UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira dos Santos, Raphael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kappes, Sylvio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEPEC (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/15098
Resumo: A inflação é uma das variáveis macroeconômicas de maior importância para um país, pois os níveis de preços de uma economia afetarão os custos de produção das empresas e o consumo das famílias, além de influenciarem nas decisões tomadas pelo governo e demais agentes econômicos, gerando uma cadeia de consequências na economia como um todo. O Brasil é um país que constantemente passa por períodos de aceleração inflacionária, com o último ocorrendo a partir de 2020, durante a pandemia do coronavírus, sendo a principal consequência a perda do poder de compra das famílias. O presente artigo visa, diante disso, analisar o IPCA entre setembro de 2016 até agosto de 2022, pois engloba-se o período de pandemia e permite a comparação com períodos anteriores ao início dela. Os resultados mostraram que os principais grupos responsáveis pelo aumento do IPCA são o de “Alimentos e Bebidas”, “Habitação” e “Transportes”. Os fatores internacionais, como a taxa de câmbio e a cotação das commodities, assim como o componente inercial de indexação da economia, são os principais fatores que influenciam na trajetória dos preços. Os resultados corroboram com a literatura apresentada de que o nível de preços internos é bastante afetado pelo setor externo e pelo grau de indexação da economia.
id UFPA-8_1d5046e9661c9cd1f57f326611b4ad86
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15098
network_acronym_str UFPA-8
network_name_str Cadernos CEPEC (Online)
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA: Inflação; pandemia; IPCA; coronavírus; preçosA inflação é uma das variáveis macroeconômicas de maior importância para um país, pois os níveis de preços de uma economia afetarão os custos de produção das empresas e o consumo das famílias, além de influenciarem nas decisões tomadas pelo governo e demais agentes econômicos, gerando uma cadeia de consequências na economia como um todo. O Brasil é um país que constantemente passa por períodos de aceleração inflacionária, com o último ocorrendo a partir de 2020, durante a pandemia do coronavírus, sendo a principal consequência a perda do poder de compra das famílias. O presente artigo visa, diante disso, analisar o IPCA entre setembro de 2016 até agosto de 2022, pois engloba-se o período de pandemia e permite a comparação com períodos anteriores ao início dela. Os resultados mostraram que os principais grupos responsáveis pelo aumento do IPCA são o de “Alimentos e Bebidas”, “Habitação” e “Transportes”. Os fatores internacionais, como a taxa de câmbio e a cotação das commodities, assim como o componente inercial de indexação da economia, são os principais fatores que influenciam na trajetória dos preços. Os resultados corroboram com a literatura apresentada de que o nível de preços internos é bastante afetado pelo setor externo e pelo grau de indexação da economia.Programa de Pós-Graduação em Economia - UFPAPereira dos Santos, RaphaelKappes, Sylvio2023-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/1509810.18542/cepec.v11i2.15098Cadernos CEPEC; v. 11, n. 2 (2022): CADERNOS CEPEC2238-118Xreponame:Cadernos CEPEC (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/15098/pdfDireitos autorais 2023 Raphael Pereira dos Santos, Sylvio Kappesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-16T18:52:23Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15098Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/PUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/oaicadernoscepec@gmail.com2966-11102238-118Xopendoar:2023-08-16T18:52:23Cadernos CEPEC (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
title UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
spellingShingle UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
Pereira dos Santos, Raphael
: Inflação; pandemia; IPCA; coronavírus; preços
title_short UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
title_full UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
title_fullStr UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
title_sort UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA NA PANDEMIA A PARTIR DOS DADOS DO IPCA
author Pereira dos Santos, Raphael
author_facet Pereira dos Santos, Raphael
Kappes, Sylvio
author_role author
author2 Kappes, Sylvio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira dos Santos, Raphael
Kappes, Sylvio
dc.subject.por.fl_str_mv : Inflação; pandemia; IPCA; coronavírus; preços
topic : Inflação; pandemia; IPCA; coronavírus; preços
description A inflação é uma das variáveis macroeconômicas de maior importância para um país, pois os níveis de preços de uma economia afetarão os custos de produção das empresas e o consumo das famílias, além de influenciarem nas decisões tomadas pelo governo e demais agentes econômicos, gerando uma cadeia de consequências na economia como um todo. O Brasil é um país que constantemente passa por períodos de aceleração inflacionária, com o último ocorrendo a partir de 2020, durante a pandemia do coronavírus, sendo a principal consequência a perda do poder de compra das famílias. O presente artigo visa, diante disso, analisar o IPCA entre setembro de 2016 até agosto de 2022, pois engloba-se o período de pandemia e permite a comparação com períodos anteriores ao início dela. Os resultados mostraram que os principais grupos responsáveis pelo aumento do IPCA são o de “Alimentos e Bebidas”, “Habitação” e “Transportes”. Os fatores internacionais, como a taxa de câmbio e a cotação das commodities, assim como o componente inercial de indexação da economia, são os principais fatores que influenciam na trajetória dos preços. Os resultados corroboram com a literatura apresentada de que o nível de preços internos é bastante afetado pelo setor externo e pelo grau de indexação da economia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/15098
10.18542/cepec.v11i2.15098
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/15098
identifier_str_mv 10.18542/cepec.v11i2.15098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/15098/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Raphael Pereira dos Santos, Sylvio Kappes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Raphael Pereira dos Santos, Sylvio Kappes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Economia - UFPA
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Economia - UFPA
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEPEC; v. 11, n. 2 (2022): CADERNOS CEPEC
2238-118X
reponame:Cadernos CEPEC (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Cadernos CEPEC (Online)
collection Cadernos CEPEC (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEPEC (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv cadernoscepec@gmail.com
_version_ 1806551946221322240