Processo de gestão e gerenciamento de órteses, próteses e materiais especiais pelo serviço de farmácia de um hospital público referência em cardiologia, Belém, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Saulo Coelho Assis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-3066-2139
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16070
Resumo: INTRODUÇÃO: As Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) são produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos; bem como, no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. OBJETIVO: Verificar o processo de gestão e gerenciamento de OPME, utilizados pelo Serviço de Hemodinâmica, visando apresentar potenciais intervenções para a sua qualificação. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-ação, transversal, quantitativa e retrospectiva (janeiro a dezembro de 2021). A partir do formulário de OPME da Hemodinâmica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) e do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) do Estado do Pará. As propostas com potenciais intervenções foram baseadas na ferramenta Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats - Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (SWOT/FOFA). RESULTADO: Encontrou-se um registro de 18 procedimentos realizados de implante de prótese para oclusão da Comunicação Interatrial, de ambos os sexos, com um custo de R$ 524.995,00. Totalizou-se 63 procedimentos endovasculares no ano de 2021, e constatou-se que, o tempo médio de espera dos pacientes é de mais ou menos 88,6 dias. No que diz respeito ao tempo de tramitação dos processos licitatórios, na fase interna, foi no setor da Comissão Permanente de Licitação (CPL) o tempo maior identificado, totalizando cinco meses, referente às OPME endovasculares e congênita. Na fase externa, também ambas classes de materiais foram as que tiveram maior tempo de tramitação. Além disso, observa-se um diferencial de R$ 883.153,00 ressarcido para o Hospital através da tabela SIGTAP/SUS. Notou-se um índice baixo de estudos que pudessem embasar a pesquisa, porém, o ciclo da Assistência Farmacêutica (AF) é método essencial para melhoria do processo de gestão e gerenciamento. Constatou-se que, o processo licitatório no serviço público é moroso, pois perpassa por diversos setores, gerando impacto no tempo de solicitação/aquisição desse material, afetando também, o tempo para realização do procedimento. CONCLUSÃO: O tema OPME é complexo e pouco explorado por estudiosos, no entanto, requer “muitas mãos” para obter o maior objetivo que é a qualidade prestada ao utente. Acredita-se que, as intervenções para a qualificação do processo de gestão de OPME na FHCGV irão proporcionar melhorias quanto ao gerenciamento do setor de OPME, assim como processos e fluxos da Instituição que irão proporcionar um atendimento de qualidade ao utente.
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spelling 2023-11-17T17:31:36Z2023-11-17T17:31:36Z2023-08-01RIBEIRO, Saulo Coelho Assis. Processo de gestão e gerenciamento de órteses, próteses e materiais especiais pelo serviço de farmácia de um hospital referência em cardiologia, Belém, Pará. Orientadora: Danielle Saraiva Tuma dos Reis. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Assistência Farmacêutica) - Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16070. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16070INTRODUÇÃO: As Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) são produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos; bem como, no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. OBJETIVO: Verificar o processo de gestão e gerenciamento de OPME, utilizados pelo Serviço de Hemodinâmica, visando apresentar potenciais intervenções para a sua qualificação. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-ação, transversal, quantitativa e retrospectiva (janeiro a dezembro de 2021). A partir do formulário de OPME da Hemodinâmica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) e do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) do Estado do Pará. As propostas com potenciais intervenções foram baseadas na ferramenta Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats - Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (SWOT/FOFA). RESULTADO: Encontrou-se um registro de 18 procedimentos realizados de implante de prótese para oclusão da Comunicação Interatrial, de ambos os sexos, com um custo de R$ 524.995,00. Totalizou-se 63 procedimentos endovasculares no ano de 2021, e constatou-se que, o tempo médio de espera dos pacientes é de mais ou menos 88,6 dias. No que diz respeito ao tempo de tramitação dos processos licitatórios, na fase interna, foi no setor da Comissão Permanente de Licitação (CPL) o tempo maior identificado, totalizando cinco meses, referente às OPME endovasculares e congênita. Na fase externa, também ambas classes de materiais foram as que tiveram maior tempo de tramitação. Além disso, observa-se um diferencial de R$ 883.153,00 ressarcido para o Hospital através da tabela SIGTAP/SUS. Notou-se um índice baixo de estudos que pudessem embasar a pesquisa, porém, o ciclo da Assistência Farmacêutica (AF) é método essencial para melhoria do processo de gestão e gerenciamento. Constatou-se que, o processo licitatório no serviço público é moroso, pois perpassa por diversos setores, gerando impacto no tempo de solicitação/aquisição desse material, afetando também, o tempo para realização do procedimento. CONCLUSÃO: O tema OPME é complexo e pouco explorado por estudiosos, no entanto, requer “muitas mãos” para obter o maior objetivo que é a qualidade prestada ao utente. Acredita-se que, as intervenções para a qualificação do processo de gestão de OPME na FHCGV irão proporcionar melhorias quanto ao gerenciamento do setor de OPME, assim como processos e fluxos da Instituição que irão proporcionar um atendimento de qualidade ao utente.INTRODUCTION: Orthoses, Prostheses and Special Materials (OPME) are products used in medical, dental and physiotherapy procedures; as well as in the diagnosis, treatment, rehabilitation or monitoring of patients. OBJECTIVE: To investigate the management process of Orthoses, Prostheses and Special Materials (OPME) used by the Hemodynamics Service, aiming to present potential complications for their qualification. METHODOLOGY: This is a cross-sectional, quantitative and retrospective action research (January to December 2021). Based on the Hemodynamics OPME form from the Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) and the Electronic Administrative Process (PAE) of the State of Pará. The proposals with potential interventions were based on the tool Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats - Strengths, Opportunities, Weaknesses and Threats (SWOT/FOFA). RESULT: a record of 18 prosthesis implantation procedures for occlusion of the Interatrial Communication was found, for both sexes, with a cost of R$ 524,995.00. There were 63 endovascular procedures in 2021, and it was found that the average waiting time for patients is approximately 88.6 days. With regard to the processing time of bidding processes, in the internal phase, the longest time identified was in the Permanent Bidding Committee (CPL) sector, totaling five months, referring to endovascular and congenital OPME. In the external phase, both classes of materials also took the longest processing time. Furthermore, there is a difference of R$ 883,153.00 reimbursed to the Hospital through the SIGTAP/SUS table. A low rate of studies that could support the research was noted, however, the Pharmaceutical Assistance (AF) cycle is an essential method for improving the management and management process. It was found that the bidding process in the public service is slow, as it crosses several sectors, generating an impact on the time required to request/acquire this material, also affecting the time to carry out the procedure. CONCLUSION: The OPME topic is complex and little explored by scholars, however, it requires “many hands” to obtain the biggest objective, which is the quality provided to the user. It is believed that interventions to qualify the OPME management process at FHCGV will provide improvements in the management of the OPME sector, as well as the Institution's processes and flows that will provide quality service to the user.Submitted by Lidiane Benigno (lydiane.correa@gmail.com) on 2023-11-16T17:57:19Z No. of bitstreams: 4 Dissertacao_ProcessoGestaoGereciamento.pdf: 1986548 bytes, checksum: 12f87e042c0f01ca226b98a89114181d (MD5) Produto_Dissertacao_Saulo_Ribeiro.pdf: 302845 bytes, checksum: 2c14d87fa35c052d5c60d71cd7b78ed3 (MD5) license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5)Approved for entry into archive by João Paulo Pastana Neves (joaopastana@ufpa.br) on 2023-11-17T17:31:36Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Dissertacao_ProcessoGestaoGereciamento.pdf: 1986548 bytes, checksum: 12f87e042c0f01ca226b98a89114181d (MD5) Produto_Dissertacao_Saulo_Ribeiro.pdf: 302845 bytes, checksum: 2c14d87fa35c052d5c60d71cd7b78ed3 (MD5) license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-17T17:31:36Z (GMT). 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RIBEIRO, Saulo Coelho Assis
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