Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11565 |
Resumo: | A pesquisa Corpo universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral objetiva compreender o que se passa no meu/eu corpo do durante o momento da atuação. Para tanto, lanço-me como artista-pesquisador, compreendendo a atuação como um fenômeno vivido pelo ator durante o seus trabalhos criativos, ocorridos dentro ou fora de cena. A busca por esta compreensão me levou a mergulhar nas memórias e experiências artísticas vivenciadas por mim enquanto ator, além de me levar a observar, em termos de sensação equivalente, o que se passa com as pessoas com quem trabalho e outros atuantes a quem tenho assistido. A esteira investigativa se faz fundamentada, teórico-metodologicamente, na Fenomenologia, ciência que investiga a experiência da consciência desde seu nível básico, o sensível, até o mais elaborado, a consciência de si. Acolho, como principais autores deste campo de conhecimento, o alemão Georg Hegel (1770-1831) e o francês Gaston Bachelard (1884-1972), devido a seu interesse pela tomada de consciência frente ao fenômeno da criação e atuação cênica imerso no campo poético artístico, o francês Merleau-Ponty (1908-1961) para refletir sobre o espaço presente do meu/eu corpo e sua significação cênica a partir da relação com os outros corpos atores/espectadores, o filósofo e sociólogo francês Henri-Pierre Jeudy (1945-) para a discussão do corpo como objeto ou suporte artístico. Nos processos criativos, a professora brasileira Sonia Rangel (1948-) me ajuda a compreender o processo como fonte de (re) criação e fomentador de diversas dobras na criação, tendo a memória como propulsora de revisitações. No estudo sobre o trabalho a arte do ator, o ator, pedagogo e diretor russo Constantin Stanislavski (1968-1936), o ator russo Richard Boleslavski (1989-1967) e o diretor e ator Eugenio Kusnet (1898-1975) contribuem para a discussão onde técnica e sensibilidade, consciente e inconsciente andam junto durante a atuação, o diretor italiano Eugenio Barba (1995) para os processos e princípios que regem a influência da cultura e do cotidiano no qual o ator está inserido, o diretor polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e o ator brasileiro Carlos Simioni (1958-) para o entendimento da importância do treinamento como preparação contínua do corpo e como alicerce da criação. Como premissa fenomenológica dominante, privilegiei uma metodologia aportada no fenômeno da pesquisa, que possibilita a construção e reflexão da obra poética a partir das múltiplas vivências internas, dando relevância ao material provido pela experiência da consciência frente às práticas e trajetórias nos espetáculos, articulando com o treinamento psicofísico contínuo. |
id |
UFPA_6b7cb4f540f124d355b3700b64eb2452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/11565 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2019-08-28T16:01:54Z2019-08-252019-08-28T16:01:54Z2019-06-27PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza. Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11565. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11565A pesquisa Corpo universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral objetiva compreender o que se passa no meu/eu corpo do durante o momento da atuação. Para tanto, lanço-me como artista-pesquisador, compreendendo a atuação como um fenômeno vivido pelo ator durante o seus trabalhos criativos, ocorridos dentro ou fora de cena. A busca por esta compreensão me levou a mergulhar nas memórias e experiências artísticas vivenciadas por mim enquanto ator, além de me levar a observar, em termos de sensação equivalente, o que se passa com as pessoas com quem trabalho e outros atuantes a quem tenho assistido. A esteira investigativa se faz fundamentada, teórico-metodologicamente, na Fenomenologia, ciência que investiga a experiência da consciência desde seu nível básico, o sensível, até o mais elaborado, a consciência de si. Acolho, como principais autores deste campo de conhecimento, o alemão Georg Hegel (1770-1831) e o francês Gaston Bachelard (1884-1972), devido a seu interesse pela tomada de consciência frente ao fenômeno da criação e atuação cênica imerso no campo poético artístico, o francês Merleau-Ponty (1908-1961) para refletir sobre o espaço presente do meu/eu corpo e sua significação cênica a partir da relação com os outros corpos atores/espectadores, o filósofo e sociólogo francês Henri-Pierre Jeudy (1945-) para a discussão do corpo como objeto ou suporte artístico. Nos processos criativos, a professora brasileira Sonia Rangel (1948-) me ajuda a compreender o processo como fonte de (re) criação e fomentador de diversas dobras na criação, tendo a memória como propulsora de revisitações. No estudo sobre o trabalho a arte do ator, o ator, pedagogo e diretor russo Constantin Stanislavski (1968-1936), o ator russo Richard Boleslavski (1989-1967) e o diretor e ator Eugenio Kusnet (1898-1975) contribuem para a discussão onde técnica e sensibilidade, consciente e inconsciente andam junto durante a atuação, o diretor italiano Eugenio Barba (1995) para os processos e princípios que regem a influência da cultura e do cotidiano no qual o ator está inserido, o diretor polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e o ator brasileiro Carlos Simioni (1958-) para o entendimento da importância do treinamento como preparação contínua do corpo e como alicerce da criação. Como premissa fenomenológica dominante, privilegiei uma metodologia aportada no fenômeno da pesquisa, que possibilita a construção e reflexão da obra poética a partir das múltiplas vivências internas, dando relevância ao material provido pela experiência da consciência frente às práticas e trajetórias nos espetáculos, articulando com o treinamento psicofísico contínuo.The research Body Universe: a poetic of the compositive constellations as study and reflection of the body in theatrical acting has as objective understand what happens in my Body/Me along the moment of acting. To do so, I venture myself as a artist-researcher, I come to understand that acting is phenomenon experienced by the actor during their creative works, that occurs inside and outside the scene. The search for this comprehension took me to dive in lived artistic memories and experiences as actor, also I had to observe, in terms of equivalent feelings, what goes on with other people that I work with and others that I have watched. The investigation is fundamental, theoryc-methodologicaly, in Phenomenology, the science the investigate the experience of consciousness since its basic levels, the sensitive, the most elaborate, and the conscious itself. Tooked as authors in this field of knowledge, the German Georg Hegel(1770-1831) and the French Gaston Bachelard (1884-1972), because he was interested in conscience of the phenomenon of creation and scenic acting immersed in the field poetic artistic, the Merleau-Ponty (1908-1961) to reflect about the present space of my Body/Me and its scenic significance from the relationship with other bodies actors/spectators, the French philosopher and sociologist Henri-Pierre Jeudy (1945-) for discussion of body as object or artistic support. On the creative processes, the Brazilian professor Sonia Rangel (1948-) helps me to understand the process as an fountain of recreation and fomentation of several layers in creation, having the memory as propeller of revisitations. In The study about the art of the actor, the Russian actor, pedagogue and director Constantin Stanislavski (1968- 1936), the also Russian actor Richard Boleslavski (1989-1967) and the director and actor Eugenio Kusnet (1898-1975) they contribute for the discussion where technique and sensibility, conscious and unconscious walk helping handing each other during the act of acting, the Italian director Eugenio Barba (1995) for the processes and rules the influence the culture and daily in which the actor is living, the polonaise director Jerzy Grotowski (1933- 1999) and the Brazilian actor Carlos Simioni (1958-) for the understanding of the importance of training as continuous preparation of the body as foundation to the creation. I decided to focus on a methodology based on the research phenomenon. with allows the construction and reflection of the poetical work starting from the multiple internal experiences, focusing on the material that comes from the conscience in front of the practices and trajectories on plays, articulating with the psychophysical training.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESARTESTeatro-DramaturgiaFenomenologia e arteAtoresCorpoCorpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCAR, Cesário Augusto Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692CV: http://lattes.cnpq.br/5280244538022359PARAGUASSU, Renan Delmontt Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81893http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/5/license.txt05334bc404dd4f5d1422c7a96d2f7a17MD55ORIGINALDissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdfDissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdfapplication/pdf4428697http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/8/Dissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdf05268034bf9871cb8c96a82aa4174fa8MD58TEXTDissertacao_CorpoUniversoTeatral.pdf.txtDissertacao_CorpoUniversoTeatral.pdf.txtExtracted texttext/plain158703http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/7/Dissertacao_CorpoUniversoTeatral.pdf.txta181f8ddb74d1a53c1d5f08ab593eeecMD57Dissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdf.txtDissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdf.txtExtracted texttext/plain158617http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/9/Dissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdf.txtc10e5c2a4d2367112763eb1092f3c33dMD592011/115652019-12-17 14:06:19.525oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-12-17T17:06:19Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral |
title |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral |
spellingShingle |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Teatro-Dramaturgia Fenomenologia e arte Atores Corpo POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES |
title_short |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral |
title_full |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral |
title_fullStr |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral |
title_full_unstemmed |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral |
title_sort |
Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral |
author |
PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza |
author_facet |
PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0024366223698692 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
CV: http://lattes.cnpq.br/5280244538022359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza |
contributor_str_mv |
ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Teatro-Dramaturgia Fenomenologia e arte Atores Corpo POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro-Dramaturgia Fenomenologia e arte Atores Corpo |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES |
description |
A pesquisa Corpo universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral objetiva compreender o que se passa no meu/eu corpo do durante o momento da atuação. Para tanto, lanço-me como artista-pesquisador, compreendendo a atuação como um fenômeno vivido pelo ator durante o seus trabalhos criativos, ocorridos dentro ou fora de cena. A busca por esta compreensão me levou a mergulhar nas memórias e experiências artísticas vivenciadas por mim enquanto ator, além de me levar a observar, em termos de sensação equivalente, o que se passa com as pessoas com quem trabalho e outros atuantes a quem tenho assistido. A esteira investigativa se faz fundamentada, teórico-metodologicamente, na Fenomenologia, ciência que investiga a experiência da consciência desde seu nível básico, o sensível, até o mais elaborado, a consciência de si. Acolho, como principais autores deste campo de conhecimento, o alemão Georg Hegel (1770-1831) e o francês Gaston Bachelard (1884-1972), devido a seu interesse pela tomada de consciência frente ao fenômeno da criação e atuação cênica imerso no campo poético artístico, o francês Merleau-Ponty (1908-1961) para refletir sobre o espaço presente do meu/eu corpo e sua significação cênica a partir da relação com os outros corpos atores/espectadores, o filósofo e sociólogo francês Henri-Pierre Jeudy (1945-) para a discussão do corpo como objeto ou suporte artístico. Nos processos criativos, a professora brasileira Sonia Rangel (1948-) me ajuda a compreender o processo como fonte de (re) criação e fomentador de diversas dobras na criação, tendo a memória como propulsora de revisitações. No estudo sobre o trabalho a arte do ator, o ator, pedagogo e diretor russo Constantin Stanislavski (1968-1936), o ator russo Richard Boleslavski (1989-1967) e o diretor e ator Eugenio Kusnet (1898-1975) contribuem para a discussão onde técnica e sensibilidade, consciente e inconsciente andam junto durante a atuação, o diretor italiano Eugenio Barba (1995) para os processos e princípios que regem a influência da cultura e do cotidiano no qual o ator está inserido, o diretor polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e o ator brasileiro Carlos Simioni (1958-) para o entendimento da importância do treinamento como preparação contínua do corpo e como alicerce da criação. Como premissa fenomenológica dominante, privilegiei uma metodologia aportada no fenômeno da pesquisa, que possibilita a construção e reflexão da obra poética a partir das múltiplas vivências internas, dando relevância ao material provido pela experiência da consciência frente às práticas e trajetórias nos espetáculos, articulando com o treinamento psicofísico contínuo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-28T16:01:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-25 2019-08-28T16:01:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza. Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11565. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11565 |
identifier_str_mv |
PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza. Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e reflexão do corpo na atuação teatral. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11565. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/8/Dissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/7/Dissertacao_CorpoUniversoTeatral.pdf.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11565/9/Dissertacao_CorpoUniversoPoetica.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 05334bc404dd4f5d1422c7a96d2f7a17 05268034bf9871cb8c96a82aa4174fa8 a181f8ddb74d1a53c1d5f08ab593eeec c10e5c2a4d2367112763eb1092f3c33d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801772020376010752 |