Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577 |
Resumo: | Apresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem. |
id |
UFPA_53ee3b5b5dd43b7a3b515784adceab75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/7577 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2017-02-06T15:15:56Z2017-02-06T15:15:56Z2016-12PINHEIRO, Williams Jorge Correa et al. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 76-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435/547>. Acesso em: 02 fev. 2017.1980-6949http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577Apresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem.We present the results of a study done in the course of carrying out the discipline Practice Management Information Unit, Faculty of Biblioteconomia/ICSAUFPA, under the coordination of Professor Williams Jorge C. Pinheiro. In this phase, we developed study on the efficiency of service in university libraries in the University Campus of Guamá-UFPA, in Belem, Pa. The project aims to implement a series of actions that seek to contribute to a better use of spaces in university libraries, with priority to propose expanding the number of information services at the user service area, making its most effective results, the point of view of the management of information and knowledge. It was adopted as a methodology to develop the project through annual plans, depending on the progress of semesters at UFPA. Based on plans that are defined, it was desirable to integrate the actions with the areas of teaching, research and extension. He appealed to the brainstorming technique to define the actions implemented; held meetings with active librarians in university libraries; applied research questionnaires with users; evaluated the level of satisfaction of the user service sector; It sought to determine the degree of interest in new services offered by libraries; held literature on resources used for efficiency in the aspects of accessibility of the law, and finally a meeting was presented the results for some of the campus librarians. The study had as target students of various courses of UFPA, with sampling of 400 students participating, representing 10% of users / day attending libraries Campus Guamá. Thus it reached to 362 students (88%) and 38 undergraduate students (12%) graduate, investigating the level of user satisfaction, especially on the reference services that libraries offer.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilRevista Brasileira de Biblioteconomia e DocumentaçãoServiço de ReferênciaBiblioteca universitáriaGestão da informaçãoGestão do conhecimentoGestão de Unidades de InformaçãoServiço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimentoReference service in university libraries: in search of efficiency for the management of information and knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1227690PINHEIRO, Williams Jorge CorreaSANTOS, Caio Tobit Carvalho dosSANTOS, Carla Marques doLIMA, Claudia Cristina CarmoSAMPAIO, Cristiane AnicetoSANTOS, Daniela AraújoPANTOJA, Derivan AlvesDIREITO, Eduardo R.SOUSA, Eliane Costa deMAIA, Élida Lopes MaiaNASCIMENTO, Maria de N. S. doCOSTA, Nubia Nazaré daSANTOS, Paula Stephanie Sodré dosSILVA, Samantha L. B. daASSUNÇÃO, Suelene SantanaSILVA, Vanessa Lopes daOLIVEIRA, Waldinea costa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdfArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdfapplication/pdf1011514http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/1/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdfb05e86140d9bb74c058c1984667cbcb4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txtArtigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txtExtracted texttext/plain23235http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/6/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txte2a80f05ecb5ccf5252e68e506f6d054MD562011/75772019-09-06 10:33:14.492oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-09-06T13:33:14Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Reference service in university libraries: in search of efficiency for the management of information and knowledge |
title |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento |
spellingShingle |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento PINHEIRO, Williams Jorge Correa Serviço de Referência Biblioteca universitária Gestão da informação Gestão do conhecimento Gestão de Unidades de Informação |
title_short |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento |
title_full |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento |
title_fullStr |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento |
title_sort |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento |
author |
PINHEIRO, Williams Jorge Correa |
author_facet |
PINHEIRO, Williams Jorge Correa SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos SANTOS, Carla Marques do LIMA, Claudia Cristina Carmo SAMPAIO, Cristiane Aniceto SANTOS, Daniela Araújo PANTOJA, Derivan Alves DIREITO, Eduardo R. SOUSA, Eliane Costa de MAIA, Élida Lopes Maia NASCIMENTO, Maria de N. S. do COSTA, Nubia Nazaré da SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos SILVA, Samantha L. B. da ASSUNÇÃO, Suelene Santana SILVA, Vanessa Lopes da OLIVEIRA, Waldinea costa de |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos SANTOS, Carla Marques do LIMA, Claudia Cristina Carmo SAMPAIO, Cristiane Aniceto SANTOS, Daniela Araújo PANTOJA, Derivan Alves DIREITO, Eduardo R. SOUSA, Eliane Costa de MAIA, Élida Lopes Maia NASCIMENTO, Maria de N. S. do COSTA, Nubia Nazaré da SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos SILVA, Samantha L. B. da ASSUNÇÃO, Suelene Santana SILVA, Vanessa Lopes da OLIVEIRA, Waldinea costa de |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, Williams Jorge Correa SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos SANTOS, Carla Marques do LIMA, Claudia Cristina Carmo SAMPAIO, Cristiane Aniceto SANTOS, Daniela Araújo PANTOJA, Derivan Alves DIREITO, Eduardo R. SOUSA, Eliane Costa de MAIA, Élida Lopes Maia NASCIMENTO, Maria de N. S. do COSTA, Nubia Nazaré da SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos SILVA, Samantha L. B. da ASSUNÇÃO, Suelene Santana SILVA, Vanessa Lopes da OLIVEIRA, Waldinea costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço de Referência Biblioteca universitária Gestão da informação Gestão do conhecimento Gestão de Unidades de Informação |
topic |
Serviço de Referência Biblioteca universitária Gestão da informação Gestão do conhecimento Gestão de Unidades de Informação |
description |
Apresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-06T15:15:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-06T15:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINHEIRO, Williams Jorge Correa et al. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 76-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435/547>. Acesso em: 02 fev. 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-6949 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Williams Jorge Correa et al. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 76-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435/547>. Acesso em: 02 fev. 2017. 1980-6949 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/1/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7577/6/Artigo_ServicoReferenciaBibliotecas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b05e86140d9bb74c058c1984667cbcb4 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b e2a80f05ecb5ccf5252e68e506f6d054 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771891198787584 |