Os significados entre residentes de enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino-aprendizagem no campo de prática assistencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Letícia Diogo de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-3861-5353
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15300
Resumo: O processo de ensino­-aprendizagem em enfermagem obstétrica busca contemplar recomendações técnicas que contribuam de forma significativa para a transformação do cenário da assistência. A compreensão da importância do processo de ensino-aprendizagem na qualificação de novos profissionais é parte da transformação deste cenário. Objeto de estudo: os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-­aprendizagem nos cenários de prática do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica. Questão norteadora: Quais os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-­aprendizagem exercido no cenário de prática de enfermagem obstétrica? Objetivo geral: analisar os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem no cenário de prática da residência em enfermagem obstétrica. Objetivos específicos: descrever o processo de ensino-aprendizagem vivenciado com os residentes de enfermagem obstétrica; discutir os possíveis obstáculos no cenário de prática que impactam no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada no programa de residência de enfermagem obstétrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Os participantes da pesquisa foram vinte e dois residentes do 1º e 2º ano do programa, que obedeceu ao recrutamento intencional e aplicação dos seguintes critérios de inclusão: estar regularmente matriculados como residentes; ter passado pelo menos 1 mês no nível de UBS, hospitalar e da gestão. Como critérios de exclusão foi estabelecido: residentes de licença maternidade ou por doença; residentes que desistiram do programa. A coleta de dados foi por meio de quatro grupos focais com ambas as turmas, tendo três grupos com seis residentes e um grupo com 4 residentes, obtendo duas recusas de participação. Os grupos obtiveram dois encontros presenciais e média de 120 minutos. Ainda foi utilizado o mapa conceitual sobre pontos positivos e negativos da residência. Foi utilizada a gravação de áudio cuja transcrição foi realizada na íntegra. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, conforme o nº 5.443.574/2022. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática com apoio na organização do software ATLAS.ti 22.7, com a realização dos seguintes códigos: Preceptoria; o residente R2; acolhimento da residência; o curso da residência em enfermagem obstétrica. Os resultados mostraram que o processo de ensino­-aprendizagem pode ser um elo facilitador e integrador com a preceptoria, sendo muitos referenciais profissionais com foco de formação de novos enfermeiros obstétricos de qualidade. Além disso, este trabalho evidenciou a necessidade de repensar processo de trabalho nos cenários de prática, com as instituições parceiras e do trabalho do enfermeiro-­preceptor, com o trabalho inter-profissional de agregação de novos conhecimentos e oportunidades de trocas para essa construção, tanto de preceptores, residentes quanto de distintos profissionais no campo de trabalho. Mostrou, também, a ampliação de investimento na preceptoria como alicerce para garantir uma melhor formação. Conclui­-se que este estudo atingiu os seus objetivos iniciais, dando elucidação aos significados dos residentes em enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino aprendizagem e forneceu subsídios para que futuras mudanças sejam pensadas e realizadas na formação de novos profissionais obstetras.
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spelling 2023-02-14T17:22:02Z2023-02-14T17:22:02Z2022-08-29MOURA, Letícia Diogo de Oliveira Moura. Os significados entre residentes de enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino-aprendizagem no campo de prática assistencial. Orientador: Diego Pereira Rodrigues; Coorientador: Audrey Vidal Pereira. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15300. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15300O processo de ensino­-aprendizagem em enfermagem obstétrica busca contemplar recomendações técnicas que contribuam de forma significativa para a transformação do cenário da assistência. A compreensão da importância do processo de ensino-aprendizagem na qualificação de novos profissionais é parte da transformação deste cenário. Objeto de estudo: os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-­aprendizagem nos cenários de prática do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica. Questão norteadora: Quais os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-­aprendizagem exercido no cenário de prática de enfermagem obstétrica? Objetivo geral: analisar os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem no cenário de prática da residência em enfermagem obstétrica. Objetivos específicos: descrever o processo de ensino-aprendizagem vivenciado com os residentes de enfermagem obstétrica; discutir os possíveis obstáculos no cenário de prática que impactam no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada no programa de residência de enfermagem obstétrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Os participantes da pesquisa foram vinte e dois residentes do 1º e 2º ano do programa, que obedeceu ao recrutamento intencional e aplicação dos seguintes critérios de inclusão: estar regularmente matriculados como residentes; ter passado pelo menos 1 mês no nível de UBS, hospitalar e da gestão. Como critérios de exclusão foi estabelecido: residentes de licença maternidade ou por doença; residentes que desistiram do programa. A coleta de dados foi por meio de quatro grupos focais com ambas as turmas, tendo três grupos com seis residentes e um grupo com 4 residentes, obtendo duas recusas de participação. Os grupos obtiveram dois encontros presenciais e média de 120 minutos. Ainda foi utilizado o mapa conceitual sobre pontos positivos e negativos da residência. Foi utilizada a gravação de áudio cuja transcrição foi realizada na íntegra. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, conforme o nº 5.443.574/2022. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática com apoio na organização do software ATLAS.ti 22.7, com a realização dos seguintes códigos: Preceptoria; o residente R2; acolhimento da residência; o curso da residência em enfermagem obstétrica. Os resultados mostraram que o processo de ensino­-aprendizagem pode ser um elo facilitador e integrador com a preceptoria, sendo muitos referenciais profissionais com foco de formação de novos enfermeiros obstétricos de qualidade. Além disso, este trabalho evidenciou a necessidade de repensar processo de trabalho nos cenários de prática, com as instituições parceiras e do trabalho do enfermeiro-­preceptor, com o trabalho inter-profissional de agregação de novos conhecimentos e oportunidades de trocas para essa construção, tanto de preceptores, residentes quanto de distintos profissionais no campo de trabalho. Mostrou, também, a ampliação de investimento na preceptoria como alicerce para garantir uma melhor formação. Conclui­-se que este estudo atingiu os seus objetivos iniciais, dando elucidação aos significados dos residentes em enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino aprendizagem e forneceu subsídios para que futuras mudanças sejam pensadas e realizadas na formação de novos profissionais obstetras.The teaching learning process in Obstetric nursing education seeks to include technical recommendations that significantly contribute to the transformation of the obstetric care scenario. Understanding the importance of the teaching-­learning process in the qualification of new professionals is part of the transformation of this scenario. Object of study: the meanings amongst residents about the teaching-­learning process in the practice scenarios of the Residency Program in Obstetric Nursing. Guiding question: What are the meanings amongst residents about the teaching-learning process carried out in the practice scenario of obstetric nursing? General objective: to analyze the meanings amongst residents about the teaching-­learning process in the practice scenarios of the Residency Program in Obstetric Nursing. Specific objectives: to describe the teaching-­learning process experience with residents in obstetric nursing; to discuss the possible obstacles in the practice scenario that impact the teaching-­learning process. Methodology: a qualitative case study approach. The research was carried out in the obstetric nursing residency program at the Institute of Health Sciences of the Federal University of Pará. The research participants were twenty-­two residents of the 1st and 2nd year of the program, which followed the intentional recruitment and application of the following inclusion criteria: being regularly enrolled as residents; have spent at least 1 month at the UBS, hospital and management level. The following exclusion criteria were established: residents on maternity leave or due to illness; residents who dropped out of the program. Data collection was carried out through four focus groups with both classes, being three groups with six residents and one group with 4 residents, obtaining two refusals to participate. The groups had two face-­to-­face meetings and an average lenght of 120 minutes. A conceptual map on positive and negative aspects of the residence was also used. Audio recording was used, which was transcribed in full with the information. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Institute of Health Sciences of the Federal University of Pará, under No. 5.443.574/2022. The data were submitted to content analysis in the thematic modality with organization support of the ATLAS.ti 22.7 software, with the realization of the following codes: Preceptorship; resident R2; residency reception; the residency course in obstetric nursing. The results showed that preceptorship is a facilitating and integrating link in learning, with many professional references focused on training new qualified obstetric nurses. But also, the need of reception, empathy, involvement and integration in the training of preceptorship and with scientific evidence, aligned with theory and practice. Also, the extension of investment in preceptorship as a foundation to grant better formation. However, the second-­year resident constitutes an important strategy for the aggregation of preceptorship with the first­year residents, with their reception and conflict mediation. However, the lack of a sense of belonging and the management organization are important senses that must be worked along with the course and the practice scenario. It is concluded that this study achieved its initial objectives, elucidating the meanings of residents in obstetric nursing about the learning teaching process and provided support for future changes to be thought and carried out in the training of new obstetric professionals.FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e PesquisasporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFPABrasilInstituto de Ciências da SaúdeAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDisponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.brreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICAEDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICOENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICOEnfermagem obstétricaEducação em enfermagemEducação baseada em competênciasPrática profissionalInternato e residênciaObstetric nursingNursing educationCompetency-­based educationProfessional practiceInternship and residencyOs significados entre residentes de enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino-aprendizagem no campo de prática assistencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Diego Pereirahttp://lattes.cnpq.br/8470989067617455PEREIRA, Audrey Vidalhttp://lattes.cnpq.br/2510148795147954https://orcid.org/0000-0001-8383-7663https://orcid.org/0000-0002-6570-9016http://lattes.cnpq.br/8788974138271953MOURA, Letícia Diogo de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-3861-5353ORIGINALDissertacao_SignificadosResidentesEnfermagem.pdfDissertacao_SignificadosResidentesEnfermagem.pdfapplication/pdf1451308http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15300/1/Dissertacao_SignificadosResidentesEnfermagem.pdf3f7b8ee9f9219d7c4bfdcdcea8aa7dfcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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