Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738
Resumo: The purpose of this stucty was to reflect upon the teaching of English for Specific Purposes (ESP), focusing on reading, as well as to help readers with the construction of meaning through the use of visual components. Having our theoretical basis centered mainly on Swales (1990): Soares (1993): Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); and Field (2004), we carried out a descriptive study of the semiotic-discursive features of computer users manuals, focused on the use of images. Therefore, data was collected and pedagogical proceclures were described based on the observations taken in a group of undergraduate ESP students of the Computer Networks Course at Faculdade de Tecnologica da Amazônia (FAZ) a technological college in Belém. Our action-research also aimed at investigating to what extent the non-verbal elements can influence readers in their reading choices; how these elements can be used to lead readers to meaning durring all the phases of lhe reading process (pre/ while / post reading); and the importance of the visual components in the reading of softwares manuals. The data analysis results have shown that the visual components are excellent tools, when associated with words and used appropriately. Such procedures can incentive and ease the reading processing, especiailly in contexts in which lhe participants are not proficient enough in lhe target language.
id UFPA_6f7dd8974c06b360180dbc9bf0bcca7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1738
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:21Z2011-03-23T21:19:21Z2006-08-25FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza. Os Componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738The purpose of this stucty was to reflect upon the teaching of English for Specific Purposes (ESP), focusing on reading, as well as to help readers with the construction of meaning through the use of visual components. Having our theoretical basis centered mainly on Swales (1990): Soares (1993): Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); and Field (2004), we carried out a descriptive study of the semiotic-discursive features of computer users manuals, focused on the use of images. Therefore, data was collected and pedagogical proceclures were described based on the observations taken in a group of undergraduate ESP students of the Computer Networks Course at Faculdade de Tecnologica da Amazônia (FAZ) a technological college in Belém. Our action-research also aimed at investigating to what extent the non-verbal elements can influence readers in their reading choices; how these elements can be used to lead readers to meaning durring all the phases of lhe reading process (pre/ while / post reading); and the importance of the visual components in the reading of softwares manuals. The data analysis results have shown that the visual components are excellent tools, when associated with words and used appropriately. Such procedures can incentive and ease the reading processing, especiailly in contexts in which lhe participants are not proficient enough in lhe target language.Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre o ensino instrumental da leitura em inglês, através da utilização de componentes visuais para auxiliar leitores na construção do significado. Com pressupostos teóricos baseados principalmente em Swales (1990); Soares (1993); Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); e Field (2004), efetuamos um estudo descritivo das características semiótico-discursivas presentes em manuais de instalação de softwares com enfoque nos recursos visuais. Além disso, coletamos dados e descrevemos os procedimentos pedagógicos observados em uma turma de Inglês Instrumental do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ), em Belém. Nossa pesquisa-ação objetivou também investigar em que medida os componentes visuais podem influenciar o leitor nas suas escolhas de leitura; de que forma os componentes visuais podem ser utilizados em atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura para conduzir o leitor à compreensão do sentido do texto; e qual a importância dos componentes visuais na leitura de manuais de instalação de softwares. Os resultados da análise foram sucessivamente alterando a coleta seqüencial dos dados e mostraram que os componentes visuais são excelentes ferramentas que, quando bem utilizadas e associadas às palavras, podem incentivar e simplificar o processamento da leitura, especialmente num contexto em que os participantes não possuem pleno domínio lingüístico na língua-alvo.UEPA - Universidade do Estado do ParáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLíngua inglesaLeituraSemióticaEnsinoComponente visualManual - Instrução e estudoOs componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superiorThe visual components in teaching and learning of reading in English: a study of semiotic aspects of discourse in computer manuals, in the context of higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno ehttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312http://lattes.cnpq.br/8441734417045147FERNANDES, Edwiges Conceição de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdfDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdfapplication/pdf4762536http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/1/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf546113bc235491b405e2f087900e65c6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txtDissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txtExtracted texttext/plain225980http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/5/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txtd9c924d191df81081b11218d7c01a408MD552011/17382018-08-17 12:28:42.882oai:repositorio.ufpa.br:2011/1738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-08-17T15:28:42Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The visual components in teaching and learning of reading in English: a study of semiotic aspects of discourse in computer manuals, in the context of higher education
title Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
spellingShingle Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Leitura
Semiótica
Ensino
Componente visual
Manual - Instrução e estudo
title_short Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
title_full Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
title_fullStr Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
title_full_unstemmed Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
title_sort Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
author FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza
author_facet FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6129530461830312
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8441734417045147
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza
contributor_str_mv SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Leitura
Semiótica
Ensino
Componente visual
Manual - Instrução e estudo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Leitura
Semiótica
Ensino
Componente visual
Manual - Instrução e estudo
description The purpose of this stucty was to reflect upon the teaching of English for Specific Purposes (ESP), focusing on reading, as well as to help readers with the construction of meaning through the use of visual components. Having our theoretical basis centered mainly on Swales (1990): Soares (1993): Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); and Field (2004), we carried out a descriptive study of the semiotic-discursive features of computer users manuals, focused on the use of images. Therefore, data was collected and pedagogical proceclures were described based on the observations taken in a group of undergraduate ESP students of the Computer Networks Course at Faculdade de Tecnologica da Amazônia (FAZ) a technological college in Belém. Our action-research also aimed at investigating to what extent the non-verbal elements can influence readers in their reading choices; how these elements can be used to lead readers to meaning durring all the phases of lhe reading process (pre/ while / post reading); and the importance of the visual components in the reading of softwares manuals. The data analysis results have shown that the visual components are excellent tools, when associated with words and used appropriately. Such procedures can incentive and ease the reading processing, especiailly in contexts in which lhe participants are not proficient enough in lhe target language.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza. Os Componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738
identifier_str_mv FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza. Os Componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/1/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1738/5/Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 546113bc235491b405e2f087900e65c6
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d9c924d191df81081b11218d7c01a408
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771958071721984