Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria de Fátima Ribeiro da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/791
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira
id UNITAU_4b625d1b2994e00234a86ca3e212cb1d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/791
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Rocha, Maria de Fátima Ribeiro daGurpilhares, Marlene Silva SardinhaRenda, Vera Lúcia Batalha de SiqueiraUniversidade de TaubatéTápias-Oliveira, Eveline Mattos2019-07-26T19:38:53Z2019-07-26T19:38:53Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/791Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias OliveiraDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor info:eu-repo/semantics/masterThesis Maria de Fátima Ribeiro da Rocha Eveline Mattos Tápias Oliveira Marlene Silva Sardinha Gurpilhares Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda 2008-08-25 Nessa dissertação, objetiva-se demonstrar em que medida a formação do professor, suas crenças e seus letramentos incentivam o aluno a superar suas limitações em relação ao ensino da leitura e da escrita. Por meio da observação de enunciados de provas, objetiva-se, também, verificar se as práticas letradas acumuladas pelo professor de Ensino Superior ao longo de sua trajetória estão presentes em sua prática cotidiana. Para tanto, na parte teórica visa-se estabelecer os fundamentos de conceitos-chave no estudo da lingüística, tais como: língua, linguagem, leitura, letramento, enunciado e gênero. A análise foi realizada com 18 enunciados de provas, de seis diferentes professores de uma instituição de Ensino Superior de Belém do Pará. Os enunciados das provas analisados revelam professores ainda presos a velhos padrões de avaliação, que, por sua vez, apontam para concepções tradicionais de língua, linguagem, leitura e letramento. Isso significa que esses docentes, responsáveis pela formação das novas gerações de professores, ainda não assimilaram a noção de língua como entidade viva, sempre em transformação, construída em um determinado contexto histórico-social, em que todos os enunciadores são igualmente importantes e em que existe respeito por todas as modalidades (da oral à escrita) e normas (padrão e popular). Tal rigidez na concepção de língua materna, pelos docentes pesquisados, tem raiz nas suas práticas letradas e em sua vida como alunos. A análise dos enunciados revela, também, vários professores com posturas intermediárias, ora tendendo para as concepções tradicionais, ora buscando alternativas contemporâneas, o que, por sua vez, demonstra que existe vontade de mudança. Esse desejo de mudança, no entanto, pode ser tolhido por variados fatores, como a falta de formação continuada, a ausência de materiais de apoio, tanto didáticos, quanto paradidáticos, e/ou condição de trabalho abaixo da ideal. Há também professores que superam práticas antigas de letramento e conseguem oferecer a seus alunos vivência atualizada de um letramento que considera a vida social em seu escopo.Abstract: This thesis aims to demonstrate how much the professors education, his beliefs and his literacy practices encourage the students to overcome theirs limitations in relation the teaching of reading and writing. Through the observation of questions of tests, the objective is also to verify if the literacy practices, accumulated by the professor of higher education throughout its career, are present in their daily activity. For this, the theoretical part aims to lay the foundations of key concepts in the study of linguistics, such as language, reading, literacy, enunciate and genre. The analysis was performed with eighteen questions of tests by six different teachers of a higher education institution in Belém do Pará. The questions analyzed show teachers still tied to old standards of evaluation, and these old standards point to the traditional conceptions of language, reading and literacy. This means that these teachers, responsible for training new generations of teachers havent incorporated the notion of language as a living entity, always in transformation, built on a historical and social context, which where all peers are equally important and respect all modalities (from oral until writing) and rules (standard and popular). The analyzed teachers face hardly the mother language, mostly because theirs lives as students and theirs literacy practices. The analysis of the questions also reveals that several teachers have ambiguous positions, sometimes taking to the traditional conceptions, sometimes seeking more contemporary alternatives, which by the way, shows a desire for change. This desire, however, can be stopped by several factors, as lack of continuing education, lack of materials that support both didactic as paradidatics, and / or condition of employment below the ideal. There are also teachers who managed to overcome old practices of literacy and can offer to his students an updated experience of literacy, which believes in social life in its scope.Made available in DSpace on 2019-07-26T19:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria de Fatima Ribeiro da Rocha.pdf: 591998 bytes, checksum: 208f9f44400c10437012cee372327742 (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado138f : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALetramentoFormação de professoresProfessores e suas provas : concepções de letramento na formação de professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria de Fatima Ribeiro da Rocha.pdfapplication/pdf591998http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/791/1/Maria%20de%20Fatima%20Ribeiro%20da%20Rocha.pdf208f9f44400c10437012cee372327742MD5120.500.11874/7912019-09-10 17:31:20.936oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/791Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
title Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
spellingShingle Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
Rocha, Maria de Fátima Ribeiro da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Letramento
Formação de professores
title_short Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
title_full Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
title_fullStr Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
title_full_unstemmed Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
title_sort Professores e suas provas : concepções de letramento na formação de professor
author Rocha, Maria de Fátima Ribeiro da
author_facet Rocha, Maria de Fátima Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria de Fátima Ribeiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tápias-Oliveira, Eveline Mattos
contributor_str_mv Tápias-Oliveira, Eveline Mattos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Letramento
Formação de professores
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Formação de professores
description Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T19:38:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-26T19:38:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/791
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138f : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/791/1/Maria%20de%20Fatima%20Ribeiro%20da%20Rocha.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 208f9f44400c10437012cee372327742
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385303756800