Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Adriana Di Marco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7540
Resumo: Este trabalho apresenta como objetivo analisar o processo criativo do espetáculo Dançando Chico Buarque, produzido a partir da linguagem da Dança Moderna, dirigido e coreografado pela professora Auxiliadora Monteiro, a fim de investigar os gestos artísticos, mais especificamente os gestos interpretados na coreografia Construção. Desse modo, busca-se refletir sobre o processo coreográfico, observando a sua relação com os princípios que tangem a Dança Moderna, bem como o pensamento questionador do artista destacado no espetáculo, Chico Buarque. Como referencial teórico sobre processo criativo trago Salles (1998) e Ostrower (2001). Para os teóricos da Dança Moderna, Monteiro (2004) e Garaudy (1980). Para a análise dos gestos cotidianos transfigurados dialogo com o conceito de conversão semiótica, segundo Loureiro (2007) e abstração do movimento conforme Mendes (2004). E a análise do movimento técnico da Dança Moderna relaciono com o pensamento de Kaeppler (2013) e também de Macara, Monteiro e Pinto (2012). Esse trabalho apresenta como metodologia a pesquisa descritiva, participante, assim como a pesquisa bibliográfica, uma vez que o trabalho foi constituído a partir de investigações, entrevistas, descrição de fatos, relatos de experiências e revisões de materiais bibliográficos. Dessa forma, será abordada nessa pesquisa, na segunda seção, intitulada “Experiências em Dança”, as minhas vivências e aprendizagens na dança e o percurso histórico da Dança Moderna. Destaco sobre a coreógrafa do espetáculo, Auxiliadora Monteiro, a qual a observo como uma referência em estudos sobre Dança Moderna, na cidade de Belém do Pará. E aponto também, sobre o artista retratado no espetáculo, Chico Buarque, que o considero como um grande nome para a Música Popular Brasileira, pois em suas composições, ele expressou os seus próprios sentimentos. A terceira seção nomeada “Dançando Chico Buarque: Processo de criação” ressalta o percurso criativo do espetáculo, no que diz respeito ao procedimento das aulas, ensaios e pesquisa de movimentos para a criação das coreografias. E a quarta seção denominada “Análise do espetáculo Dançando Chico Buarque” traz uma reflexão do resultado proposto do espetáculo, com relação ao trabalho de expressividade dos bailarinos, a confecção dos figurinos e do cenário. E por fim, enfatizo uma análise dos gestos artísticos da coreografia Construção. Logo, o resultado revela a montagem coreográfica a partir da reflexão dos gestos interpretados em cena. A coreografia demonstra a apresentação de movimentos técnicos da Dança Moderna e, também, gestos cotidianos abstraídos e transfigurados para a cena coreográfica. Nesse sentido, em uma coreografia e/ou espetáculo fundamentado na linguagem da Dança Moderna, é possível criar gestos expressivos e que sugerem diferentes interpretações.
id UFPA_ad7895fe38bed59704006288875bbdef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7540
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2017-02-03T13:58:33Z2017-02-03T13:58:33Z2014-06-09NEVES, Adriana Di Marco. Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7540>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7540Este trabalho apresenta como objetivo analisar o processo criativo do espetáculo Dançando Chico Buarque, produzido a partir da linguagem da Dança Moderna, dirigido e coreografado pela professora Auxiliadora Monteiro, a fim de investigar os gestos artísticos, mais especificamente os gestos interpretados na coreografia Construção. Desse modo, busca-se refletir sobre o processo coreográfico, observando a sua relação com os princípios que tangem a Dança Moderna, bem como o pensamento questionador do artista destacado no espetáculo, Chico Buarque. Como referencial teórico sobre processo criativo trago Salles (1998) e Ostrower (2001). Para os teóricos da Dança Moderna, Monteiro (2004) e Garaudy (1980). Para a análise dos gestos cotidianos transfigurados dialogo com o conceito de conversão semiótica, segundo Loureiro (2007) e abstração do movimento conforme Mendes (2004). E a análise do movimento técnico da Dança Moderna relaciono com o pensamento de Kaeppler (2013) e também de Macara, Monteiro e Pinto (2012). Esse trabalho apresenta como metodologia a pesquisa descritiva, participante, assim como a pesquisa bibliográfica, uma vez que o trabalho foi constituído a partir de investigações, entrevistas, descrição de fatos, relatos de experiências e revisões de materiais bibliográficos. Dessa forma, será abordada nessa pesquisa, na segunda seção, intitulada “Experiências em Dança”, as minhas vivências e aprendizagens na dança e o percurso histórico da Dança Moderna. Destaco sobre a coreógrafa do espetáculo, Auxiliadora Monteiro, a qual a observo como uma referência em estudos sobre Dança Moderna, na cidade de Belém do Pará. E aponto também, sobre o artista retratado no espetáculo, Chico Buarque, que o considero como um grande nome para a Música Popular Brasileira, pois em suas composições, ele expressou os seus próprios sentimentos. A terceira seção nomeada “Dançando Chico Buarque: Processo de criação” ressalta o percurso criativo do espetáculo, no que diz respeito ao procedimento das aulas, ensaios e pesquisa de movimentos para a criação das coreografias. E a quarta seção denominada “Análise do espetáculo Dançando Chico Buarque” traz uma reflexão do resultado proposto do espetáculo, com relação ao trabalho de expressividade dos bailarinos, a confecção dos figurinos e do cenário. E por fim, enfatizo uma análise dos gestos artísticos da coreografia Construção. Logo, o resultado revela a montagem coreográfica a partir da reflexão dos gestos interpretados em cena. A coreografia demonstra a apresentação de movimentos técnicos da Dança Moderna e, também, gestos cotidianos abstraídos e transfigurados para a cena coreográfica. Nesse sentido, em uma coreografia e/ou espetáculo fundamentado na linguagem da Dança Moderna, é possível criar gestos expressivos e que sugerem diferentes interpretações.This work has as objective to analyze the creative process of the show Dancing Chico Buarque, produced from the language of modern dance, directed and choreographed by professor Help Monteiro, in order to investigate the artistic gestures, more specifically the gestures interpreted the choreography Construction. Thus, we seek to reflect on the choreographic process, noting its relation to the principles that concern the Modern Dance as well as the questioner thought the artist featured in the show, Chico Buarque. As a theoretical framework about the creative process bring Salles (1998) and Ostrower (2001). For theorists of modern dance, Monteiro (2004) and Garaudy (1980). For the analysis of everyday gestures transfigured dialogue with the semiotic concept of conversion, according to Loureiro (2007) and abstraction of movement according to Mendes (2004). And the analysis of the technical movement of Modern Dance relate with the thought Kaeppler (2013) and also Macara, Monteiro and Pinto (2012). This paper presents the methodology and descriptive, participatory research, as well as literature, since the work was composed from investigations, interviews, statement of facts, experience reports and reviews of bibliographic materials. Thus, this research will be discussed in the second section, entitled "Experiences in Dance", my experiences and learning in dance and historical background of Modern Dance. Highlight on the choreographer of the show, Help Monteiro, which the watch as a reference in studies of Modern Dance in the city of Belém do Pará and also point out, on the artist portrayed in the show, Chico Buarque, who regard it as a great name for Brazilian Popular Music, for in his compositions, he expressed his own feelings. The third section named "Dancing Chico Buarque: Creation Process" highlights the creative path of the show, with regard to the procedure of classes, testing and research of movement for the creation of choreographies. And the fourth section titled "Analysis of the show Dancing Chico Buarque" shows a reflection of the proposed outcome of the show, with respect to the work of expressiveness of the dancers, the making of the costumes and scenery. Finally, I emphasize an analysis of artistic choreography of gestures Construction. Therefore, the result reveals the choreographic assembly from the reflection of gestures interpreted the scene. The choreography demonstrates the presentation of technical movements of modern dance, and also everyday gestures abstracted and transfigured into the choreographic scene. Accordingly, in a choreography and / or based on the language of modern dance, is possible to create and expressive gestures that suggest different interpretations.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIADança Moderna - Processo criativoCoreografiaFigurinos e CenáriosGestos artísticosBelém - PAPará - EstadoDançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança modernainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCAMARGO, Giselle Guilhon Antuneshttp://lattes.cnpq.br/2551648142775344OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/0145317590210668http://lattes.cnpq.br/7230435677008093NEVES, Adriana Di Marcoinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_DancandoChicoBuarque.pdfDissertacao_DancandoChicoBuarque.pdfapplication/pdf2643910http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/1/Dissertacao_DancandoChicoBuarque.pdfa4923da9441b4a6163008cc0d2e3c183MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_DancandoChicoBuarque.pdf.txtDissertacao_DancandoChicoBuarque.pdf.txtExtracted texttext/plain218062http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/6/Dissertacao_DancandoChicoBuarque.pdf.txt0e4a1494c9884ba9695f90d3a034bb60MD562011/75402018-04-25 14:14:09.693oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-04-25T17:14:09Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
title Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
spellingShingle Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
NEVES, Adriana Di Marco
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Dança Moderna - Processo criativo
Coreografia
Figurinos e Cenários
Gestos artísticos
Belém - PA
Pará - Estado
title_short Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
title_full Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
title_fullStr Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
title_full_unstemmed Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
title_sort Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna
author NEVES, Adriana Di Marco
author_facet NEVES, Adriana Di Marco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2551648142775344
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7230435677008093
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Adriana Di Marco
contributor_str_mv CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes
OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Dança Moderna - Processo criativo
Coreografia
Figurinos e Cenários
Gestos artísticos
Belém - PA
Pará - Estado
dc.subject.por.fl_str_mv Dança Moderna - Processo criativo
Coreografia
Figurinos e Cenários
Gestos artísticos
Belém - PA
Pará - Estado
description Este trabalho apresenta como objetivo analisar o processo criativo do espetáculo Dançando Chico Buarque, produzido a partir da linguagem da Dança Moderna, dirigido e coreografado pela professora Auxiliadora Monteiro, a fim de investigar os gestos artísticos, mais especificamente os gestos interpretados na coreografia Construção. Desse modo, busca-se refletir sobre o processo coreográfico, observando a sua relação com os princípios que tangem a Dança Moderna, bem como o pensamento questionador do artista destacado no espetáculo, Chico Buarque. Como referencial teórico sobre processo criativo trago Salles (1998) e Ostrower (2001). Para os teóricos da Dança Moderna, Monteiro (2004) e Garaudy (1980). Para a análise dos gestos cotidianos transfigurados dialogo com o conceito de conversão semiótica, segundo Loureiro (2007) e abstração do movimento conforme Mendes (2004). E a análise do movimento técnico da Dança Moderna relaciono com o pensamento de Kaeppler (2013) e também de Macara, Monteiro e Pinto (2012). Esse trabalho apresenta como metodologia a pesquisa descritiva, participante, assim como a pesquisa bibliográfica, uma vez que o trabalho foi constituído a partir de investigações, entrevistas, descrição de fatos, relatos de experiências e revisões de materiais bibliográficos. Dessa forma, será abordada nessa pesquisa, na segunda seção, intitulada “Experiências em Dança”, as minhas vivências e aprendizagens na dança e o percurso histórico da Dança Moderna. Destaco sobre a coreógrafa do espetáculo, Auxiliadora Monteiro, a qual a observo como uma referência em estudos sobre Dança Moderna, na cidade de Belém do Pará. E aponto também, sobre o artista retratado no espetáculo, Chico Buarque, que o considero como um grande nome para a Música Popular Brasileira, pois em suas composições, ele expressou os seus próprios sentimentos. A terceira seção nomeada “Dançando Chico Buarque: Processo de criação” ressalta o percurso criativo do espetáculo, no que diz respeito ao procedimento das aulas, ensaios e pesquisa de movimentos para a criação das coreografias. E a quarta seção denominada “Análise do espetáculo Dançando Chico Buarque” traz uma reflexão do resultado proposto do espetáculo, com relação ao trabalho de expressividade dos bailarinos, a confecção dos figurinos e do cenário. E por fim, enfatizo uma análise dos gestos artísticos da coreografia Construção. Logo, o resultado revela a montagem coreográfica a partir da reflexão dos gestos interpretados em cena. A coreografia demonstra a apresentação de movimentos técnicos da Dança Moderna e, também, gestos cotidianos abstraídos e transfigurados para a cena coreográfica. Nesse sentido, em uma coreografia e/ou espetáculo fundamentado na linguagem da Dança Moderna, é possível criar gestos expressivos e que sugerem diferentes interpretações.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-03T13:58:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-03T13:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEVES, Adriana Di Marco. Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7540>. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7540
identifier_str_mv NEVES, Adriana Di Marco. Dançando Chico Buarque: análise dos gestos artísticos em um processo criativo de dança moderna. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7540>. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/1/Dissertacao_DancandoChicoBuarque.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7540/6/Dissertacao_DancandoChicoBuarque.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4923da9441b4a6163008cc0d2e3c183
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
0e4a1494c9884ba9695f90d3a034bb60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1793525596074016768