Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Williams Jorge Correa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos, SANTOS, Carla Marques do, LIMA, Claudia Cristina Carmo, SAMPAIO, Cristiane Aniceto, SANTOS, Daniela Araújo, PANTOJA, Derivan Alves, DIREITO, Eduardo R., SOUSA, Eliane Costa de, MAIA, Élida Lopes Maia, NASCIMENTO, Maria de N. S. do, COSTA, Nubia Nazaré da, SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos, SILVA, Samantha L. B. da, ASSUNÇÃO, Suelene Santana, SILVA, Vanessa Lopes da, OLIVEIRA, Waldinea costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577
Resumo: Apresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem.
id UFPA_53ee3b5b5dd43b7a3b515784adceab75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7577
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2017-02-06T15:15:56Z2017-02-06T15:15:56Z2016-12PINHEIRO, Williams Jorge Correa et al. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 76-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435/547>. Acesso em: 02 fev. 2017.1980-6949http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577Apresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem.We present the results of a study done in the course of carrying out the discipline Practice Management Information Unit, Faculty of Biblioteconomia/ICSAUFPA, under the coordination of Professor Williams Jorge C. Pinheiro. In this phase, we developed study on the efficiency of service in university libraries in the University Campus of Guamá-UFPA, in Belem, Pa. The project aims to implement a series of actions that seek to contribute to a better use of spaces in university libraries, with priority to propose expanding the number of information services at the user service area, making its most effective results, the point of view of the management of information and knowledge. It was adopted as a methodology to develop the project through annual plans, depending on the progress of semesters at UFPA. Based on plans that are defined, it was desirable to integrate the actions with the areas of teaching, research and extension. He appealed to the brainstorming technique to define the actions implemented; held meetings with active librarians in university libraries; applied research questionnaires with users; evaluated the level of satisfaction of the user service sector; It sought to determine the degree of interest in new services offered by libraries; held literature on resources used for efficiency in the aspects of accessibility of the law, and finally a meeting was presented the results for some of the campus librarians. The study had as target students of various courses of UFPA, with sampling of 400 students participating, representing 10% of users / day attending libraries Campus Guamá. Thus it reached to 362 students (88%) and 38 undergraduate students (12%) graduate, investigating the level of user satisfaction, especially on the reference services that libraries offer.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilRevista Brasileira de Biblioteconomia e DocumentaçãoServiço de ReferênciaBiblioteca universitáriaGestão da informaçãoGestão do conhecimentoGestão de Unidades de InformaçãoServiço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimentoReference service in university libraries: in search of efficiency for the management of information and knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1227690PINHEIRO, Williams Jorge CorreaSANTOS, Caio Tobit Carvalho dosSANTOS, Carla Marques doLIMA, Claudia Cristina CarmoSAMPAIO, Cristiane AnicetoSANTOS, Daniela AraújoPANTOJA, Derivan AlvesDIREITO, Eduardo R.SOUSA, Eliane Costa deMAIA, Élida Lopes MaiaNASCIMENTO, Maria de N. S. doCOSTA, Nubia Nazaré daSANTOS, Paula Stephanie Sodré dosSILVA, Samantha L. B. daASSUNÇÃO, Suelene SantanaSILVA, Vanessa Lopes daOLIVEIRA, Waldinea costa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdfArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdfapplication/pdf1011514http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/1/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdfb05e86140d9bb74c058c1984667cbcb4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txtArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txtExtracted texttext/plain23235http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/6/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txte2a80f05ecb5ccf5252e68e506f6d054MD562011/75772019-09-06 10:33:14.492oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-09-06T13:33:14Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Reference service in university libraries: in search of efficiency for the management of information and knowledge
title Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
spellingShingle Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
PINHEIRO, Williams Jorge Correa
Serviço de Referência
Biblioteca universitária
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Gestão de Unidades de Informação
title_short Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
title_full Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
title_fullStr Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
title_full_unstemmed Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
title_sort Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
author PINHEIRO, Williams Jorge Correa
author_facet PINHEIRO, Williams Jorge Correa
SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos
SANTOS, Carla Marques do
LIMA, Claudia Cristina Carmo
SAMPAIO, Cristiane Aniceto
SANTOS, Daniela Araújo
PANTOJA, Derivan Alves
DIREITO, Eduardo R.
SOUSA, Eliane Costa de
MAIA, Élida Lopes Maia
NASCIMENTO, Maria de N. S. do
COSTA, Nubia Nazaré da
SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos
SILVA, Samantha L. B. da
ASSUNÇÃO, Suelene Santana
SILVA, Vanessa Lopes da
OLIVEIRA, Waldinea costa de
author_role author
author2 SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos
SANTOS, Carla Marques do
LIMA, Claudia Cristina Carmo
SAMPAIO, Cristiane Aniceto
SANTOS, Daniela Araújo
PANTOJA, Derivan Alves
DIREITO, Eduardo R.
SOUSA, Eliane Costa de
MAIA, Élida Lopes Maia
NASCIMENTO, Maria de N. S. do
COSTA, Nubia Nazaré da
SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos
SILVA, Samantha L. B. da
ASSUNÇÃO, Suelene Santana
SILVA, Vanessa Lopes da
OLIVEIRA, Waldinea costa de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, Williams Jorge Correa
SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos
SANTOS, Carla Marques do
LIMA, Claudia Cristina Carmo
SAMPAIO, Cristiane Aniceto
SANTOS, Daniela Araújo
PANTOJA, Derivan Alves
DIREITO, Eduardo R.
SOUSA, Eliane Costa de
MAIA, Élida Lopes Maia
NASCIMENTO, Maria de N. S. do
COSTA, Nubia Nazaré da
SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos
SILVA, Samantha L. B. da
ASSUNÇÃO, Suelene Santana
SILVA, Vanessa Lopes da
OLIVEIRA, Waldinea costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço de Referência
Biblioteca universitária
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Gestão de Unidades de Informação
topic Serviço de Referência
Biblioteca universitária
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Gestão de Unidades de Informação
description Apresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-06T15:15:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-06T15:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Williams Jorge Correa et al. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 76-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435/547>. Acesso em: 02 fev. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-6949
identifier_str_mv PINHEIRO, Williams Jorge Correa et al. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 76-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435/547>. Acesso em: 02 fev. 2017.
1980-6949
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/1/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/6/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b05e86140d9bb74c058c1984667cbcb4
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e2a80f05ecb5ccf5252e68e506f6d054
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771891198787584