Entre o TIbre e o Amazonas: a romanização serpenteia a igreja de Manaus (1916-1958)
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16214 |
Resumo: | A tese intitulada “Entre o Tibre e o Amazonas: a romanização serpenteia a Igreja de Manaus (1916-1958)” apresenta um resgate histórico da trajetória da Diocese/Arquidiocese de Manaus, partindo da inquietação da relação Igreja/Estado, das ações do Episcopado e do Laicato durante a segunda e a terceira fases do processo de romanização, projeto que ganhou mais força durante o Papado dos Pios, aqui enfatizado nos governos de Pio XI (1922-1939) e Pio XII (1939-1958). As ações romanizantes são aqui visualizadas, em três capítulos, na administração do Episcopado dirigente da Igreja de Manaus, nas suas três fases diocesanas, sendo a primeira apresentada de forma introdutória, e na primeira fase arquidiocesana: Dom José Lourenço da Costa Aguiar (1894-1905) e Dom Frederico Benício de Sousa Costa (1907-1913), a primeira Fase do Episcopado; Dom João Irineu Joffily e Dom Frei Basílio Manuel Olímpio Pereira (1926 -1941), a segunda Fase do Episcopado; Dom João da Mata Andrade e Amaral (1941-1948) e Dom Alberto Gaudêncio Ramos (1949-1952), a terceira Fase do Episcopado; sendo este último elevado a Arcebispo pela mesma bula de elevação de Manaus a Arquidiocese, em 1952, constituindo a primeira fase arquidiocesana, até o início de 1958. O último capítulo, traz a outra face eclesiástica da Diocese/Arquidiocese, em consonância com o Episcopado e com as diretrizes da Santa Sé, o laicato, que assume um protagonismo diferenciado nesse período recortado pela tese, e, que no casso da Igreja de Manaus, foi dado visibilidade, para as duas de maior atuação: a Pia União das Filhas de Maria, com liderança expressiva de 1913 até a década de 1930; e a Ação Católica, que assumiu a liderança das associações católicas desta década em diante, e com seus setores atingindo diversas instâncias da sociedade. Assim, as duas faces eclesiais que compõem a Igreja de Manaus, são apresentadas historicamente, dentro do recorte, da problematização e do contexto trazidos por esta tese. |
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2024-01-31T16:22:31Z2024-01-31T16:22:31Z2023-09-11SOARES, Elisângela Socorro Macie. Orientador: Fernando Arthur de Freitas Neves. 2023. 425 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16214. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16214A tese intitulada “Entre o Tibre e o Amazonas: a romanização serpenteia a Igreja de Manaus (1916-1958)” apresenta um resgate histórico da trajetória da Diocese/Arquidiocese de Manaus, partindo da inquietação da relação Igreja/Estado, das ações do Episcopado e do Laicato durante a segunda e a terceira fases do processo de romanização, projeto que ganhou mais força durante o Papado dos Pios, aqui enfatizado nos governos de Pio XI (1922-1939) e Pio XII (1939-1958). As ações romanizantes são aqui visualizadas, em três capítulos, na administração do Episcopado dirigente da Igreja de Manaus, nas suas três fases diocesanas, sendo a primeira apresentada de forma introdutória, e na primeira fase arquidiocesana: Dom José Lourenço da Costa Aguiar (1894-1905) e Dom Frederico Benício de Sousa Costa (1907-1913), a primeira Fase do Episcopado; Dom João Irineu Joffily e Dom Frei Basílio Manuel Olímpio Pereira (1926 -1941), a segunda Fase do Episcopado; Dom João da Mata Andrade e Amaral (1941-1948) e Dom Alberto Gaudêncio Ramos (1949-1952), a terceira Fase do Episcopado; sendo este último elevado a Arcebispo pela mesma bula de elevação de Manaus a Arquidiocese, em 1952, constituindo a primeira fase arquidiocesana, até o início de 1958. O último capítulo, traz a outra face eclesiástica da Diocese/Arquidiocese, em consonância com o Episcopado e com as diretrizes da Santa Sé, o laicato, que assume um protagonismo diferenciado nesse período recortado pela tese, e, que no casso da Igreja de Manaus, foi dado visibilidade, para as duas de maior atuação: a Pia União das Filhas de Maria, com liderança expressiva de 1913 até a década de 1930; e a Ação Católica, que assumiu a liderança das associações católicas desta década em diante, e com seus setores atingindo diversas instâncias da sociedade. Assim, as duas faces eclesiais que compõem a Igreja de Manaus, são apresentadas historicamente, dentro do recorte, da problematização e do contexto trazidos por esta tese.The thesis entitled “Between the Tiber and the Amazon: The romanization winds through the Church of Manaus (1916-1958)” presents a historical rescue of the trajectory of the Diocese/Archdiocese of Manaus, starting from the concern of the Church/State relationship, the actions of the Episcopate and the Laity during the second and third phases of the Romanization process, a project that gained more strength during the Papacy of the Pios, emphasized here in the governments of Pio XI (1922-1939) and Pio XII (1939-1958). The romanizing actions are visualized here, in three chapters, in the administration of the leading Episcopate of the Church of Manaus, in its three diocesan phases, the first being presented in an introductory form, and in the first archdiocesan phase: Dom José Lourenço da Costa Aguiar (1894- 1905) and Dom Frederico Benício de Sousa Costa (1907-1913), the first Phase of the Episcopate; Dom João Irineu Joffily and Dom Friar Basílio Manuel Olímpio Pereira (1926-1941), the second Phase of the Episcopate; Dom João da Mata Andrade e Amaral (1941-1948) and Dom Alberto Gaudêncio Ramos (1949-1952), the third Phase of the Episcopate; the latter being elevated to Archbishop by the same bull of elevation of Manaus to Archdiocese, in 1952, constituting the first archdiocesan phase, until the beginning of 1958. The last chapter brings the other ecclesiastical face of the Diocese/Archdiocese, in line with the Episcopate and with the directives of the Holy See, the laity, who assume a differentiated role in this period cut by the thesis, and, that in the case of the Church of Manaus , visibility was given to the two most active: Pia Union of the Daughters, with expressive leadership from 1913 until the 1930s; and Catholic Action, which assumed the leadership of Catholic associations from this decade onwards, and with its sectors reaching various instances of society. Thus, the two ecclesial faces that make up the Church of Manaus are presented historically, within the outline, problematization and context brought by this thesis.Submitted by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2024-01-31T15:00:28Z No. of bitstreams: 2 Tese_EntreTIbreAmazonas .pdf: 3431955 bytes, checksum: 26ced5fbb2c100b13b6ec26cbef29eeb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2024-01-31T16:22:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_EntreTIbreAmazonas .pdf: 3431955 bytes, checksum: 26ced5fbb2c100b13b6ec26cbef29eeb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-31T16:22:31Z (GMT). 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