Olhares sobre tendências: o norte de minha práxis
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1616 |
Resumo: | Neste texto reflexivo, realizo uma revisitação ao que influenciou/in?ui em minha atuação como professor de Ciências Naturais. Relembro o Ensino Tradicional e sua prevalência em meus primeiros anos de docência, posteriormente questionada por meu contato com o Construtivismo e as reflexões subseqüentes, um processo onde percebi a presença da Escola Nova, do Método da Redescoberta, do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e da Interdisciplinaridade como outros elementos influentes em minha práxis, reconhecida, enfim, como produto de diferentes tendências. |
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Olhares sobre tendências: o norte de minha práxisLooking on to possibilities: the direction of a new praxismemórias de formação; narrativas docentesclass; education; praxis; teacherNeste texto reflexivo, realizo uma revisitação ao que influenciou/in?ui em minha atuação como professor de Ciências Naturais. Relembro o Ensino Tradicional e sua prevalência em meus primeiros anos de docência, posteriormente questionada por meu contato com o Construtivismo e as reflexões subseqüentes, um processo onde percebi a presença da Escola Nova, do Método da Redescoberta, do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e da Interdisciplinaridade como outros elementos influentes em minha práxis, reconhecida, enfim, como produto de diferentes tendências.In this reflective text, I recall facts which influenced my practice as a Science teacher. I recall traditional teaching and its prevalence in my first teaching years. I, then, confront such traditional methods with Constructivism. During such process I felt the presence of the New School, of the "Método da Redescoberta", and that of Science, Technology, Society and lnterdisciplinarity as products of diverse theoretical approaches which came to influence my current praxisUniversidade Federal do Paráde Santana, André Ribeiro2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/161610.18542/amazrecm.v1i0.1616Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 93-98Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 93-982317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1616/2058/*ref*/ANDRADE, R.C. Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular. In: GOULART,. I.B. (Org.) A educação na perspectiva construtivista. 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