A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967 |
Resumo: | Trânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens. |
id |
UFPA_12d3060a41635af8e310654b633a6242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/9967 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2018-06-08T19:07:47Z2016-01-082018-06-08T19:07:47Z2015-12-17FROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967Trânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens.Ways and epistemological strategies in Art in the Amazons is the research line that is linked to this thesis, whose object of study are the landscapes paintings of Pinto Guimarães, made up during the second half of the twentieth century. It aims to observe the paintings of the local artist Pinto Guimarães, both in its procedural aspects of execution, as in the thematic choice of scenarios and landscaped grounds, as well as the pictorial technique visual, relating its stylistic features to those of nineteenth century French Impressionist paintings. The methodology is theoretical by documentary contribution and biographical, with which paintings produced by the artist in 1963 to 1996 are observed from original works and by reading photographs of important works belonging to private and public collections. This study brings together authors of art history dealing with the fundamentals of French impressionist school, among which stand out Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010) Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) and Hauser (1998). It brings to light the visual legacy that landscape paintings brought to contemporary pictorial art in Belém, according to the stylistic influences to which they were subjected during the period in which they were held. Finally, this research points to the neutral marks of existence of Impressionism in the artist's work and characteristics linked to modernity, but also reveals the true motivations that led the author to the development of his landscape paintings.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURATEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESARTESPinto GuimarãesPintura paisagística brasileiraPintura - AmazôniaPintores impressionistasA luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto GuimarãesThe light, the theme and the technique: the Impressionist relationship in the landscape paintings of Pinto Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS FILHO, Alexandre Silva doshttp://lattes.cnpq.br/7245793164008684http://lattes.cnpq.br/9800438460386610FROTA, Antonio Juvenil dainfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55ORIGINALDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdfDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdfapplication/pdf8267498http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/6/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdfd08e95083f47e4615636e9066c541ec4MD56TEXTDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txtDissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txtExtracted texttext/plain381505http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/7/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txt7b472f769508a29cb705e7df7b1d08a2MD572011/99672018-06-09 02:32:35.558oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-06-09T05:32:35Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The light, the theme and the technique: the Impressionist relationship in the landscape paintings of Pinto Guimarães |
title |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães |
spellingShingle |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães FROTA, Antonio Juvenil da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA Pinto Guimarães Pintura paisagística brasileira Pintura - Amazônia Pintores impressionistas TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
title_short |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães |
title_full |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães |
title_fullStr |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães |
title_full_unstemmed |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães |
title_sort |
A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães |
author |
FROTA, Antonio Juvenil da |
author_facet |
FROTA, Antonio Juvenil da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7245793164008684 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9800438460386610 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FROTA, Antonio Juvenil da |
contributor_str_mv |
SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA Pinto Guimarães Pintura paisagística brasileira Pintura - Amazônia Pintores impressionistas TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pinto Guimarães Pintura paisagística brasileira Pintura - Amazônia Pintores impressionistas |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES |
description |
Trânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-08 2018-06-08T19:07:47Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-08T19:07:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967 |
identifier_str_mv |
FROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/6/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9967/7/Dissertacao_PinturaPintoGuimaraes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 d08e95083f47e4615636e9066c541ec4 7b472f769508a29cb705e7df7b1d08a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801772001698775040 |