Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488 |
Resumo: | This research, financed by FAPESP (São Paulo Research Foundation), under No. 2014/07446-7, has as its main goal the observation of the production of meaning and the search for effects of persuasion in the advertising discourse. Based on two distinct theoretical streams, Discourse Analysis and Pragmatics, we sought to analyze television advertisements – adopted as study object –, observing how its elaboration (the language used, the process of construction of the scenes of enunciation, the implicated information) and its way of transmitting the messages are designed in order to make your audience attend to what is being proposed. Through concepts like enunciation scenes, ethos, relevance, inference, it was possible to demonstrate how each campaign adopts specific procedures depending on the audience it wants to persuade, exploring both the typical elements of discursive organization – seen as verbal interaction between the language users, inserted in specific situations and contexts of communicative practices, anchored in a social, historical and ideological dimension – and the cognitive procedures of comprehension, guided by relevance, and the deductive inferential calculations. |
id |
UPM_ee96d6aa503d9624f968db0dfd4ddb2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25488 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2017-02-20T15:15:11Z2020-05-28T18:13:36Z2020-05-28T18:13:36Z2016-06-09REZENDE, Daniel Camilo Marques de. Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários. 2016. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488This research, financed by FAPESP (São Paulo Research Foundation), under No. 2014/07446-7, has as its main goal the observation of the production of meaning and the search for effects of persuasion in the advertising discourse. Based on two distinct theoretical streams, Discourse Analysis and Pragmatics, we sought to analyze television advertisements – adopted as study object –, observing how its elaboration (the language used, the process of construction of the scenes of enunciation, the implicated information) and its way of transmitting the messages are designed in order to make your audience attend to what is being proposed. Through concepts like enunciation scenes, ethos, relevance, inference, it was possible to demonstrate how each campaign adopts specific procedures depending on the audience it wants to persuade, exploring both the typical elements of discursive organization – seen as verbal interaction between the language users, inserted in specific situations and contexts of communicative practices, anchored in a social, historical and ideological dimension – and the cognitive procedures of comprehension, guided by relevance, and the deductive inferential calculations.Esta pesquisa, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob o nº 2014/07446-7, tem como objetivo observar como se dá a produção dos sentidos e a busca pelos efeitos de persuasão no discurso publicitário. A partir de duas linhas teóricas distintas, da Análise do Discurso e da Pragmática, buscou-se analisar as peças publicitárias televisivas – objeto de estudo adotado –, observando de que forma a sua elaboração (a linguagem empregada, o processo de construção das suas cenas, as informações implicitadas) e sua forma de transmissão das mensagens são pensadas de modo a levar seu público a realizar o que está sendo proposto. Por meio de conceitos como cenas enunciativas, ethos, relevância, inferência, foi possível evidenciar como cada campanha adota procedimentos específicos em função da audiência que pretende persuadir, explorando tanto os elementos típicos da organização discursiva – como interação verbal entre os sujeitos usuários da linguagem, inseridos em situações e contextos específicos de práticas comunicativas, ancoradas em uma dimensão social, histórica e ideológica – quanto os procedimentos cognitivos de compreensão, guiados pela relevância, e os cálculos inferenciais dedutivos.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Pauloapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdiscurso publicitáriocenas da enunciaçãoteoria da relevânciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSignificação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBatista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Brito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Tocaia, Luciano Magnonihttp://lattes.cnpq.br/2993730142968894http://lattes.cnpq.br/6928836187934536Rezende, Daniel Camilo Marques dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13077/Daniel%20Camilo%20Marques%20de%20Rezende.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3085/5/Daniel%20Camilo%20Marques%20de%20Rezende.pdfpublicity discoursescenes of enunciationrelevance theoryreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/254882020-05-28 15:13:36.683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários |
title |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários |
spellingShingle |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários Rezende, Daniel Camilo Marques de discurso publicitário cenas da enunciação teoria da relevância CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários |
title_full |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários |
title_fullStr |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários |
title_full_unstemmed |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários |
title_sort |
Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários |
author |
Rezende, Daniel Camilo Marques de |
author_facet |
Rezende, Daniel Camilo Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Ronaldo de Oliveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4540894174449403 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tocaia, Luciano Magnoni |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2993730142968894 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6928836187934536 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Daniel Camilo Marques de |
contributor_str_mv |
Batista, Ronaldo de Oliveira Brito, Regina Helena Pires de Tocaia, Luciano Magnoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso publicitário cenas da enunciação teoria da relevância |
topic |
discurso publicitário cenas da enunciação teoria da relevância CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This research, financed by FAPESP (São Paulo Research Foundation), under No. 2014/07446-7, has as its main goal the observation of the production of meaning and the search for effects of persuasion in the advertising discourse. Based on two distinct theoretical streams, Discourse Analysis and Pragmatics, we sought to analyze television advertisements – adopted as study object –, observing how its elaboration (the language used, the process of construction of the scenes of enunciation, the implicated information) and its way of transmitting the messages are designed in order to make your audience attend to what is being proposed. Through concepts like enunciation scenes, ethos, relevance, inference, it was possible to demonstrate how each campaign adopts specific procedures depending on the audience it wants to persuade, exploring both the typical elements of discursive organization – seen as verbal interaction between the language users, inserted in specific situations and contexts of communicative practices, anchored in a social, historical and ideological dimension – and the cognitive procedures of comprehension, guided by relevance, and the deductive inferential calculations. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-20T15:15:11Z 2020-05-28T18:13:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:13:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REZENDE, Daniel Camilo Marques de. Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários. 2016. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488 |
identifier_str_mv |
REZENDE, Daniel Camilo Marques de. Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários. 2016. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Comunicação e Letras (CCL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177246770003968 |