Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Daniel Camilo Marques de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488
Resumo: This research, financed by FAPESP (São Paulo Research Foundation), under No. 2014/07446-7, has as its main goal the observation of the production of meaning and the search for effects of persuasion in the advertising discourse. Based on two distinct theoretical streams, Discourse Analysis and Pragmatics, we sought to analyze television advertisements – adopted as study object –, observing how its elaboration (the language used, the process of construction of the scenes of enunciation, the implicated information) and its way of transmitting the messages are designed in order to make your audience attend to what is being proposed. Through concepts like enunciation scenes, ethos, relevance, inference, it was possible to demonstrate how each campaign adopts specific procedures depending on the audience it wants to persuade, exploring both the typical elements of discursive organization – seen as verbal interaction between the language users, inserted in specific situations and contexts of communicative practices, anchored in a social, historical and ideological dimension – and the cognitive procedures of comprehension, guided by relevance, and the deductive inferential calculations.
id UPM_ee96d6aa503d9624f968db0dfd4ddb2b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25488
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2017-02-20T15:15:11Z2020-05-28T18:13:36Z2020-05-28T18:13:36Z2016-06-09REZENDE, Daniel Camilo Marques de. Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários. 2016. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488This research, financed by FAPESP (São Paulo Research Foundation), under No. 2014/07446-7, has as its main goal the observation of the production of meaning and the search for effects of persuasion in the advertising discourse. Based on two distinct theoretical streams, Discourse Analysis and Pragmatics, we sought to analyze television advertisements – adopted as study object –, observing how its elaboration (the language used, the process of construction of the scenes of enunciation, the implicated information) and its way of transmitting the messages are designed in order to make your audience attend to what is being proposed. Through concepts like enunciation scenes, ethos, relevance, inference, it was possible to demonstrate how each campaign adopts specific procedures depending on the audience it wants to persuade, exploring both the typical elements of discursive organization – seen as verbal interaction between the language users, inserted in specific situations and contexts of communicative practices, anchored in a social, historical and ideological dimension – and the cognitive procedures of comprehension, guided by relevance, and the deductive inferential calculations.Esta pesquisa, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob o nº 2014/07446-7, tem como objetivo observar como se dá a produção dos sentidos e a busca pelos efeitos de persuasão no discurso publicitário. A partir de duas linhas teóricas distintas, da Análise do Discurso e da Pragmática, buscou-se analisar as peças publicitárias televisivas – objeto de estudo adotado –, observando de que forma a sua elaboração (a linguagem empregada, o processo de construção das suas cenas, as informações implicitadas) e sua forma de transmissão das mensagens são pensadas de modo a levar seu público a realizar o que está sendo proposto. Por meio de conceitos como cenas enunciativas, ethos, relevância, inferência, foi possível evidenciar como cada campanha adota procedimentos específicos em função da audiência que pretende persuadir, explorando tanto os elementos típicos da organização discursiva – como interação verbal entre os sujeitos usuários da linguagem, inseridos em situações e contextos específicos de práticas comunicativas, ancoradas em uma dimensão social, histórica e ideológica – quanto os procedimentos cognitivos de compreensão, guiados pela relevância, e os cálculos inferenciais dedutivos.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Pauloapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdiscurso publicitáriocenas da enunciaçãoteoria da relevânciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSignificação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBatista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Brito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Tocaia, Luciano Magnonihttp://lattes.cnpq.br/2993730142968894http://lattes.cnpq.br/6928836187934536Rezende, Daniel Camilo Marques dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13077/Daniel%20Camilo%20Marques%20de%20Rezende.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3085/5/Daniel%20Camilo%20Marques%20de%20Rezende.pdfpublicity discoursescenes of enunciationrelevance theoryreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/254882020-05-28 15:13:36.683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
title Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
spellingShingle Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
Rezende, Daniel Camilo Marques de
discurso publicitário
cenas da enunciação
teoria da relevância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
title_full Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
title_fullStr Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
title_full_unstemmed Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
title_sort Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
author Rezende, Daniel Camilo Marques de
author_facet Rezende, Daniel Camilo Marques de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Ronaldo de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4540894174449403
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tocaia, Luciano Magnoni
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2993730142968894
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6928836187934536
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Daniel Camilo Marques de
contributor_str_mv Batista, Ronaldo de Oliveira
Brito, Regina Helena Pires de
Tocaia, Luciano Magnoni
dc.subject.por.fl_str_mv discurso publicitário
cenas da enunciação
teoria da relevância
topic discurso publicitário
cenas da enunciação
teoria da relevância
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This research, financed by FAPESP (São Paulo Research Foundation), under No. 2014/07446-7, has as its main goal the observation of the production of meaning and the search for effects of persuasion in the advertising discourse. Based on two distinct theoretical streams, Discourse Analysis and Pragmatics, we sought to analyze television advertisements – adopted as study object –, observing how its elaboration (the language used, the process of construction of the scenes of enunciation, the implicated information) and its way of transmitting the messages are designed in order to make your audience attend to what is being proposed. Through concepts like enunciation scenes, ethos, relevance, inference, it was possible to demonstrate how each campaign adopts specific procedures depending on the audience it wants to persuade, exploring both the typical elements of discursive organization – seen as verbal interaction between the language users, inserted in specific situations and contexts of communicative practices, anchored in a social, historical and ideological dimension – and the cognitive procedures of comprehension, guided by relevance, and the deductive inferential calculations.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-20T15:15:11Z
2020-05-28T18:13:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REZENDE, Daniel Camilo Marques de. Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários. 2016. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488
identifier_str_mv REZENDE, Daniel Camilo Marques de. Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários. 2016. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Comunicação e Letras (CCL)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177246770003968