Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565 |
Resumo: | Esta dissertação trata da dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará, participantes das atividades da Academia Paraense de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte, da qual sou instrutora e que serviu de campo de estudo e aplicação metodológica da pesquisa. A dança autoral é uma proposição constituída a partir do meu processo de composição coreográfica e pesquisa do movimento enquanto porta-bandeira, bailarina e professora de dança. Desta forma, esta pesquisa implica na análise do processo de investigação corporal como fomentadora de assinaturas na dança que identificam e diferenciam os casais de mestre-sala e porta-bandeira, mesmo diante do compartilhamento de um repertório gestual comum. Assumo como metodologia a etnografia, a autoetnografia e o “número 3 em sua dimensão simbólica e metodológica na pesquisa em artes”. A dança imanente é a principal base teórica adotada, por subsidiar minha investigação sobre a dança autoral através do encaminhamento da dissecação artística do corpo. A investigação do corpo, dos movimentos, o reconhecimento e assinatura da dança autoral efetuados pelos casais de Mestre-sala e Porta-bandeira, demarcam resultados alcançados com este estudo. |
id |
UFPA_5c9324083532d42c70953b5d8cd758e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/7565 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2017-02-03T16:12:07Z2017-02-03T16:12:07Z2014-06-02GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel. Defendendo o pavilhão: a dança autoral das escolas dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565Esta dissertação trata da dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará, participantes das atividades da Academia Paraense de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte, da qual sou instrutora e que serviu de campo de estudo e aplicação metodológica da pesquisa. A dança autoral é uma proposição constituída a partir do meu processo de composição coreográfica e pesquisa do movimento enquanto porta-bandeira, bailarina e professora de dança. Desta forma, esta pesquisa implica na análise do processo de investigação corporal como fomentadora de assinaturas na dança que identificam e diferenciam os casais de mestre-sala e porta-bandeira, mesmo diante do compartilhamento de um repertório gestual comum. Assumo como metodologia a etnografia, a autoetnografia e o “número 3 em sua dimensão simbólica e metodológica na pesquisa em artes”. A dança imanente é a principal base teórica adotada, por subsidiar minha investigação sobre a dança autoral através do encaminhamento da dissecação artística do corpo. A investigação do corpo, dos movimentos, o reconhecimento e assinatura da dança autoral efetuados pelos casais de Mestre-sala e Porta-bandeira, demarcam resultados alcançados com este estudo.This dissertation regards to the mestre-sala (master of ceremony) and porta-bandeira’s (flag-bearer) authorial dance, as a couple, in samba schools of Belém, Pará, which take part in the activities of Pará Academy of Mestre-sala, Porta-bandeira and Porta-estandarte (standard-bearer), where I act as an instructor. The academy assisted me as field of study and methodological application for the research. The authorial dance is a proposal constituted from my choreographic composition process and movement research as porta-bandeira (flag-bearer), dancer and dance teacher. Thus, this research implies the analysis of the corporal investigation process as fomenter of signatures in the dance, which identify and distinguish the couples of “mestre-sala” and “porta-bandeira”, even facing the sharing of common repertoire of gesture. I use as methodology of this research ethnography, autoethnography and the number 3 in its symbolic and methodological dimensions in the arts’ research. The immanent dance is the main theoretical base adopted, because it supports my investigation about the authorial dance throughout application of the artistic dissection of the body. The body and movement’s investigation, the recognition and signature of the authorial dance made by the mestre-sala and porta-bandeira couples format the results reached with this study.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIACarnavalDança autoralCoreografiaLinguagem corporalBelém - PAPará - EstadoDefendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSAPUCAHY, Ana Flávia Mendeshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776http://lattes.cnpq.br/1161142611758714GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentelinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdfDissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdfapplication/pdf10912126http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/1/Dissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdfb44d1492e82b9e7f31f662448517c2fbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdf.txtDissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdf.txtExtracted texttext/plain357041http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/6/Dissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdf.txt2ea22d164ad715e1dc43b5d3c98ee93aMD562011/75652019-08-20 10:28:42.909oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-08-20T13:28:42Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará |
title |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará |
spellingShingle |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA Carnaval Dança autoral Coreografia Linguagem corporal Belém - PA Pará - Estado |
title_short |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará |
title_full |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará |
title_fullStr |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará |
title_full_unstemmed |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará |
title_sort |
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará |
author |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel |
author_facet |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6144243746546776 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1161142611758714 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel |
contributor_str_mv |
SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA Carnaval Dança autoral Coreografia Linguagem corporal Belém - PA Pará - Estado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carnaval Dança autoral Coreografia Linguagem corporal Belém - PA Pará - Estado |
description |
Esta dissertação trata da dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará, participantes das atividades da Academia Paraense de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte, da qual sou instrutora e que serviu de campo de estudo e aplicação metodológica da pesquisa. A dança autoral é uma proposição constituída a partir do meu processo de composição coreográfica e pesquisa do movimento enquanto porta-bandeira, bailarina e professora de dança. Desta forma, esta pesquisa implica na análise do processo de investigação corporal como fomentadora de assinaturas na dança que identificam e diferenciam os casais de mestre-sala e porta-bandeira, mesmo diante do compartilhamento de um repertório gestual comum. Assumo como metodologia a etnografia, a autoetnografia e o “número 3 em sua dimensão simbólica e metodológica na pesquisa em artes”. A dança imanente é a principal base teórica adotada, por subsidiar minha investigação sobre a dança autoral através do encaminhamento da dissecação artística do corpo. A investigação do corpo, dos movimentos, o reconhecimento e assinatura da dança autoral efetuados pelos casais de Mestre-sala e Porta-bandeira, demarcam resultados alcançados com este estudo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-03T16:12:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-03T16:12:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel. Defendendo o pavilhão: a dança autoral das escolas dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel. Defendendo o pavilhão: a dança autoral das escolas dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/1/Dissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7565/6/Dissertacao_DefendendoPavilhaoDanca.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b44d1492e82b9e7f31f662448517c2fb 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 2ea22d164ad715e1dc43b5d3c98ee93a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1797787937258078208 |