Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738 |
Resumo: | The purpose of this stucty was to reflect upon the teaching of English for Specific Purposes (ESP), focusing on reading, as well as to help readers with the construction of meaning through the use of visual components. Having our theoretical basis centered mainly on Swales (1990): Soares (1993): Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); and Field (2004), we carried out a descriptive study of the semiotic-discursive features of computer users manuals, focused on the use of images. Therefore, data was collected and pedagogical proceclures were described based on the observations taken in a group of undergraduate ESP students of the Computer Networks Course at Faculdade de Tecnologica da Amazônia (FAZ) a technological college in Belém. Our action-research also aimed at investigating to what extent the non-verbal elements can influence readers in their reading choices; how these elements can be used to lead readers to meaning durring all the phases of lhe reading process (pre/ while / post reading); and the importance of the visual components in the reading of softwares manuals. The data analysis results have shown that the visual components are excellent tools, when associated with words and used appropriately. Such procedures can incentive and ease the reading processing, especiailly in contexts in which lhe participants are not proficient enough in lhe target language. |
id |
UFPA_6f7dd8974c06b360180dbc9bf0bcca7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1738 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:21Z2011-03-23T21:19:21Z2006-08-25FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza. Os Componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738The purpose of this stucty was to reflect upon the teaching of English for Specific Purposes (ESP), focusing on reading, as well as to help readers with the construction of meaning through the use of visual components. Having our theoretical basis centered mainly on Swales (1990): Soares (1993): Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); and Field (2004), we carried out a descriptive study of the semiotic-discursive features of computer users manuals, focused on the use of images. Therefore, data was collected and pedagogical proceclures were described based on the observations taken in a group of undergraduate ESP students of the Computer Networks Course at Faculdade de Tecnologica da Amazônia (FAZ) a technological college in Belém. Our action-research also aimed at investigating to what extent the non-verbal elements can influence readers in their reading choices; how these elements can be used to lead readers to meaning durring all the phases of lhe reading process (pre/ while / post reading); and the importance of the visual components in the reading of softwares manuals. The data analysis results have shown that the visual components are excellent tools, when associated with words and used appropriately. Such procedures can incentive and ease the reading processing, especiailly in contexts in which lhe participants are not proficient enough in lhe target language.Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre o ensino instrumental da leitura em inglês, através da utilização de componentes visuais para auxiliar leitores na construção do significado. Com pressupostos teóricos baseados principalmente em Swales (1990); Soares (1993); Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); e Field (2004), efetuamos um estudo descritivo das características semiótico-discursivas presentes em manuais de instalação de softwares com enfoque nos recursos visuais. Além disso, coletamos dados e descrevemos os procedimentos pedagógicos observados em uma turma de Inglês Instrumental do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ), em Belém. Nossa pesquisa-ação objetivou também investigar em que medida os componentes visuais podem influenciar o leitor nas suas escolhas de leitura; de que forma os componentes visuais podem ser utilizados em atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura para conduzir o leitor à compreensão do sentido do texto; e qual a importância dos componentes visuais na leitura de manuais de instalação de softwares. Os resultados da análise foram sucessivamente alterando a coleta seqüencial dos dados e mostraram que os componentes visuais são excelentes ferramentas que, quando bem utilizadas e associadas às palavras, podem incentivar e simplificar o processamento da leitura, especialmente num contexto em que os participantes não possuem pleno domínio lingüístico na língua-alvo.UEPA - Universidade do Estado do ParáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLíngua inglesaLeituraSemióticaEnsinoComponente visualManual - Instrução e estudoOs componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superiorThe visual components in teaching and learning of reading in English: a study of semiotic aspects of discourse in computer manuals, in the context of higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno ehttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312http://lattes.cnpq.br/8441734417045147FERNANDES, Edwiges Conceição de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdfDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdfapplication/pdf4762536http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/1/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf546113bc235491b405e2f087900e65c6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txtDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txtExtracted texttext/plain225980http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/5/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txtd9c924d191df81081b11218d7c01a408MD552011/17382018-08-17 12:28:42.882oai:repositorio.ufpa.br:2011/1738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-08-17T15:28:42Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The visual components in teaching and learning of reading in English: a study of semiotic aspects of discourse in computer manuals, in the context of higher education |
title |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior |
spellingShingle |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Língua inglesa Leitura Semiótica Ensino Componente visual Manual - Instrução e estudo |
title_short |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior |
title_full |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior |
title_fullStr |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior |
title_sort |
Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior |
author |
FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza |
author_facet |
FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8441734417045147 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza |
contributor_str_mv |
SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Língua inglesa Leitura Semiótica Ensino Componente visual Manual - Instrução e estudo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Leitura Semiótica Ensino Componente visual Manual - Instrução e estudo |
description |
The purpose of this stucty was to reflect upon the teaching of English for Specific Purposes (ESP), focusing on reading, as well as to help readers with the construction of meaning through the use of visual components. Having our theoretical basis centered mainly on Swales (1990): Soares (1993): Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); and Field (2004), we carried out a descriptive study of the semiotic-discursive features of computer users manuals, focused on the use of images. Therefore, data was collected and pedagogical proceclures were described based on the observations taken in a group of undergraduate ESP students of the Computer Networks Course at Faculdade de Tecnologica da Amazônia (FAZ) a technological college in Belém. Our action-research also aimed at investigating to what extent the non-verbal elements can influence readers in their reading choices; how these elements can be used to lead readers to meaning durring all the phases of lhe reading process (pre/ while / post reading); and the importance of the visual components in the reading of softwares manuals. The data analysis results have shown that the visual components are excellent tools, when associated with words and used appropriately. Such procedures can incentive and ease the reading processing, especiailly in contexts in which lhe participants are not proficient enough in lhe target language. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza. Os Componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza. Os Componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/1/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/5/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
546113bc235491b405e2f087900e65c6 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 d9c924d191df81081b11218d7c01a408 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771958071721984 |