Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612 |
Resumo: | A presente pesquisa de doutorado visa compreender como é realizada a tradução para o violão, de padrões rítmicos da cultura musical paraense, na obra do compositor e violonista Sebastião Tapajós, através do estudo de sua obra autoral registrada em fonogramas a partir de 1962 e como essa compreensão e estudo diário foram traduzidos, resultando na criação de uma nova obra, a “Rio Surubiú Suíte”, composta por mim, com base no estudo e entendimento de características musicais encontradas na obra pesquisada. Mostra o quanto a pesquisa contribui para a inserção do nome e obra do artista para a academia. Nesse universo musical, procuro mostrar as facetas composicionais de Sebastião Tapajós, que nomeio como: O Concertista Intérprete, o Compositor Brasileiro e o Amazônida, sendo essa última o lugar de busca em que procuro evidenciar aspectos da criação musical, performance, uso de técnicas violonísticas e estilo na obra do artista. Os autores que me ajudaram no entendimento e escrita são: Castro (2011), Copland (2011), Ferraz (2007), Ferreira (2016), Freitas, Garcia (2007), Loureiro (2000), Padovani e Ferraz (2011), Ribeiro (2006), Nascimento (2013), Oliveira (2000), Rezende (2007), Salles (2005), Saraiva (2018), Sena (2014), Sebastião Tapajós (2019), Silva e Rolkouski e Thompson (2004). A metodologia usada na pesquisa foi a de campo, com encontros e entrevistas com o artista, com músicos, amigos e produtores que, de alguma forma, estão ligados a Sebastião Tapajós e sua obra; audição da obra e leitura de partituras de parte dessa obra. Junto à tese, foi lançado um canal no YouTube com entrevistas, performances, ensaios, que aconteceram durante a pesquisa de campo, com o próprio compositor e outros artistas. |
id |
UFPA_08545cef0bdf83f0c4b2ed1cb0055c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/15612 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2023-05-22T19:31:05Z2023-05-22T19:31:05Z2021-11-05BEZERRA, José Maria Carvalho. Diálogo e Tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo. Orientadora: Líliam Barros Cohen. 2021. 136 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612A presente pesquisa de doutorado visa compreender como é realizada a tradução para o violão, de padrões rítmicos da cultura musical paraense, na obra do compositor e violonista Sebastião Tapajós, através do estudo de sua obra autoral registrada em fonogramas a partir de 1962 e como essa compreensão e estudo diário foram traduzidos, resultando na criação de uma nova obra, a “Rio Surubiú Suíte”, composta por mim, com base no estudo e entendimento de características musicais encontradas na obra pesquisada. Mostra o quanto a pesquisa contribui para a inserção do nome e obra do artista para a academia. Nesse universo musical, procuro mostrar as facetas composicionais de Sebastião Tapajós, que nomeio como: O Concertista Intérprete, o Compositor Brasileiro e o Amazônida, sendo essa última o lugar de busca em que procuro evidenciar aspectos da criação musical, performance, uso de técnicas violonísticas e estilo na obra do artista. Os autores que me ajudaram no entendimento e escrita são: Castro (2011), Copland (2011), Ferraz (2007), Ferreira (2016), Freitas, Garcia (2007), Loureiro (2000), Padovani e Ferraz (2011), Ribeiro (2006), Nascimento (2013), Oliveira (2000), Rezende (2007), Salles (2005), Saraiva (2018), Sena (2014), Sebastião Tapajós (2019), Silva e Rolkouski e Thompson (2004). A metodologia usada na pesquisa foi a de campo, com encontros e entrevistas com o artista, com músicos, amigos e produtores que, de alguma forma, estão ligados a Sebastião Tapajós e sua obra; audição da obra e leitura de partituras de parte dessa obra. Junto à tese, foi lançado um canal no YouTube com entrevistas, performances, ensaios, que aconteceram durante a pesquisa de campo, com o próprio compositor e outros artistas.This doctorate research aims to understand how the translation of rhythmic patterns of the musical culture of Pará into the guitar is carried out in the work of composer and guitarist Sebastião Tapajós, through the study of his authorial work registered in phonograms from 1962 and how this understanding and daily study were translated, resulting in the creation of a new work, the “Rio Surubiú Suite”, composed by me, based on the study and understanding of musical characteristics found in the researched work. It shows how much research contributes to the insertion of the artist's name and work to the academy. In this musical universe, I try to show the compositional facets of Sebastião Tapajós, which I name as: The Concertist Performer, the Brazilian Composer and the Amazônida. The Amazônida is the place where I seek to highlight aspects of musical creation, performance, use of techniques guitar and style in the artist's work. The authors who helped me in understanding and writing are: Castro (2011), Copland (2011), Ferraz (2007), Ferreira (2016), Freitas, Garcia (2007), Loureiro (2000), Padovani and Ferraz (2011), Ribeiro (2006), Nascimento (2013), Oliveira (2000), Rezende (2007), Salles (2005), Saraiva (2018), Sena (2014), Sebastião Tapajós (2019), Silva and Rolkouski and Thompson (2004). The methodology used in the research was the fieldwork, with meetings and interviews with the artist, musicians, friends, and producers who are, somehow, connected to Sebastião Tapajós and his work; listening to the work, and reading scores of part of this work. Along with the thesis, a YouTube channel was launched with interviews, performances, rehearsals, which took place during the field research, with the composer himself and other artists.Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-05-22T19:29:28Z No. of bitstreams: 2 Tese_DialogoSebartiaoTapajos.pdf: 7063244 bytes, checksum: 25b9e1fdf0de040877ebeb7fd4982384 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-05-22T19:31:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_DialogoSebartiaoTapajos.pdf: 7063244 bytes, checksum: 25b9e1fdf0de040877ebeb7fd4982384 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-22T19:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_DialogoSebartiaoTapajos.pdf: 7063244 bytes, checksum: 25b9e1fdf0de040877ebeb7fd4982384 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-11-05CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Artehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICATEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESARTESMúsica - ParáSebastião TapajósCriação musicalDiálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCOHEN, Líliam Cristina Barroshttp://lattes.cnpq.br/0286644614789784http://lattes.cnpq.br/4117249413185493BEZERRA, José Maria CarvalhoORIGINALTese_DialogoSebartiaoTapajos.pdfTese_DialogoSebartiaoTapajos.pdfapplication/pdf7063244https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15612/1/Tese_DialogoSebartiaoTapajos.pdf25b9e1fdf0de040877ebeb7fd4982384MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15612/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15612/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/156122024-03-05 10:51:00.069oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-03-05T13:51Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo |
title |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo |
spellingShingle |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo BEZERRA, José Maria Carvalho CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música - Pará Sebastião Tapajós Criação musical TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
title_short |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo |
title_full |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo |
title_fullStr |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo |
title_full_unstemmed |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo |
title_sort |
Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo |
author |
BEZERRA, José Maria Carvalho |
author_facet |
BEZERRA, José Maria Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COHEN, Líliam Cristina Barros |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0286644614789784 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4117249413185493 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, José Maria Carvalho |
contributor_str_mv |
COHEN, Líliam Cristina Barros |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música - Pará Sebastião Tapajós Criação musical TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Pará Sebastião Tapajós Criação musical |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES |
description |
A presente pesquisa de doutorado visa compreender como é realizada a tradução para o violão, de padrões rítmicos da cultura musical paraense, na obra do compositor e violonista Sebastião Tapajós, através do estudo de sua obra autoral registrada em fonogramas a partir de 1962 e como essa compreensão e estudo diário foram traduzidos, resultando na criação de uma nova obra, a “Rio Surubiú Suíte”, composta por mim, com base no estudo e entendimento de características musicais encontradas na obra pesquisada. Mostra o quanto a pesquisa contribui para a inserção do nome e obra do artista para a academia. Nesse universo musical, procuro mostrar as facetas composicionais de Sebastião Tapajós, que nomeio como: O Concertista Intérprete, o Compositor Brasileiro e o Amazônida, sendo essa última o lugar de busca em que procuro evidenciar aspectos da criação musical, performance, uso de técnicas violonísticas e estilo na obra do artista. Os autores que me ajudaram no entendimento e escrita são: Castro (2011), Copland (2011), Ferraz (2007), Ferreira (2016), Freitas, Garcia (2007), Loureiro (2000), Padovani e Ferraz (2011), Ribeiro (2006), Nascimento (2013), Oliveira (2000), Rezende (2007), Salles (2005), Saraiva (2018), Sena (2014), Sebastião Tapajós (2019), Silva e Rolkouski e Thompson (2004). A metodologia usada na pesquisa foi a de campo, com encontros e entrevistas com o artista, com músicos, amigos e produtores que, de alguma forma, estão ligados a Sebastião Tapajós e sua obra; audição da obra e leitura de partituras de parte dessa obra. Junto à tese, foi lançado um canal no YouTube com entrevistas, performances, ensaios, que aconteceram durante a pesquisa de campo, com o próprio compositor e outros artistas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-22T19:31:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-22T19:31:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, José Maria Carvalho. Diálogo e Tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo. Orientadora: Líliam Barros Cohen. 2021. 136 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, José Maria Carvalho. Diálogo e Tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo. Orientadora: Líliam Barros Cohen. 2021. 136 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612. Acesso em:. |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15612/1/Tese_DialogoSebartiaoTapajos.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15612/2/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15612/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25b9e1fdf0de040877ebeb7fd4982384 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771873830174720 |