Uma interpretação intencionalista da imagem: Percepção e comunicação visuais humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Sylvio Allan Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12348
Resumo: As linhas de investigação das interações visuais humanas têm proposto distintos modelos interpretativos e conceituais, dependentes dos referenciais teóricos e dos objetivos especí- ficos compatíveis com seus focos de interesse. Elas também têm abordado distintos aspectos da produção e recepção de imagens visuais, com destaque para os aspectos sociais envolvidos na determinação das relações dos indivíduos com as imagens visuais. Mas a interpretação de interações visuais humanas também depende das ''expectativas'' em relação aos objetivos da interação visual com o mundo. Alguns autores analisaram estas expectativas, destacando o conceito de “intencionalidade” para justificar uma propriedade referencial de certos estados mentais. No entanto, tais interpretações são, em sua maioria, voltadas para interações verbais humanas (p.ex., linguagem e comunicação verbais), ou interações não-imagéticas humanas (p.ex., crenças, desejos, ações intencionais, emoções etc.). Por outro lado, os estudos das interações visuais humanas utilizam o conceito de intencionalidade de modo superficial, sem um tratamento conceitual preciso. O presente trabalho propôs avaliar a relevância do conceito de intencionalidade para a interpretação de interações visuais humanas, especificamente, percepção e comunicação visuais humanas. Nossa investigação consistiu em: (i) revisão e apresentação de um tratamento alternativo do conceito de intencionalidade; (ii) descrição de abordagens representativas da percepção e comunicação visuais humanas, identificando suas principais características e as principais críticas dirigidas a elas; (iii) análise do tratamento da significação visual por estas abordagens, a partir das categorias “internalismo e externalismo semânticos”; (iv) interpretação da percepção e comunicação visuais humanas, a partir do modelo conceitual desenvolvido em i. Segundo nossa interpretação, a intencionalidade pode ser definida como um modo de funcionamento semântico das interações humanas em geral, que se distingue dos seus modos de funcionamento sintático (relações estruturais e causais) e pragmático (relações funcionais). Neste sentido, consideramos que a inadequação das abordagens tradicionais do conceito de intencionalidade está em reduzi-lo a níveis sintático e pragmático de realização e descrição, ao invés de considerá-lo em termos de realização e descrição semânticas. Nossa interpretação intencionalista da percepção visual humana distingue-se das teorias tradicionais desta interação humana por rejeitar que a significação perceptual consiste em objetos perceptuais: (a) apreendidos por estados e processos cognitivos humanos (internalismo semântico) ou, (b) que se relacionam funcionalmente com respostas perceptuais (externalismo semântico). Alternativamente, sugerimos que a significação perceptual consiste em “perceber [como]”, ao invés de, “perceber [o que]”; prescindindo, assim, da admissão da existência de objetos perceptuais. No caso da comunicação visual humana, a questão da análise de seu funcionamento semântico parece ser prejudicada por tentativas de se admitir, (a) um significado intrínseco ou atribuído às formas materiais de representação visual humana (hipótese representacional), ou (b) uma intenção de produzir efeitos perlocucionários e ilocucionários em audiências, pela produção de formas materiais de representação visual (hipótese comunicacional). Alternativamente, sugerimos que a comunicação visual humana significa condições convencionalmente determinadas de representação visual, enquanto que a representação visual humana significa condições psicológicas (incluindo, condições perceptivas humanas) natural ou convencionalmente determinadas. Em resumo, as dificuldades de lidar com a significação perceptual e comunicacional residem em erros de categoria que as hipó- teses semanticamente internalistas e externalistas da percepção e comunicação visuais humanas cometem, ao reduzir o modo de funcionamento semântico (intencionalidade) destas interações humanas aos seus modos sintático ou pragmático de funcionamento. Uma interpretação intencionalista, tal como a que propomos aqui, tem o mérito de nos permitir rever, por um lado, como o conceito de intencionalidade pode ser relevante para abordarmos diversas categorias de interação humana, além daquelas tradicionalmente definidas como “mentais”; e por outro lado, como a questão da significação visual pode ser relevante para compreendermos outros níveis de funcionamento das interações visuais humanas, além daqueles tradicionalmente atribuídos aos sistemas sígnicos.
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Mas a interpretação de interações visuais humanas também depende das ''expectativas'' em relação aos objetivos da interação visual com o mundo. Alguns autores analisaram estas expectativas, destacando o conceito de “intencionalidade” para justificar uma propriedade referencial de certos estados mentais. No entanto, tais interpretações são, em sua maioria, voltadas para interações verbais humanas (p.ex., linguagem e comunicação verbais), ou interações não-imagéticas humanas (p.ex., crenças, desejos, ações intencionais, emoções etc.). Por outro lado, os estudos das interações visuais humanas utilizam o conceito de intencionalidade de modo superficial, sem um tratamento conceitual preciso. O presente trabalho propôs avaliar a relevância do conceito de intencionalidade para a interpretação de interações visuais humanas, especificamente, percepção e comunicação visuais humanas. Nossa investigação consistiu em: (i) revisão e apresentação de um tratamento alternativo do conceito de intencionalidade; (ii) descrição de abordagens representativas da percepção e comunicação visuais humanas, identificando suas principais características e as principais críticas dirigidas a elas; (iii) análise do tratamento da significação visual por estas abordagens, a partir das categorias “internalismo e externalismo semânticos”; (iv) interpretação da percepção e comunicação visuais humanas, a partir do modelo conceitual desenvolvido em i. Segundo nossa interpretação, a intencionalidade pode ser definida como um modo de funcionamento semântico das interações humanas em geral, que se distingue dos seus modos de funcionamento sintático (relações estruturais e causais) e pragmático (relações funcionais). Neste sentido, consideramos que a inadequação das abordagens tradicionais do conceito de intencionalidade está em reduzi-lo a níveis sintático e pragmático de realização e descrição, ao invés de considerá-lo em termos de realização e descrição semânticas. Nossa interpretação intencionalista da percepção visual humana distingue-se das teorias tradicionais desta interação humana por rejeitar que a significação perceptual consiste em objetos perceptuais: (a) apreendidos por estados e processos cognitivos humanos (internalismo semântico) ou, (b) que se relacionam funcionalmente com respostas perceptuais (externalismo semântico). Alternativamente, sugerimos que a significação perceptual consiste em “perceber [como]”, ao invés de, “perceber [o que]”; prescindindo, assim, da admissão da existência de objetos perceptuais. No caso da comunicação visual humana, a questão da análise de seu funcionamento semântico parece ser prejudicada por tentativas de se admitir, (a) um significado intrínseco ou atribuído às formas materiais de representação visual humana (hipótese representacional), ou (b) uma intenção de produzir efeitos perlocucionários e ilocucionários em audiências, pela produção de formas materiais de representação visual (hipótese comunicacional). Alternativamente, sugerimos que a comunicação visual humana significa condições convencionalmente determinadas de representação visual, enquanto que a representação visual humana significa condições psicológicas (incluindo, condições perceptivas humanas) natural ou convencionalmente determinadas. Em resumo, as dificuldades de lidar com a significação perceptual e comunicacional residem em erros de categoria que as hipó- teses semanticamente internalistas e externalistas da percepção e comunicação visuais humanas cometem, ao reduzir o modo de funcionamento semântico (intencionalidade) destas interações humanas aos seus modos sintático ou pragmático de funcionamento. Uma interpretação intencionalista, tal como a que propomos aqui, tem o mérito de nos permitir rever, por um lado, como o conceito de intencionalidade pode ser relevante para abordarmos diversas categorias de interação humana, além daquelas tradicionalmente definidas como “mentais”; e por outro lado, como a questão da significação visual pode ser relevante para compreendermos outros níveis de funcionamento das interações visuais humanas, além daqueles tradicionalmente atribuídos aos sistemas sígnicos.The lines of investigation of human visual interactions have proposed different analytical and conceptual models, depending on the theoretical assumptions and specific objectives consistent with their focus of interest. They also have approached several aspects concerning production and reception of visual images, focusing the social aspects involved in the relations between individuals and visual images. The analysis of human visual interactions, however, also depends on ''expectations'' in reaching objectives when visually interacting with the environment. Some authors have analyzed theses expectations highlighting the concept of “intentionality” as to justify a referential property of certain mental states. They are, however, concerned mostly to human verbal interactions (e.g., verbal reading and communication) or human non-imagetic interactions (e.g., beliefs, desires, intentional actions, emotions etc.). On the other hand, the studies of human visual interactions generally use the concept of intentionality in a superficial manner, lacking an accurate conceptual treatment. The present paper aimed to evaluate the relevance of the concept of intentionality in analyzing human visual interactions, specifically, human visual perception and communication. Our objectives were: (i) to revise and present an alternative approach for the concept of intentionality; (ii) to describe historically relevant theories of human visual perception and communication, identifying their main assumptions and critics towards them; (iii) to analyze visual meaning within these theories, by adopting the categories “semantic externalism and internalism”; (iv) to analyze human visual perception and communication from the conceptual model presented in (i). We suggest that intentionality may be defined as a semantic mode of human interaction functioning that distinguishes itself from syntactic (structural and causal relations) and pragmatic (functional relations) modes of human interactions functioning. Therefore, we consider that traditional approaches of the concept of intentionality are impaired because of their attempt to reduce intentionality to syntactic and pragmatic levels of occurrence and description, instead of considering it in terms of semantic occurrence and description. Our intentionalist analysis of human visual perception distinguishes itself from traditional human visual perception theories for rejecting that perceptual meaning consists of perceptual objects: (a) apprehended in perceptual experiences (semantic internalism), or (b) functionally related to perceptual responses (externalism semantic). Alternatively, we suggest that perceptual meaning consists of “perceiving [how]”, instead of, “perceiving [what]”, becoming irrelevant to consider the existence of perceptual objects. For human visual communication, semantic analyses are impaired for admitting (i) an intrinsic or an acquired meaning to material forms of visual representation (representational hypothesis), or (ii) an intention to produce perlocutionary and illocutionary effects on audiences, by producing material forms of visual representation (communicational hypothesis). Alternatively, we suggest that visual communication means cultural-determined visual representation conditions, and visual representation means natural and cultural-determined psychological conditions (including, perceptual ones). In other words, the difficulties of coping with perceptual and communicational meaning concern of category mistakes committed by internalist and externalist semantic hypotheses of human visual perception and communication, when reducing semantic mode (intentionality) of human visual perception and communication functioning to their syntactic and pragmatic modes of functioning. An intentionalist perspective, as we have proposed in this paper, has the merit of allowing us to reconsider, firstly, the relevance of the concept of intentionality in analyzing several categories of human interactions, other than those traditionally defined as “mental states”; and, secondly, to reconsider the relevance of “meaning” in comprehending other modes of human visual interaction functioning, other than those traditionally attributed to sign systems.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISPSICOLOGIA EXPERIMENTALPSICOLOGIA EXPERIMENTALIntencionalismoPercepção visualComunicação visualAnálise do comportamentosemânticamodos de funcionamentoUma interpretação intencionalista da imagem: Percepção e comunicação visuais humanasAn intentionalist interpretation of image: Human visual perception and communicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSOUZA, Carlos Barbosa Alves dehttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201SILVA, José Benjamim Picado Sousa ehttp://lattes.cnpq.br/9591194886381671http://lattes.cnpq.br/9630785638436626MOREIRA, Sylvio Allan Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_InterpretacaoIntencionalistaImagem.pdfTese_InterpretacaoIntencionalistaImagem.pdfapplication/pdf4584723http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12348/1/Tese_InterpretacaoIntencionalistaImagem.pdfd8dd67da2c5c9a16b4c0a9d89ff0f59aMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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