Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAGICA, Frank de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136
Resumo: A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema de análise para tratar uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico. Esta cena está constituída por uma superposição de vários gêneros musicais que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva aonde os grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para a compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou três artistas paraenses - Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown. Sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical. Três foram os locais selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, foi o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término deste processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso Estado e, consequentemente, trazer contribuições não somente para o âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.
id UFPA_c28527f3d25c36adba71e00a3c693af5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/10136
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2018-08-21T19:03:55Z2018-08-022018-08-21T19:03:55Z2018-06-27SAGICA, Frank de Lima. Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema de análise para tratar uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico. Esta cena está constituída por uma superposição de vários gêneros musicais que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva aonde os grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para a compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou três artistas paraenses - Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown. Sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical. Três foram os locais selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, foi o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término deste processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso Estado e, consequentemente, trazer contribuições não somente para o âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.This ethnographic research proposes the new concept - neotribal music scene, used as analysis system to treat a musical scene in Belém/PA hitherto investigated in academia. This scene is composed of a superposition of various musical genres that includes multiple spaces of interaction and collective experience where groups experience different types and forms of sociability and intersubjective peculiarities in a given cultural context. For understanding the formation and path of this scene, the three artists from Pará focused ethnographic clipping - Roosevelt Bala, lead singer of the band Zona Rural; Markinho Duran, solo artist and Bruno Rodriguez, lead singer of the band Reggaetown, being the rock, pop and reggae their respective musical genres. The investigation covers the intersection of theorized under the marketing bias with the production in the musical field. Three were locals selected for field research: Mormaço Bar and Art, Old School Rock Bar and Templarios Bar and restaurant. Investigate how articulates the artistic practice with the dynamics of Pará's capital night market, under an ethnomusicological perspective, is the main goal of this research. The study touches points of confluence between the processes of production, circulation and consumption of music, guided by the analysis of the aspects of social life and cultural analysis of the music, he was determined to reach, at the end of this process, a form of appreciation and recognition of the quality of local music production and cultural diversity of our State and, consequently, bringing not only contributions to the field of ethnomusicology, as well as the artistic medium.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICATEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESARTESCena musical - Belém-PAEtnomusicologiaNeotribalismoMúsica e mercadoUma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artísticoA musical scene neotribal in the evenings in Belem/PA: multi-faceted artistic market traits.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCHADA, Sonia Maria Moraeshttp://lattes.cnpq.br/1004865944722134http://lattes.cnpq.br/8004834965526037SAGICA, Frank de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdfDissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdfapplication/pdf5092614http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/1/Dissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdf7c7a1535b19f63f1c5da12b0017f3cceMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdf.txtDissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdf.txtExtracted texttext/plain192709http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/6/Dissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdf.txt0dfddd611bd88297ec19aedfd3f92f50MD562011/101362019-12-17 15:46:20.982oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-12-17T18:46:20Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A musical scene neotribal in the evenings in Belem/PA: multi-faceted artistic market traits.
title Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
spellingShingle Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
SAGICA, Frank de Lima
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Cena musical - Belém-PA
Etnomusicologia
Neotribalismo
Música e mercado
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
ARTES
title_short Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
title_full Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
title_fullStr Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
title_full_unstemmed Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
title_sort Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico
author SAGICA, Frank de Lima
author_facet SAGICA, Frank de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CHADA, Sonia Maria Moraes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1004865944722134
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8004834965526037
dc.contributor.author.fl_str_mv SAGICA, Frank de Lima
contributor_str_mv CHADA, Sonia Maria Moraes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Cena musical - Belém-PA
Etnomusicologia
Neotribalismo
Música e mercado
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Cena musical - Belém-PA
Etnomusicologia
Neotribalismo
Música e mercado
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema de análise para tratar uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico. Esta cena está constituída por uma superposição de vários gêneros musicais que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva aonde os grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para a compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou três artistas paraenses - Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown. Sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical. Três foram os locais selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, foi o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término deste processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso Estado e, consequentemente, trazer contribuições não somente para o âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-21T19:03:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-02
2018-08-21T19:03:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAGICA, Frank de Lima. Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136
identifier_str_mv SAGICA, Frank de Lima. Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/1/Dissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10136/6/Dissertacao_CenaMusicalBelenenses.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c7a1535b19f63f1c5da12b0017f3cce
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
0dfddd611bd88297ec19aedfd3f92f50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771915030822912