Práticas de letramento no meio rural brasileiro: a influência do movimento sem terra em escola pública de assentamento de reforma agrária
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9929 |
Resumo: | Nesta tese, discutimos a influência do Movimento Sem Terra (MST), entendido como uma comunidade discursiva, que atua institucional e intencionalmente na formação dos trabalhadores rurais brasileiros. Focalizamos nossa discussão nas práticas de letramento construídas em uma escola pública de assentamento de reforma agrária, que nos revelam o projeto de letramento Sem Terra em conflito com o projeto escolar oficial, construído na escola pesquisada a partir de sua institucionalização. A escola pesquisada e os sujeitos que a compõem apresentam práticas de letramento relacionadas a dois projetos em disputa na escola, caracterizados como projeto de letramento emancipatório e projeto de letramento escolar, a partir da perspectiva dos “novos estudos lingüísticos”. Desse lugar, caracterizamos o projeto de educação Sem Terra como um projeto de letramento ideológico, situado, emancipatório (Street, 1984, 1995; Barton, 1998; Freire, 1978, 1987, 1995), dado seu caráter político e de inclusão ao mundo letrado, e discutimos sua influência nas práticas de letramento construídas em uma escola de assentamento de reforma agrária, focalizando salas de aula de duas professoras de Língua Portuguesa, que expressam práticas representativas dos projetos em disputa na escola. |
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2018-06-01T18:29:33Z2018-06-01T18:29:33Z2003-10-10CAMPOS, Samuel Pereira. Práticas de letramento no meio rural brasileiro: a influência do movimento sem terra em escola pública de assentamento de reforma agrária. 2003. 247 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2003. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9929>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9929Nesta tese, discutimos a influência do Movimento Sem Terra (MST), entendido como uma comunidade discursiva, que atua institucional e intencionalmente na formação dos trabalhadores rurais brasileiros. Focalizamos nossa discussão nas práticas de letramento construídas em uma escola pública de assentamento de reforma agrária, que nos revelam o projeto de letramento Sem Terra em conflito com o projeto escolar oficial, construído na escola pesquisada a partir de sua institucionalização. A escola pesquisada e os sujeitos que a compõem apresentam práticas de letramento relacionadas a dois projetos em disputa na escola, caracterizados como projeto de letramento emancipatório e projeto de letramento escolar, a partir da perspectiva dos “novos estudos lingüísticos”. Desse lugar, caracterizamos o projeto de educação Sem Terra como um projeto de letramento ideológico, situado, emancipatório (Street, 1984, 1995; Barton, 1998; Freire, 1978, 1987, 1995), dado seu caráter político e de inclusão ao mundo letrado, e discutimos sua influência nas práticas de letramento construídas em uma escola de assentamento de reforma agrária, focalizando salas de aula de duas professoras de Língua Portuguesa, que expressam práticas representativas dos projetos em disputa na escola.In this thesis we discuss the influence of Movimento Sem Terra (MST), understood as a discoursive communnity that acts institutional and intentionally at the brazilian rural workers formation, taking as reference its organization, social practices and ways of acting toward the social world. We focus our discussion at the literacy practices engendered in a public school, that reveals the influence of the Sem Terra literacy project in conflict with the school official project, broght into the researched school after its official establishment. As our research subjets were living diferent kinds of envolvement with the Sem Terra community, we assumed that researched school and the subjects involved in our field work, would present literacy practices related to the two projects in dispute in the school, characterized as emancipatory literacy project and schoolar literacy project, from the point of view of the new literacy studies. From this place, we analyse the educational project designed by MST, seen as an ideological, situated and emancipatoy literacy project (Street, 1984, 1995; Barton, 1998; Freire, 1978, 1987, 1995), and its influences over the literacy practices at the researched environment, focusing the two projects in conflict in the classroom of two Portuguese Language teachers, whose practices are representative of the two project in dispute at school.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Estadual de CampinasPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PPGLA/UNICAMPUNICAMPBrasilInstituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMPhttp://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269701reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALingüística aplicadaLetramentoPráticas de letramento no meio rural brasileiro: a influência do movimento sem terra em escola pública de assentamento de reforma agráriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisKLEIMAN, Angela Del Carmen Bustos Romero dehttp://lattes.cnpq.br/4416353554838830http://lattes.cnpq.br/8186421140915842CAMPOS, Samuel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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