Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16042 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que se deteve sobre a história da sala de diversões Odeon, erguida em Belém do Pará, no Brasil, no início do século XX. À luz dos estudos de recepção, a pesquisa teve como objetivo levantar elementos que permitissem inferir sobre o perfil do público e a natureza das películas exibidas, durante a década de 1910, no contexto de uma cidade da Amazônia, que vivenciava os impactos econômicos e migratórios do Primeiro Ciclo da Exploração da Borracha (1850 a 1920). Para a operacionalização da metodologia dos estudos, visitamos as memórias do pioneiro do cinema espanhol, Ramón de Baños Martínez, sobre o período em esteve na capital paraense, contratado como projecionista, operador de câmera e fotógrafo. Também buscamos levantar informações sobre a programação da Odeon, nas páginas do jornal O Estado do Pará, periódico fundado em 1911. Movimento teórico metodológico norteado por Bernardet e Mascarello, quanto à necessidade da investigação sobre a História do Cinema Brasileiro ir além do campo da produção fílmica. A investigação revelou, entre outros aspectos, que mesmo já diante da predominância da exibição dos filmes importados, europeus e norte-americanos, o público estava sempre ávido pelas produções nacionais e, sobretudo, as locais, ovacionadas depois de se enfrentar longas filas e em sessões madrugada adentro. Revelam-se ainda as audiências colossais de filmes pornográficos, exclusivamente para as plateias masculinas, vendidos como milagroso elixir para os problemas de sexualidade. |
id |
UFPA_687f6e531a75187044d7da09dd7fc761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/16042 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2023-10-30T14:23:17Z2023-10-30T14:23:17Z2020MELO, Ana Claudia da Cruz; SILVA, Carmen Lucia Souza da; GRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerque. Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX. Revista Brasileira de Educação do Campo, online, v. 6, p. e12386, 2021. DOI: http://dx.doi.org/ 10.20873/uft.rbec.e12386. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16042. Acesso em:2525-4863https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1604210.20873/uft.rbec.e12386Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que se deteve sobre a história da sala de diversões Odeon, erguida em Belém do Pará, no Brasil, no início do século XX. À luz dos estudos de recepção, a pesquisa teve como objetivo levantar elementos que permitissem inferir sobre o perfil do público e a natureza das películas exibidas, durante a década de 1910, no contexto de uma cidade da Amazônia, que vivenciava os impactos econômicos e migratórios do Primeiro Ciclo da Exploração da Borracha (1850 a 1920). Para a operacionalização da metodologia dos estudos, visitamos as memórias do pioneiro do cinema espanhol, Ramón de Baños Martínez, sobre o período em esteve na capital paraense, contratado como projecionista, operador de câmera e fotógrafo. Também buscamos levantar informações sobre a programação da Odeon, nas páginas do jornal O Estado do Pará, periódico fundado em 1911. Movimento teórico metodológico norteado por Bernardet e Mascarello, quanto à necessidade da investigação sobre a História do Cinema Brasileiro ir além do campo da produção fílmica. A investigação revelou, entre outros aspectos, que mesmo já diante da predominância da exibição dos filmes importados, europeus e norte-americanos, o público estava sempre ávido pelas produções nacionais e, sobretudo, as locais, ovacionadas depois de se enfrentar longas filas e em sessões madrugada adentro. Revelam-se ainda as audiências colossais de filmes pornográficos, exclusivamente para as plateias masculinas, vendidos como milagroso elixir para os problemas de sexualidade.In this article, we present the results of the research that focused on the history of the Odeon amusement room, built in Belém do Pará, Brazil, at the beginning of the 20th century. In the light of reception studies, the research aimed to raise elements that allowed inferences about the profile of the public and the nature of the films exhibited during the 1910s, in the context of an Amazon city, which was experiencing economic and migratory impacts of the First Cycle of Rubber Exploitation (1850 to 1920). For the operationalization of the methodology of the studies, we visited the memories of the pioneer of Spanish cinema, Ramón de Baños Martínez, about his period in the capital of Pará, hired as a projectionist, camera operator and photographer. We also sought to gather information about Odeon's programming, in the pages of the newspaper O Estado do Pará, a periodical founded in 1911. Theoretical-methodological movement guided by Bernardet and Mascarello, regarding the need for research on the History of Brazilian Cinema to go beyond the field of film production. The investigation revealed, among other aspects, that even given the predominance of showing imported, European and North American films, the public was always eager for national and, above all, local productions, applauded after facing long lines and in late-night sessions. It also reveals the colossal audiences of pornographic films, exclusively for male audiences, sold as a miraculous elixir for the problems of sexuality.En este artículo presentamos los resultados de la investigación que se centró en la historia de la sala de diversiones Odeón, construida en Belém del Pará, Brasil, a principios del siglo XX. A la luz de los estudios de recepción, la investigación tuvo como objetivo plantear elementos que permitieran realizar inferencias sobre el perfil del público y la naturaleza de las películas exhibidas durante la década de 1910, en el contexto de una ciudad amazónica, que estaba experimentando impactos económicos y migratorios del Primer ciclo de explotación del caucho (1850 a 1920). Para la operacionalización de la metodología de los estudios, visitamos las memorias del pionero del cine español, Ramón de Baños Martínez, sobre el período que estuvo en la capital de Pará, contratado como proyeccionista, operador de cámara y fotógrafo. También buscamos obtener información sobre la programación de Odeon, en las páginas del periódico O Estado do Pará, fundado en 1911. Movimiento teórico-metodológico guiado por Bernardet y Mascarello, sobre la necesidad de investigar la Historia del Cine Brasileño para ir más allá del campo de la producción cinematográfica. La investigación reveló, entre otros aspectos, que aun ante el predominio de proyecciones de películas importadas, europeas y norteamericanas, el público siempre estuvo ávido de producciones nacionales y, sobre todo, locales, aplaudidas tras haber enfrentado largas colas y en sesiones continuando por la madrugada. También revela las audiencias colosales de películas pornográficas, exclusivamente para el público masculino, vendidas como un elixir milagroso para los problemas de la sexualidad.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do TocantinsUFTBrasilRevista Brasileira de Educação do Campohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/12386reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACinema na amazôniaExibiçãoRecepçãoSala odeonCinema in the amazonExhibitionReceptionOdeon theaterSala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XXOdeon theater: contributions to the History of Cinema in the Amazon: the cinematographic reception and exhibition in the beginning of the 20th centurySala Odeon: contribuciones a la historia del cine en la Amazonía: la recepción y la exhibición cinematográficas en los inicios del siglo XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article6e12386118http://lattes.cnpq.br/4777116947247545http://lattes.cnpq.br/5662782706064461http://lattes.cnpq.br/9120135817631454MELO, Ana Claudia da CruzSILVA, Carmen Lucia Souza daGRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerquehttps://orcid.org/0000-0001-7508-6345https://orcid.org/0000-0003-2487-1823https://orcid.org/0000-0001-9835-2888ORIGINALArtigo_SalaOdeonContribuicoes.pdfArtigo_SalaOdeonContribuicoes.pdfapplication/pdf780149https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16042/1/Artigo_SalaOdeonContribuicoes.pdf0d4a5baed83bc410b490d8139d8cf58eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16042/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16042/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/160422023-10-31 12:15:54.4oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-10-31T15:15:54Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Odeon theater: contributions to the History of Cinema in the Amazon: the cinematographic reception and exhibition in the beginning of the 20th century |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sala Odeon: contribuciones a la historia del cine en la Amazonía: la recepción y la exhibición cinematográficas en los inicios del siglo XX |
title |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX |
spellingShingle |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX MELO, Ana Claudia da Cruz Cinema na amazônia Exibição Recepção Sala odeon Cinema in the amazon Exhibition Reception Odeon theater |
title_short |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX |
title_full |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX |
title_fullStr |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX |
title_full_unstemmed |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX |
title_sort |
Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX |
author |
MELO, Ana Claudia da Cruz |
author_facet |
MELO, Ana Claudia da Cruz SILVA, Carmen Lucia Souza da GRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerque https://orcid.org/0000-0001-7508-6345 https://orcid.org/0000-0003-2487-1823 https://orcid.org/0000-0001-9835-2888 |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Carmen Lucia Souza da GRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerque https://orcid.org/0000-0001-7508-6345 https://orcid.org/0000-0003-2487-1823 https://orcid.org/0000-0001-9835-2888 |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4777116947247545 http://lattes.cnpq.br/5662782706064461 http://lattes.cnpq.br/9120135817631454 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Ana Claudia da Cruz SILVA, Carmen Lucia Souza da GRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerque https://orcid.org/0000-0001-7508-6345 https://orcid.org/0000-0003-2487-1823 https://orcid.org/0000-0001-9835-2888 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema na amazônia Exibição Recepção Sala odeon |
topic |
Cinema na amazônia Exibição Recepção Sala odeon Cinema in the amazon Exhibition Reception Odeon theater |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cinema in the amazon Exhibition Reception Odeon theater |
description |
Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que se deteve sobre a história da sala de diversões Odeon, erguida em Belém do Pará, no Brasil, no início do século XX. À luz dos estudos de recepção, a pesquisa teve como objetivo levantar elementos que permitissem inferir sobre o perfil do público e a natureza das películas exibidas, durante a década de 1910, no contexto de uma cidade da Amazônia, que vivenciava os impactos econômicos e migratórios do Primeiro Ciclo da Exploração da Borracha (1850 a 1920). Para a operacionalização da metodologia dos estudos, visitamos as memórias do pioneiro do cinema espanhol, Ramón de Baños Martínez, sobre o período em esteve na capital paraense, contratado como projecionista, operador de câmera e fotógrafo. Também buscamos levantar informações sobre a programação da Odeon, nas páginas do jornal O Estado do Pará, periódico fundado em 1911. Movimento teórico metodológico norteado por Bernardet e Mascarello, quanto à necessidade da investigação sobre a História do Cinema Brasileiro ir além do campo da produção fílmica. A investigação revelou, entre outros aspectos, que mesmo já diante da predominância da exibição dos filmes importados, europeus e norte-americanos, o público estava sempre ávido pelas produções nacionais e, sobretudo, as locais, ovacionadas depois de se enfrentar longas filas e em sessões madrugada adentro. Revelam-se ainda as audiências colossais de filmes pornográficos, exclusivamente para as plateias masculinas, vendidos como milagroso elixir para os problemas de sexualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-30T14:23:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-30T14:23:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Ana Claudia da Cruz; SILVA, Carmen Lucia Souza da; GRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerque. Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX. Revista Brasileira de Educação do Campo, online, v. 6, p. e12386, 2021. DOI: http://dx.doi.org/ 10.20873/uft.rbec.e12386. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16042. Acesso em: |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16042 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-4863 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.20873/uft.rbec.e12386 |
identifier_str_mv |
MELO, Ana Claudia da Cruz; SILVA, Carmen Lucia Souza da; GRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerque. Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX. Revista Brasileira de Educação do Campo, online, v. 6, p. e12386, 2021. DOI: http://dx.doi.org/ 10.20873/uft.rbec.e12386. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16042. Acesso em: 2525-4863 10.20873/uft.rbec.e12386 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFT |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/12386 |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16042/1/Artigo_SalaOdeonContribuicoes.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16042/2/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16042/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d4a5baed83bc410b490d8139d8cf58e e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771877421547520 |