrições aos desejos de constituir docências na educação matemática contemporânea. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016./*ref*/SANTOS, Suelen Assunção. Experiências narradas no ciberespaço: um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009./*ref*/SELVA, Kelly Regina; CAMARGO, Mariza. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf. Acesso em 25.mai.2015./*ref*/SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014./*ref*/SOPPELSA, Janete Jacinta Carrer; MILANI, Raquel. A matemática financeira como auxílio à reflexão sobre a compra de bens de consumo. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_13.pdf. Acesso em 26.mai.2015./*ref*/VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-01T12:41:09Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5741Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-10-01T12:41:09Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
O saber-realidade e a constituição docente: filosofando a Educação Matemática contemporânea
title The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
spellingShingle The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
Santos, Gilberto Silva dos
know-reality; teaching identities. Pedagogical use of reality; pedagogical practices
saber-realidade; identidades docentes; uso pedagógico da realidade; práticas pedagógicas
title_short The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
title_full The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
title_fullStr The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
title_full_unstemmed The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
title_sort The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education
author Santos, Gilberto Silva dos
author_facet Santos, Gilberto Silva dos
Bello, Samuel Edmundo Lopez
author_role author
author2 Bello, Samuel Edmundo Lopez
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilberto Silva dos
Bello, Samuel Edmundo Lopez
dc.subject.por.fl_str_mv know-reality; teaching identities. Pedagogical use of reality; pedagogical practices
saber-realidade; identidades docentes; uso pedagógico da realidade; práticas pedagógicas
topic know-reality; teaching identities. Pedagogical use of reality; pedagogical practices
saber-realidade; identidades docentes; uso pedagógico da realidade; práticas pedagógicas
description In this article, we aim to analyze teacher narratives from what we interpret as pedagogical use of reality in Mathematics Education. The excerpts selected from a congress of the said field were organized according to their similarities, enabling the constitution of teaching identities that represent, control, and regulate the pedagogical use of reality. Our theoretical bias is based on the studies of Michel Foucault from the poststructural perspective. Thus, attentive to these representations, the productions of the discursive network in Mathematical Education, we try to stress how the discourses around the teaching constitute a specific knowledge about contemporaneity. They not only constitute, but are constituted of what we call know-reality. Such a way of producing teaching continues to compose the understandings; continues to regulate and guide pedagogical practices in favor of a contextualized, utilitarian, playful, meaningful mathematics. In short, a mathematics that is everywhere, belongs to everyone.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5741
10.18542/amazrecm.v14i31.5741
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5741
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v14i31.5741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5741/5002
/*ref*/BAMPI, Lisete Regina. O discurso da educação matemática: um sonho da razão. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.
/*ref*/BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade: contribuições para a educação (matemática) contemporânea. Zetetiké, v.18, p.545-588, 2010.
/*ref*/BORJA, Margarete Fátima, et al. Formação em serviço de professores do ensino fundamental: um estudo a partir da resolução de problemas matemáticos. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 432-442, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.
/*ref*/CEOLIN, Taíse; NEHRING, Cátia Maria. A experiência de uma futura professora com alunos de 5ª série utilizando jogos matemáticos e materiais concretos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_04.pdf. Acesso em 16 out. 2018.
/*ref*/DESSBESEL, Renata da Silva; CURY, Helena Noronha. A estatística ensinada em escolas públicas de cruz alta: uma pesquisa com professores. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 116-126, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em: 26.mai.2015.
/*ref*/DREHER, Marusa da Rosa; SEIBERT, Tania Elisa. A matemática e o tema transversal “meio ambiente” através do método de projetos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_29.pdf. Acesso em 16.out.2018.
/*ref*/FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a.
/*ref*/FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
/*ref*/FOUCAULT, Michel. Verdade, poder e si mesmo. IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. – 3 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b.
/*ref*/GOMES, Kelly Amorim; VARGAS, Paulo Roberto Ribeiro. Ensino e aprendizagem de matemática financeira utilizando um ambiente de modelagem matemática: um estudo de caso na educação de jovens e adultos do ensino médio. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 362-369, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018.
/*ref*/LAZZARDI, Luana; LIMA, Marcos Pinheiro; SCHULZ, Julhane Alice Thomas. Resolução de problemas contextualizados por meio da investigação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 661-666, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.
/*ref*/MORAES, Daiana; CURY, Helena Noronha. Uma experiência de resolução de problemas com alunos de quinta série do ensino fundamental. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_03.pdf. Acesso em 16 out. 2018.
/*ref*/NICARETTA, Elisângela Isabel. A utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 168-176, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.
/*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
/*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
/*ref*/PEREIRA, Juliane Sbaraine; NEHRING, Cátia Maria. Confronto com a realidade escolar: compreensão e significado a aprendizagem matemática. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. - Ed. UNIJUI, Ijui/RS, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_06.pdf. Acesso em 16.out.2018.
/*ref*/PEREZ, Evelize Martins Kruger; MENEGAZZI Marlene. As mídias e a educação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 229-234, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018.
/*ref*/SANTOS, Gilberto Silva dos; SANTOS, Suelen Assunção. Docências em educação matemática: composições estéticas. Anais do X ANPED SUL, Florianópolis, p. 1-21, 2014. Disponível em: xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2024-0.pdf. Acesso em: 16.out. 2018.
/*ref*/SANTOS, Gilberto Silva dos. Saber-realidade: das prescrições aos desejos de constituir docências na educação matemática contemporânea. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
/*ref*/SANTOS, Suelen Assunção. Experiências narradas no ciberespaço: um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
/*ref*/SELVA, Kelly Regina; CAMARGO, Mariza. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf. Acesso em 25.mai.2015.
/*ref*/SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
/*ref*/SOPPELSA, Janete Jacinta Carrer; MILANI, Raquel. A matemática financeira como auxílio à reflexão sobre a compra de bens de consumo. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_13.pdf. Acesso em 26.mai.2015.
/*ref*/VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 88-103
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 31 (2018): Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática; 88-103
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465149049798656