A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Francileide Pessôa de.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: GOMES, Solange Ferreira.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13047
Resumo: Em tempos de modernização a leitura e escrita possui maior importância na vida das pessoas, pois vivemos em uma sociedade globalizada, onde é preciso o domínio da leitura e da escrita. Optamos por trabalhar a temática leitura e escrita na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio de Souza Dias, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras-PB, visando analisar o processo de leitura e escrita na tentativa de possibilitar aos educadores ampliar sua visão referente ao processo de leitura e escrita, na tentativa de ajuda-los a compreender melhor a sua prática, e consequentemente desenvolver a formação de leitores e escritores críticos. A prática de leitura e escrita nas salas de aula precisa ser desenvolvida diante de uma visão que venha promover a formação de pessoas críticas participativas. Os professores muitas vezes, se deparam diante de algumas dificuldades, culturais e econômicas para trabalhar o processo de leitura e escrita. Quando lemos enriquecemos a nossa cultura o nosso vocabulário e nos tornamos pessoas informadas e com um poder de criatividade maior, no contexto social a que estamos inseridos. O hábito de ler e escrever constitui-se, um pilar do processo ensino-aprendizagem, portanto é inadmissível omiti-lo, despreza-lo em nossa ação pedagógica. A leitura e a escrita têm um valor significativo em nossa sociedade, os indivíduos que não sabem ler nem escrever são excluídos da sociedade, e é nesse sentido este estudo pretende discutir, quais as causas q eu dificultam o processo de leitura e escrita.
id UFCG_83b504494cb92668bee3847ea2b5bbb3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13047
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.Reading and writing in the classroom: experiences and challenges.LeituraEscritaLeitura - método e ensinoReadingWritingReading - method and teachingEducação.Em tempos de modernização a leitura e escrita possui maior importância na vida das pessoas, pois vivemos em uma sociedade globalizada, onde é preciso o domínio da leitura e da escrita. Optamos por trabalhar a temática leitura e escrita na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio de Souza Dias, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras-PB, visando analisar o processo de leitura e escrita na tentativa de possibilitar aos educadores ampliar sua visão referente ao processo de leitura e escrita, na tentativa de ajuda-los a compreender melhor a sua prática, e consequentemente desenvolver a formação de leitores e escritores críticos. A prática de leitura e escrita nas salas de aula precisa ser desenvolvida diante de uma visão que venha promover a formação de pessoas críticas participativas. Os professores muitas vezes, se deparam diante de algumas dificuldades, culturais e econômicas para trabalhar o processo de leitura e escrita. Quando lemos enriquecemos a nossa cultura o nosso vocabulário e nos tornamos pessoas informadas e com um poder de criatividade maior, no contexto social a que estamos inseridos. O hábito de ler e escrever constitui-se, um pilar do processo ensino-aprendizagem, portanto é inadmissível omiti-lo, despreza-lo em nossa ação pedagógica. A leitura e a escrita têm um valor significativo em nossa sociedade, os indivíduos que não sabem ler nem escrever são excluídos da sociedade, e é nesse sentido este estudo pretende discutir, quais as causas q eu dificultam o processo de leitura e escrita.In times of modernization, reading and writing has greater importance in people's lives, as we live in a globalized society, where reading and writing are needed. We chose to work on the theme of reading and writing at the Antônio de Souza Dias School of Early Childhood Education and Elementary School, located in the rural area of ​​the city of Cajazeiras-PB, aiming to analyze the reading and writing process in an attempt to enable educators to broaden their view regarding to the reading and writing process, in an attempt to help them better understand their practice, and consequently develop the training of critical readers and writers. The practice of reading and writing in classrooms needs to be developed in the face of a vision that will promote the formation of critical participatory people. Teachers are often faced with some cultural and economic difficulties in working with the reading and writing process. When we read, our culture enriches our vocabulary and we become informed people with greater power of creativity, in the social context to which we are inserted. The habit of reading and writing is a pillar of the teaching-learning process, so it is inadmissible to omit it, to despise it in our pedagogical action. Reading and writing have a significant value in our society, individuals who do not know how to read or write are excluded from society, and it is in this sense that this study intends to discuss, what causes I hinder the process of reading and writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259OLIVEIRA, Francileide Pessôa de.GOMES, Solange Ferreira.20052020-06-29T15:29:02Z2020-06-292020-06-29T15:29:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13047OLIVEIRA, Francileide Pessôa de; GOMES, Solange Ferreira. A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T18:44:30Zoai:localhost:riufcg/13047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T18:44:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
Reading and writing in the classroom: experiences and challenges.
title A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
spellingShingle A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
OLIVEIRA, Francileide Pessôa de.
Leitura
Escrita
Leitura - método e ensino
Reading
Writing
Reading - method and teaching
Educação.
title_short A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
title_full A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
title_fullStr A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
title_full_unstemmed A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
title_sort A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.
author OLIVEIRA, Francileide Pessôa de.
author_facet OLIVEIRA, Francileide Pessôa de.
GOMES, Solange Ferreira.
author_role author
author2 GOMES, Solange Ferreira.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Francileide Pessôa de.
GOMES, Solange Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Leitura - método e ensino
Reading
Writing
Reading - method and teaching
Educação.
topic Leitura
Escrita
Leitura - método e ensino
Reading
Writing
Reading - method and teaching
Educação.
description Em tempos de modernização a leitura e escrita possui maior importância na vida das pessoas, pois vivemos em uma sociedade globalizada, onde é preciso o domínio da leitura e da escrita. Optamos por trabalhar a temática leitura e escrita na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio de Souza Dias, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras-PB, visando analisar o processo de leitura e escrita na tentativa de possibilitar aos educadores ampliar sua visão referente ao processo de leitura e escrita, na tentativa de ajuda-los a compreender melhor a sua prática, e consequentemente desenvolver a formação de leitores e escritores críticos. A prática de leitura e escrita nas salas de aula precisa ser desenvolvida diante de uma visão que venha promover a formação de pessoas críticas participativas. Os professores muitas vezes, se deparam diante de algumas dificuldades, culturais e econômicas para trabalhar o processo de leitura e escrita. Quando lemos enriquecemos a nossa cultura o nosso vocabulário e nos tornamos pessoas informadas e com um poder de criatividade maior, no contexto social a que estamos inseridos. O hábito de ler e escrever constitui-se, um pilar do processo ensino-aprendizagem, portanto é inadmissível omiti-lo, despreza-lo em nossa ação pedagógica. A leitura e a escrita têm um valor significativo em nossa sociedade, os indivíduos que não sabem ler nem escrever são excluídos da sociedade, e é nesse sentido este estudo pretende discutir, quais as causas q eu dificultam o processo de leitura e escrita.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-06-29T15:29:02Z
2020-06-29
2020-06-29T15:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13047
OLIVEIRA, Francileide Pessôa de; GOMES, Solange Ferreira. A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13047
identifier_str_mv OLIVEIRA, Francileide Pessôa de; GOMES, Solange Ferreira. A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445248110592