A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FROTA, Antonio Juvenil da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967
Resumo: Trânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens.
id UFPA_12d3060a41635af8e310654b633a6242
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/9967
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2018-06-08T19:07:47Z2016-01-082018-06-08T19:07:47Z2015-12-17FROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967Trânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens.Ways and epistemological strategies in Art in the Amazons is the research line that is linked to this thesis, whose object of study are the landscapes paintings of Pinto Guimarães, made up during the second half of the twentieth century. It aims to observe the paintings of the local artist Pinto Guimarães, both in its procedural aspects of execution, as in the thematic choice of scenarios and landscaped grounds, as well as the pictorial technique visual, relating its stylistic features to those of nineteenth century French Impressionist paintings. The methodology is theoretical by documentary contribution and biographical, with which paintings produced by the artist in 1963 to 1996 are observed from original works and by reading photographs of important works belonging to private and public collections. This study brings together authors of art history dealing with the fundamentals of French impressionist school, among which stand out Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010) Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) and Hauser (1998). It brings to light the visual legacy that landscape paintings brought to contemporary pictorial art in Belém, according to the stylistic influences to which they were subjected during the period in which they were held. Finally, this research points to the neutral marks of existence of Impressionism in the artist's work and characteristics linked to modernity, but also reveals the true motivations that led the author to the development of his landscape paintings.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURATEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESARTESPinto GuimarãesPintura paisagística brasileiraPintura - AmazôniaPintores impressionistasA luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto GuimarãesThe light, the theme and the technique: the Impressionist relationship in the landscape paintings of Pinto Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS FILHO, Alexandre Silva doshttp://lattes.cnpq.br/7245793164008684http://lattes.cnpq.br/9800438460386610FROTA, Antonio Juvenil dainfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55ORIGINALDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdfDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdfapplication/pdf8267498http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/6/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdfd08e95083f47e4615636e9066c541ec4MD56TEXTDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txtDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txtExtracted texttext/plain381505http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/7/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txt7b472f769508a29cb705e7df7b1d08a2MD572011/99672018-06-09 02:32:35.558oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-06-09T05:32:35Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The light, the theme and the technique: the Impressionist relationship in the landscape paintings of Pinto Guimarães
title A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
spellingShingle A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
FROTA, Antonio Juvenil da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Pinto Guimarães
Pintura paisagística brasileira
Pintura - Amazônia
Pintores impressionistas
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
ARTES
title_short A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
title_full A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
title_fullStr A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
title_full_unstemmed A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
title_sort A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
author FROTA, Antonio Juvenil da
author_facet FROTA, Antonio Juvenil da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7245793164008684
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9800438460386610
dc.contributor.author.fl_str_mv FROTA, Antonio Juvenil da
contributor_str_mv SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Pinto Guimarães
Pintura paisagística brasileira
Pintura - Amazônia
Pintores impressionistas
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Pinto Guimarães
Pintura paisagística brasileira
Pintura - Amazônia
Pintores impressionistas
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description Trânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-08
2018-06-08T19:07:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-08T19:07:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967>. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967
identifier_str_mv FROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967>. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/6/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/7/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
d08e95083f47e4615636e9066c541ec4
7b472f769508a29cb705e7df7b1d08a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801772001698775040