Guitarra e tambor: territorialidade e expressões do carimbó em Belém-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BENITEZ, Bruno Daniel das Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15341
Resumo: Este trabalho busca discutir de que forma se manifesta hoje a territorialidade do Carimbó na cidade de Belém-PA, abordando seus espaços de atuação, a influência do meio urbano e a produção de símbolos que caracterizam este ritmo musical como elemento integrante da identidade regional e como patrimônio cultural. O foco da pesquisa consiste em discutir os processos e as formas como o Carimbó expressa sua territorialidade em Belém, analisando como o conteúdo simbólico desta cultura contribui para formação de uma identidade regional, expressada em locais de convivência onde o Carimbó se faz presente na cidade. Abordaremos também a relação com o meio urbano, os diferentes usos do Carimbó, influências externas e o processo de patrimonialização do ritmo.A pesquisa fez uso dos seguintes procedimentos metodológicos: a) revisão bibliográfica de temas relacionados à cultura popular, geografia cultural e geografia urbana, buscando discutir a presença da cultura popular no meio urbano e suas formas de atuação; b) revisão bibliográfica de conceitos e temas como território, territorialidade, identidade cultural, patrimônio cultural e produção simbólica; c) revisão bibliográfica e documental relacionada com o Carimbó; d) Entrevistas semiestruturadas ocorridas durante os trabalhos de campo, realizadas com os seguintes agentes selecionados para a pesquisa: músicos, dançarinos, luthiers, e empreendedores que fazem uso do Carimbó f) observação de campo e registro fotográfico dos locais de atuação do Carimbó em Belém e eventos relacionados a esta manifestação cultural; g) análise e sistematização das informações e resultados obtidos e redação da dissertação. Como resultado percebemos que o Carimbó em Belém hoje manifesta uma territorialidade móvel, apoiada na atuação de espaços culturais e grupos coletivos que atuam diretamente com a cultura popular. Contextos como a ressignificação da música regional ocorrida nos anos 1990 em Belém, e o processo de patrimonialização do Carimbó contribuíram para o cenário atual de valorização do Carimbó em Belém, foco desta pesquisa.
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O foco da pesquisa consiste em discutir os processos e as formas como o Carimbó expressa sua territorialidade em Belém, analisando como o conteúdo simbólico desta cultura contribui para formação de uma identidade regional, expressada em locais de convivência onde o Carimbó se faz presente na cidade. Abordaremos também a relação com o meio urbano, os diferentes usos do Carimbó, influências externas e o processo de patrimonialização do ritmo.A pesquisa fez uso dos seguintes procedimentos metodológicos: a) revisão bibliográfica de temas relacionados à cultura popular, geografia cultural e geografia urbana, buscando discutir a presença da cultura popular no meio urbano e suas formas de atuação; b) revisão bibliográfica de conceitos e temas como território, territorialidade, identidade cultural, patrimônio cultural e produção simbólica; c) revisão bibliográfica e documental relacionada com o Carimbó; d) Entrevistas semiestruturadas ocorridas durante os trabalhos de campo, realizadas com os seguintes agentes selecionados para a pesquisa: músicos, dançarinos, luthiers, e empreendedores que fazem uso do Carimbó f) observação de campo e registro fotográfico dos locais de atuação do Carimbó em Belém e eventos relacionados a esta manifestação cultural; g) análise e sistematização das informações e resultados obtidos e redação da dissertação. Como resultado percebemos que o Carimbó em Belém hoje manifesta uma territorialidade móvel, apoiada na atuação de espaços culturais e grupos coletivos que atuam diretamente com a cultura popular. Contextos como a ressignificação da música regional ocorrida nos anos 1990 em Belém, e o processo de patrimonialização do Carimbó contribuíram para o cenário atual de valorização do Carimbó em Belém, foco desta pesquisa.This paper seeks to discuss how Carimbó's territoriality is manifested today in the city of Belém-PA, addressing its areas of activity, the influence of the urban environment and the production of symbols, which characterize this musical rhythm as an integral element of the regional and as cultural heritage. The focus of the research is to discuss the processes and ways in which Carimbó expresses its territoriality in Belém, analyzing how the symbolic content of this culture contributes to the formation of a regional identity, expressed in places where the Carimbó is present in the city. We will also address the relationship with the urban environment, the different uses of Carimbó, external influences and the process of patrimonialization of the rhythm. The research used the following methodological procedures: a) bibliographic review of themes related to popular culture, cultural geography and urban geography, seeking to discuss the presence of popular culture in the urban environment and its forms of action; b) bibliographic review of concepts and themes such as territory, territoriality, cultural identity, cultural heritage and symbolic production; c) bibliographical and documentary review related to Carimbó; d) Semi-structured interviews that took place during the fieldwork, carried out with the following agents selected for the research: musicians, dancers, luthiers, spectators and entrepreneurs who use Carimbó f) field observation and photographic record of Carimbó's locations in Belém and events related to this cultural event; g) analysis and systematization of the information and results obtained and writing of the dissertation. As a result, we realize that Carimbó in Belém today manifests a mobile territoriality, supported by the performance of cultural spaces and collective groups that work directly with popular culture. Contexts such as the reframing of regional music that occurred in the 1990s in Belém, and the process of patrimonialization of Carimbó contributed to the current scenario of appreciation of Carimbó in Belém, focus of this researchporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPABrasilInstituto de Filosofia e Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDisponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.brreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIOCarimbóMúsica popularTerritorialidadeGeografia culturalPopular musicTerritorialityCultural geographyGuitarra e tambor: territorialidade e expressões do carimbó em Belém-PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTAVARES, Maria Goretti da Costahttp://lattes.cnpq.br/7796891525258446http://lattes.cnpq.br/2110788413241240BENITEZ, Bruno Daniel das NevesORIGINALDissertacao_GuitarraTamborTerritorialidade.pdfDissertacao_GuitarraTamborTerritorialidade.pdfapplication/pdf5328219http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15341/1/Dissertacao_GuitarraTamborTerritorialidade.pdf8c51d37329e7ed4dac02aa4ff67664b1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15341/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15341/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/153412023-03-10 11:40:30.664oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-03-10T14:40:30Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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