Otimização de comboio integrado de chatas para transporte de bauxita na Amazônia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19042024-081558/ |
Resumo: | Neste trabalho propõe-se um modelo geral para otimização de comboios integrados de chatas e a sua aplicação no dimensionamento do sistema de transporte fluvial de bauxita na Amazônia. O modelo consiste do equacionamento do problema de transporte, e da determinação da solução ótima que atende ao critério de mínimo custo de transporte, com emprego do método de otimização de Hooke-Jeeves associado à função de penalidade. O modelo permite tanto à otimização das características do comboio em função das restrições da hidrovia, como à otimização conjunta embarcação-hidrovia sempre que houver interesse em investir na hidrovia em benefício da redução do custo de transporte. Para o equacionamento do modelo foram desenvolvidas formulações analíticas para cálculo de: EHP de comboios integrados, peso de aço de chatas de duplo casco e distância percorrida pelo comboio numa operação de parada brusca. |
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Otimização de comboio integrado de chatas para transporte de bauxita na Amazônia.Untitled in englishBoat convoyComboio de embarcaçõesNeste trabalho propõe-se um modelo geral para otimização de comboios integrados de chatas e a sua aplicação no dimensionamento do sistema de transporte fluvial de bauxita na Amazônia. O modelo consiste do equacionamento do problema de transporte, e da determinação da solução ótima que atende ao critério de mínimo custo de transporte, com emprego do método de otimização de Hooke-Jeeves associado à função de penalidade. O modelo permite tanto à otimização das características do comboio em função das restrições da hidrovia, como à otimização conjunta embarcação-hidrovia sempre que houver interesse em investir na hidrovia em benefício da redução do custo de transporte. Para o equacionamento do modelo foram desenvolvidas formulações analíticas para cálculo de: EHP de comboios integrados, peso de aço de chatas de duplo casco e distância percorrida pelo comboio numa operação de parada brusca.A general model for the optimization of integrated barge convoy and its application on the study of a bauxite inland transportation system for the Amazon region are presented. The model consists in the resolution of the transportation problem and the determination of the optimum solution, according to the transportation minimum cost criterion, using the Hooke-Jeeves optimization method associated with a penalty function. The model allows the optimization of the barge convoy characteristics considering the waterway restrictions, as well as the simultâneos convoy-waterway optimization whenever it is desired to invest in the waterway to reduce the transportation cost. Analytical formulations were developed in order to permit the calculation of the EHP of integrated barge convoys, the steel weight of double-hull barges and the distance along the crash-stop pathof the convoy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovaes, Antonio Galvão NaclérioBalau, José Antonio Cristovão1981-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19042024-081558/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:41:07Zoai:teses.usp.br:tde-19042024-081558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:41:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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