Formação docente em contexto: processos de investigação-ação sobre a abordagem de conhecimento químico nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Elias Brandão de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-2012-4081
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12434
Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa se centra em quatro professoras, que se mostraram motivadas em constituir um grupo de pesquisa/formação, no contexto escolar dos anos iniciais. Objetivo compreender: em que termos uma experiência formativa em contexto por meio de práticas de investigação-ação (IA) pode contribuir para que professoras dos anos iniciais discutam e promovam a abordagem do conhecimento químico em suas aulas? Para tanto, foi assumido as ideias de W. Carr, S. Kemmis (1998) e J.Elliott (1990) na perspectiva dos conceitos de IA, assim reconhecendo as potencialidades desta metodologia, professoras-Colaboradoras assumiram-na no processo investigativo da própria prática. Desse modo, a partir das necessidades de (in) formação que emergiam das narrativas das professoras e dos encaminhamentos traçados pela metodologia de investigação adotada, foi se desenhando o design de formação, por meio de Encontros Formativos Colaborativos. Os instrumentos utilizados foram: diário de formação, questionários, registros audiovisuais e entrevista. Analisei os dados seguindo as orientações da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). Da desconstrução e reconstrução do Corpus, por sentidos e significados, emergiram dois eixos de análise: i) Professoras dos anos inciais: o que dizem sobre si e sobre o ensino de ciências que realizam e ii) Conhecimentos Químicos: reflexões e diálogos experienciados na prática docente Os resultados revelam que a) os processos de formação inicial das professoras, em grande parte, comungam por sua fragmentação entre teoria e prática na Educação em ciências e incipiente no trato dos conteúdos e metodologias de abordagem para o Ensino de Ciências; b) o grupo, constituído pelo Professor-ASSESSOR e Professoras-COLABORADORAS, assumiu posições ativas na abordagem da temática “Transformações químicas e o processo de enferrujamento”, cada um fazendo uso da autonomia de julgamento, no movimento reflexivo, para tomadas de decisões em colaboração, assumindo na ação os aportes teóricos e as novas/outras experiências profissionais fomentadas c) O processo de IA incorporou elementos inovadores da concepção teórica do Ensino de Ciências nos anos iniciais, possibilitando formar professores reflexivos e pesquisadores sobre a própria prática, por meio do planejamento e implementação de ações, direcionadas para o tratamento de problemas vivenciados no exercício profissional.
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spelling 2020-07-18T00:35:51Z2020-07-18T00:35:51Z2018-12-20Castro, Elias Brandão de. Formação docente em contexto: processos de investigação-ação sobre a abordagem de conhecimento químico nos anos iniciais. Orientador: Prof. Dr, Wilton Rabelo Pessoa. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: . Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12434Esta pesquisa de natureza qualitativa se centra em quatro professoras, que se mostraram motivadas em constituir um grupo de pesquisa/formação, no contexto escolar dos anos iniciais. Objetivo compreender: em que termos uma experiência formativa em contexto por meio de práticas de investigação-ação (IA) pode contribuir para que professoras dos anos iniciais discutam e promovam a abordagem do conhecimento químico em suas aulas? Para tanto, foi assumido as ideias de W. Carr, S. Kemmis (1998) e J.Elliott (1990) na perspectiva dos conceitos de IA, assim reconhecendo as potencialidades desta metodologia, professoras-Colaboradoras assumiram-na no processo investigativo da própria prática. Desse modo, a partir das necessidades de (in) formação que emergiam das narrativas das professoras e dos encaminhamentos traçados pela metodologia de investigação adotada, foi se desenhando o design de formação, por meio de Encontros Formativos Colaborativos. Os instrumentos utilizados foram: diário de formação, questionários, registros audiovisuais e entrevista. Analisei os dados seguindo as orientações da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). Da desconstrução e reconstrução do Corpus, por sentidos e significados, emergiram dois eixos de análise: i) Professoras dos anos inciais: o que dizem sobre si e sobre o ensino de ciências que realizam e ii) Conhecimentos Químicos: reflexões e diálogos experienciados na prática docente Os resultados revelam que a) os processos de formação inicial das professoras, em grande parte, comungam por sua fragmentação entre teoria e prática na Educação em ciências e incipiente no trato dos conteúdos e metodologias de abordagem para o Ensino de Ciências; b) o grupo, constituído pelo Professor-ASSESSOR e Professoras-COLABORADORAS, assumiu posições ativas na abordagem da temática “Transformações químicas e o processo de enferrujamento”, cada um fazendo uso da autonomia de julgamento, no movimento reflexivo, para tomadas de decisões em colaboração, assumindo na ação os aportes teóricos e as novas/outras experiências profissionais fomentadas c) O processo de IA incorporou elementos inovadores da concepção teórica do Ensino de Ciências nos anos iniciais, possibilitando formar professores reflexivos e pesquisadores sobre a própria prática, por meio do planejamento e implementação de ações, direcionadas para o tratamento de problemas vivenciados no exercício profissional.The qualitative research focuses on four teachers, who were motivated to constitute a research/ training group, in the school context of the initial years. Objective understands: in what terms a formative experience in the context of action-research work (IA) can contribute to the teachers of years in which they discuss and promote a knowledge approach in their classes? To that end, it was assumed as ideas of W. Carr, S. Kemmis (1998) and J. Elliott (1990) from the perspective of the concepts of AI, thus being recognized as potential of the methodology, teacher-researchers assumed themselves in the investigative process of practice. Thus, from the needs of (in) formation that emerge from the narratives of the teachers and the clothes traced by the adopted methodology of methodology, was designing the training designer, through Assisted-Collaborative Formative Meetings. The instruments used were: training diary, questionnaires, audiovisual records and interview. I analyzed the data following the guidelines of the Discursive Textual Analysis (MORAES and GALIAZZI, 2007). The deconstruction and reconstruction of the corpus, through concepts and meanings, emerged three axes of analysis and (1) Chemical Knowledge: reflections and dialogues experienced in practice. The results revealed that: a) initial teacher training, in large part, coincides with its fragmentation between theory and practice in science and incident education; b) the group, composed of teacher-ASSESSOR and teachers-COLLABORATORS, took active positions in the treatment of Professor Ana's problem and in the approach to the theme "Chemical transformations and the rusting process", each making use of the autonomy of judgment, in the reflective movement, for collaborative decision-making, assuming in action the theoretical contributions and new / other professional experiences fostered c) The AI process incorporated innovative elements of the theoretical conception of Science Teaching in the initial years, making it possible to train reflective teachers and researchers about the practice itself, through the planning and implementation of actions, directed to the treatment of problems experienced in the professional exercise.SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUAporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e Científica1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃOCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICAFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASInvestigação-açãoConhecimentos químicosFormaçãoResearch-ActionChemical KnowledgeTrainingFormação docente em contexto: processos de investigação-ação sobre a abordagem de conhecimento químico nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPessoa, Wilton Rabelohttp://lattes.cnpq.br/0244057330247829https://orcid.org/0000-0002-9966-9585http://lattes.cnpq.br/6556078723953862Castro, Elias Brandão dehttps://orcid.org/0000-0002-2012-4081info:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_FormacaoDocenteContexto.pdfDissertacao_FormacaoDocenteContexto.pdfapplication/pdf1689526http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12434/1/Dissertacao_FormacaoDocenteContexto.pdf419b4d779134b40671acd508e603ff57MD51Produto_InvestigacaoAcaoEscola.pdfProduto_InvestigacaoAcaoEscola.pdfapplication/pdf992589http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12434/2/Produto_InvestigacaoAcaoEscola.pdf7f62a6da8368d6ecd8b90233db5760fbMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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