Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Breno Farias da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15059
Resumo: O transporte de grãos na região Amazônica é realizado por hidrovias e rodovias, entretanto, há problemas de congestionamentos nos acessos e produtividade dos portos que ainda é baixa. Durante algumas décadas a produção brasileira de granéis vem experimentando um grande crescimento, a busca por melhores soluções logísticas no âmbito do escoamento da produção no menor tempo e ao menor custo, trouxe para a região amazônica um papel de destaque. Sendo a maior bacia hidrográfica do mundo, suas vias navegáveis tornaram-se um dos mais importantes eixos para toda a produção nacional. Não obstante com a previsão do aumento da produção, tornou-se imprescindível o desenvolvimento de métodos estratégicos para assegurar a viabilidade e a otimização dela, deste modo, as principais empresas atuantes neste mercado já utilizam os modelos de comboios fluviais para o escoamento. No cenário da competitividade, foram elaborados meios e formas para melhorar a sua logística de transportes, empregando medidas suficientes para o crescimento de todo o processo. Sabe-se que o processo de granéis agrícolas por comboios de empurra, é realizado através de barcaças fluviais. Esses projetos foram desenvolvidos em um outro cenário de navegação e demanda. Em busca de uma solução mais adequada, com as condições do ambiente de navegação amazônico e das elevadas capacidades necessárias para os comboios de empurra graneleiros, este trabalho tem como escopo fundamental elaborar um determinado modelo na formação de comboio fluvial que pudesse analisar o custo adicional para comboios acima de 210 m, que pretendem navegar no Estreito de Breves-PA, utilizando as possíveis formações que gerariam uma melhor viabilidade econômica dos comboios fluviais empregadas na Amazônia, sendo o modelo apresentado nessa dissertação de grande importância para otimização para a formação dos comboios de empurra, uma vez que poderia obter o custo por tonelada para cada formação devido as exigências normativas para a navegação na região dos estreitos da ilha do Marajó com os seguintes resultados: empurradores extras para comboios de 35 e 45 barcaças e empurradores auxiliares (batedores) para as formações de 25, 35 e 45 barcaças, gerando aspectos altamente positivos no âmbito comercial para as grandes empresas que utilizam deste tipo de serviço.
id UFPA_2668af276f063f07e8b54c5fad74e530
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/15059
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2022-11-29T13:06:51Z2022-11-29T13:06:51Z2022-09-26SILVA, Breno Farias da. Formação de comboios fluviais para o transporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia. Orientador: Hito Braga de Moraes; Coorientador: Marcus Pinto da Costa da Rocha. 2022.133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15059. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15059O transporte de grãos na região Amazônica é realizado por hidrovias e rodovias, entretanto, há problemas de congestionamentos nos acessos e produtividade dos portos que ainda é baixa. Durante algumas décadas a produção brasileira de granéis vem experimentando um grande crescimento, a busca por melhores soluções logísticas no âmbito do escoamento da produção no menor tempo e ao menor custo, trouxe para a região amazônica um papel de destaque. Sendo a maior bacia hidrográfica do mundo, suas vias navegáveis tornaram-se um dos mais importantes eixos para toda a produção nacional. Não obstante com a previsão do aumento da produção, tornou-se imprescindível o desenvolvimento de métodos estratégicos para assegurar a viabilidade e a otimização dela, deste modo, as principais empresas atuantes neste mercado já utilizam os modelos de comboios fluviais para o escoamento. No cenário da competitividade, foram elaborados meios e formas para melhorar a sua logística de transportes, empregando medidas suficientes para o crescimento de todo o processo. Sabe-se que o processo de granéis agrícolas por comboios de empurra, é realizado através de barcaças fluviais. Esses projetos foram desenvolvidos em um outro cenário de navegação e demanda. Em busca de uma solução mais adequada, com as condições do ambiente de navegação amazônico e das elevadas capacidades necessárias para os comboios de empurra graneleiros, este trabalho tem como escopo fundamental elaborar um determinado modelo na formação de comboio fluvial que pudesse analisar o custo adicional para comboios acima de 210 m, que pretendem navegar no Estreito de Breves-PA, utilizando as possíveis formações que gerariam uma melhor viabilidade econômica dos comboios fluviais empregadas na Amazônia, sendo o modelo apresentado nessa dissertação de grande importância para otimização para a formação dos comboios de empurra, uma vez que poderia obter o custo por tonelada para cada formação devido as exigências normativas para a navegação na região dos estreitos da ilha do Marajó com os seguintes resultados: empurradores extras para comboios de 35 e 45 barcaças e empurradores auxiliares (batedores) para as formações de 25, 35 e 45 barcaças, gerando aspectos altamente positivos no âmbito comercial para as grandes empresas que utilizam deste tipo de serviço.The transport of grains in the Amazon region is carried out by waterways and highways, however, there are problems of congestion in the accesses and productivity of the ports that is still low. In the last decades the Brazilian bulk production has been experiencing a great growth, the search for better logistical solutions in the scope of the production flow in the shortest time and at the lowest cost, has brought a prominent role to the Amazon region. As the largest watershed in the world, its waterways have become one of the most important axes for all national production. Notwithstanding the forecast of increased production, it has become essential to develop strategic methods to ensure its viability and optimization, in this way, the main companies operating in this market already use river convoy models for flow. In the competitive scenario, ways and means were developed to improve its transport logistics, employing sufficient measures to optimize the entire process. It is known that the agricultural bulk process by push convoys is carried out by river barges. These projects were developed in a different navigation and demand scenario. In search of a more adequate solution, with the conditions of the Amazonian navigation environment and the high capacities necessary for the bulk carrier convoys, this work has the fundamental scope to elaborate on model in the fluvial convoy formation that could analyze the additional cost for convoys over 210 m, which intend to navigate in the Estreito de Breves-PA, using the possible formations that would generate a better economic viability of the fluvial convoys used in the Amazon, being the model presented in this dissertation of great importance for optimization for the formation of the convoys of push, since it could obtain the cost per ton for each formation due to the normative requirements for navigation in the region of the straits of the island of Marajó with the following results: extra pushers for convoys of 35 and 45 barges and auxiliary pushers (scouts) for the formations of 25, 35 and 45 barges, generating highly positive aspects s in the commercial scope for large companies that use this type of service.Submitted by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2022-11-29T13:06:34Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoComboiosFluviais.pdf: 5636373 bytes, checksum: d0c3f2208afd133a3b1a0cce1ce7fd6f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2022-11-29T13:06:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoComboiosFluviais.pdf: 5636373 bytes, checksum: d0c3f2208afd133a3b1a0cce1ce7fd6f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-29T13:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoComboiosFluviais.pdf: 5636373 bytes, checksum: d0c3f2208afd133a3b1a0cce1ce7fd6f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-09-26porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Engenharia NavalUFPABrasilInstituto de TecnologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD ROMDisponível na Internet, via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.brreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::ENGENHARIASTECNOLOGIA NAVALANÁLISE DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS NAVAISModelo matemáticocomboios fluviaisotimizaçãoregião amazônicaFormação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMORAES, Hito Braga dehttp://lattes.cnpq.br/5044859479302394ROCHA, Marcus Pinto da Costa dahttp://lattes.cnpq.br/7169569605967930http://lattes.cnpq.br/0204734554943189SILVA, Breno Farias daORIGINALDissertacao_FormacaoComboiosFluviais.pdfDissertacao_FormacaoComboiosFluviais.pdfapplication/pdf5636373https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15059/1/Dissertacao_FormacaoComboiosFluviais.pdfd0c3f2208afd133a3b1a0cce1ce7fd6fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15059/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15059/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/150592024-09-09 09:58:18.908oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-09-09T12:58:18Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
title Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
spellingShingle Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
SILVA, Breno Farias da
CNPQ::ENGENHARIAS
Modelo matemático
comboios fluviais
otimização
região amazônica
TECNOLOGIA NAVAL
ANÁLISE DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS NAVAIS
title_short Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
title_full Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
title_fullStr Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
title_full_unstemmed Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
title_sort Formação de comboios fluviais para o trnsporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia
author SILVA, Breno Farias da
author_facet SILVA, Breno Farias da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MORAES, Hito Braga de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5044859479302394
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv ROCHA, Marcus Pinto da Costa da
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7169569605967930
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0204734554943189
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Breno Farias da
contributor_str_mv MORAES, Hito Braga de
ROCHA, Marcus Pinto da Costa da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Modelo matemático
comboios fluviais
otimização
região amazônica
TECNOLOGIA NAVAL
ANÁLISE DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS NAVAIS
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo matemático
comboios fluviais
otimização
região amazônica
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv TECNOLOGIA NAVAL
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ANÁLISE DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS NAVAIS
description O transporte de grãos na região Amazônica é realizado por hidrovias e rodovias, entretanto, há problemas de congestionamentos nos acessos e produtividade dos portos que ainda é baixa. Durante algumas décadas a produção brasileira de granéis vem experimentando um grande crescimento, a busca por melhores soluções logísticas no âmbito do escoamento da produção no menor tempo e ao menor custo, trouxe para a região amazônica um papel de destaque. Sendo a maior bacia hidrográfica do mundo, suas vias navegáveis tornaram-se um dos mais importantes eixos para toda a produção nacional. Não obstante com a previsão do aumento da produção, tornou-se imprescindível o desenvolvimento de métodos estratégicos para assegurar a viabilidade e a otimização dela, deste modo, as principais empresas atuantes neste mercado já utilizam os modelos de comboios fluviais para o escoamento. No cenário da competitividade, foram elaborados meios e formas para melhorar a sua logística de transportes, empregando medidas suficientes para o crescimento de todo o processo. Sabe-se que o processo de granéis agrícolas por comboios de empurra, é realizado através de barcaças fluviais. Esses projetos foram desenvolvidos em um outro cenário de navegação e demanda. Em busca de uma solução mais adequada, com as condições do ambiente de navegação amazônico e das elevadas capacidades necessárias para os comboios de empurra graneleiros, este trabalho tem como escopo fundamental elaborar um determinado modelo na formação de comboio fluvial que pudesse analisar o custo adicional para comboios acima de 210 m, que pretendem navegar no Estreito de Breves-PA, utilizando as possíveis formações que gerariam uma melhor viabilidade econômica dos comboios fluviais empregadas na Amazônia, sendo o modelo apresentado nessa dissertação de grande importância para otimização para a formação dos comboios de empurra, uma vez que poderia obter o custo por tonelada para cada formação devido as exigências normativas para a navegação na região dos estreitos da ilha do Marajó com os seguintes resultados: empurradores extras para comboios de 35 e 45 barcaças e empurradores auxiliares (batedores) para as formações de 25, 35 e 45 barcaças, gerando aspectos altamente positivos no âmbito comercial para as grandes empresas que utilizam deste tipo de serviço.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-29T13:06:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-29T13:06:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Breno Farias da. Formação de comboios fluviais para o transporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia. Orientador: Hito Braga de Moraes; Coorientador: Marcus Pinto da Costa da Rocha. 2022.133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15059. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15059
identifier_str_mv SILVA, Breno Farias da. Formação de comboios fluviais para o transporte de grãos a partir de parâmetros de segurança e economia. Orientador: Hito Braga de Moraes; Coorientador: Marcus Pinto da Costa da Rocha. 2022.133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15059. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv Disponível na Internet, via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15059/1/Dissertacao_FormacaoComboiosFluviais.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15059/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15059/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d0c3f2208afd133a3b1a0cce1ce7fd6f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1823330936101535744