Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8817
Resumo: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFPA_479db1fd2dc529719b584cb917a0dba2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/8817
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2017-07-11T12:13:55Z2017-07-11T12:13:55Z2017-02-03OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de. Pluralidade e experiência estética em o Recado do Morro. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8817CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior“O recado do morro”, nouvelle qui occupe le centre du volume Corpo de baile (1956), de Guimarães Rosa (1908 à 1967), a des éléments qui le rendent unique parmi les six autres qui composent le cycle romanesque, par exemple leur fin avec des caractéristiques mythiques après un voyage dans lequel le narrateur allonge dans les descriptions marquées par le scientisme qui désigne la vaste connaissance de l’écrivain brésilien qui dans la prose moderne ne cesse pas de chercher l’inspiration classique pour raconter l’histoire de Pedro Orósio. Il est pas sans raison que nous prenons “O recado do morro” comme un texte pluriel, il est possible de saisir les différentes formes d’art qui composent l’ensemble d’un texte largement poétique, qui aborde également la question de la fonction de l’art et de la littérature, en divulguant, par l’intermédiaire d’un message qui devient chanson comprise par le travailleur comme une alerte, une relation entre la vie et l’expérience esthétique. Nous cherchons dans Hans Robert Jauss (1921-1997) la base méthodologique et théorique nécessaire à la compréhension de l’objet de cette monographie, qui a également la contribution esthétique-receptional postulée par le théoricien allemand qui, à travers une enquête sélective, mappe la fortune critique et utilise des études en évidence, ce qui est le cas des études de Ana Maria Machado (1991), de Marli Fantini (2008), de Erich Soares (2014), entre autres. Loin d’être une réponse définitive, on essaie de faire face à la pluralité que le travail de Guimarães Rosa présente et à la prise de conscience que, au fil du temps, on approfondit la conception du texte et, de plus en plus, on a dévoilé la compréhension de artiste à propos de la fonction de son travail.Novela que ocupa o centro do volume Corpo de baile (1956), de João Guimarães Rosa (1908-1967), “O recado do morro” apresenta elementos que a tornam singular entre as outras seis que compõem o ciclo novelesco, a exemplo do seu final com características míticas, após um percurso no qual o narrador se alonga em descrições marcadas por cientificismo que denotam o vasto conhecimento do escritor mineiro, que também não deixa, no âmbito da prosa modernista, de buscar nos clássicos inspiração para contar a estória de Pedro Orósio. Não é sem motivo que tomamos “O recado do morro” como um texto plural, em que é possível captar diversas formas de arte que, juntas, formam a totalidade de um texto amplamente poético, que, ainda, problematiza a questão do papel da arte e da literatura, ao desvelar, por intermédio de um recado que se torna canção compreendido pelo enxadeiro como um alerta, uma relação entre experiência estética e a vida. Buscamos em Hans Robert Jauß (1921-1997) a base metodológica e teórica necessária para a compreensão do objeto desta monografia, que também conta com o aporte estético-recepcional postulado pelo teórico alemão que, por meio de um levantamento seletivo, mapeia a crítica da obra e se utiliza de estudos que possuem destaque, o que é o caso dos estudos de Ana Maria Machado (1991), Marli Fantini (2008), Erich Soares (2014), entre outros. Longe de uma resposta definitiva, antes procuramos lidar com a pluralidade que a obra de Guimarães Rosa carrega e com a constatação de que, ao longo do tempo, se aprofundou a concepção do texto e, cada vez mais, se desvelou a compreensão do artista acerca da função de sua obra.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRALiteratura brasileiraEstudos literáriosRosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretaçãoRosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretaçãoContos brasileiros – História e crítica – Séc. XXPluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0928175455054278http://lattes.cnpq.br/5671255623422464OLIVEIRA, Jean Marcos Torres deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55ORIGINALDissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdfDissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdfapplication/pdf533587http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/6/Dissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdf071bf282bbf48c222c2cf591606d5820MD56TEXTDissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdf.txtDissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdf.txtExtracted texttext/plain266403http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/7/Dissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdf.txt9ebf6a7fb58b46aaf64a5b20a7a4c708MD572011/88172017-10-16 10:14:51.639oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232017-10-16T13:14:51Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
spellingShingle Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Literatura brasileira
Estudos literários
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretação
Contos brasileiros – História e crítica – Séc. XX
title_short Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_full Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_fullStr Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_full_unstemmed Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_sort Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
author OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
author_facet OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0928175455054278
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5671255623422464
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
contributor_str_mv HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Literatura brasileira
Estudos literários
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretação
Contos brasileiros – História e crítica – Séc. XX
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Estudos literários
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretação
Contos brasileiros – História e crítica – Séc. XX
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-11T12:13:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-11T12:13:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de. Pluralidade e experiência estética em o Recado do Morro. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8817
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de. Pluralidade e experiência estética em o Recado do Morro. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/6/Dissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8817/7/Dissertacao_PluralidadeExperienciaEstetica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
071bf282bbf48c222c2cf591606d5820
9ebf6a7fb58b46aaf64a5b20a7a4c708
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771862732046336