SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES COM E SEM INDICADORES DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16435 |
Resumo: | O desenvolvimento humano é um processo dinâmico marcado por avanços, estabilidades e retrocessos, um continuum na evolução do indivíduo. A adolescência é uma das etapas deste ciclo vital, permeada por muitas mudanças que transcendem aspectos cronológicos e biológicos e relaciona-se com aspectos sociais, culturais, históricos e psicológicos que podem se constituir como fatores de risco a saúde mental, sobretudo, de adolescentes que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Neste sentido, investigar variáveis que possam atuar como fatores de proteção e de risco pode auxiliar no processo de desenvolvimento e preservar sua saúde emocional. O objetivo geral desta tese é avaliar os níveis de estresse, de autopercepção e de expectativas de futuro de adolescentes, com e sem indicadores de TDAH, estudantes do ensino médio de uma escola pública e o impacto dessas variáveis sobre a saúde mental na adolescência. Realizou-se quatro estudos metodologicamente diferenciados, contudo complementares. O primeiro estudo teve como objetivo caracterizar os instrumentos utilizados para aferir o construto da autopercepção em pesquisas junto ao público adolescente, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL. A revisão apontou uma diversidade de instrumentos direcionados a avaliar o construto da autopercepção, sendo a Self Perception Profile of Adolescent (SPPA) a de maior ocorrência nos estudos investigados. Dos 29 (vinte e nove) instrumentos presentes nesta RSL, 14 (quatorze) eram validados, no entanto, nenhum foi validado em estudos realizados no Brasil. O segundo estudo comparou o perfil de inteligência e padrões atencionais de 322 adolescentes com e sem indicadores do TDAH, de uma escola pública, de ensino médio. Observou-se que os estudantes com e sem características do transtorno apresentaram semelhanças no perfil de inteligência, sendo classificados com inteligência inferior à média, com padrões de atenção oscilando entre médio e deficitário. O que ressalta a necessidade de investigações que permitam compreender os fatores que atuam no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes. Com a mesma amostra, o terceiro estudo comparou a associação entre o perfil comportamental (indicadores do TDAH) e os níveis de estresse, autopercepção e expectativas de futuro de adolescentes de uma escola pública de ensino médio. Foi apontado a associação das variáveis, numa relação de que a autopercepção negativa de sujeitos com indicadores do TDAH é congruente com os altos níveis de estresse revelados nesta amostra. O estudo também revelou que as demandas sociais e acadêmicas estabelecidas ao adolescente que não dispõe de recursos para atendê-las gera sofrimento mental que se expressa em altos níveis de estresse e insegurança quanto ao futuro. O quarto estudo examinou a saúde mental de adolescentes do ensino médio com e sem indicadores do TDAH e sua relação com variáveis comportamentais (indicadores do TDAH) e sociodemográficas, a partir de um índice de saúde mental (ISM). Os dados revelaram associação entre níveis baixos de saúde mental em adolescentes com indicadores do TDAH. Adicionalmente, observou-se que adolescentes com indicadores do TDAH, que estavam matriculados no ensino médio regular e técnico apresentaram baixos níveis de saúde mental. |
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2024-08-27T18:18:10Z2024-08-27T18:18:10Z2023-02-06TAVERNARD, Edimeire Pastori de Magalhães. Saúde Mental de Adolescentes com e sem indicadores do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Orientadora: Simone Souza da Costa Silva . 2023. 170 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://www.ppgtpc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/teses/3745-2023. Acesso em: 27/08/2024.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16435O desenvolvimento humano é um processo dinâmico marcado por avanços, estabilidades e retrocessos, um continuum na evolução do indivíduo. A adolescência é uma das etapas deste ciclo vital, permeada por muitas mudanças que transcendem aspectos cronológicos e biológicos e relaciona-se com aspectos sociais, culturais, históricos e psicológicos que podem se constituir como fatores de risco a saúde mental, sobretudo, de adolescentes que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Neste sentido, investigar variáveis que possam atuar como fatores de proteção e de risco pode auxiliar no processo de desenvolvimento e preservar sua saúde emocional. O objetivo geral desta tese é avaliar os níveis de estresse, de autopercepção e de expectativas de futuro de adolescentes, com e sem indicadores de TDAH, estudantes do ensino médio de uma escola pública e o impacto dessas variáveis sobre a saúde mental na adolescência. Realizou-se quatro estudos metodologicamente diferenciados, contudo complementares. O primeiro estudo teve como objetivo caracterizar os instrumentos utilizados para aferir o construto da autopercepção em pesquisas junto ao público adolescente, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL. A revisão apontou uma diversidade de instrumentos direcionados a avaliar o construto da autopercepção, sendo a Self Perception Profile of Adolescent (SPPA) a de maior ocorrência nos estudos investigados. Dos 29 (vinte e nove) instrumentos presentes nesta RSL, 14 (quatorze) eram validados, no entanto, nenhum foi validado em estudos realizados no Brasil. O segundo estudo comparou o perfil de inteligência e padrões atencionais de 322 adolescentes com e sem indicadores do TDAH, de uma escola pública, de ensino médio. Observou-se que os estudantes com e sem características do transtorno apresentaram semelhanças no perfil de inteligência, sendo classificados com inteligência inferior à média, com padrões de atenção oscilando entre médio e deficitário. O que ressalta a necessidade de investigações que permitam compreender os fatores que atuam no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes. Com a mesma amostra, o terceiro estudo comparou a associação entre o perfil comportamental (indicadores do TDAH) e os níveis de estresse, autopercepção e expectativas de futuro de adolescentes de uma escola pública de ensino médio. Foi apontado a associação das variáveis, numa relação de que a autopercepção negativa de sujeitos com indicadores do TDAH é congruente com os altos níveis de estresse revelados nesta amostra. O estudo também revelou que as demandas sociais e acadêmicas estabelecidas ao adolescente que não dispõe de recursos para atendê-las gera sofrimento mental que se expressa em altos níveis de estresse e insegurança quanto ao futuro. O quarto estudo examinou a saúde mental de adolescentes do ensino médio com e sem indicadores do TDAH e sua relação com variáveis comportamentais (indicadores do TDAH) e sociodemográficas, a partir de um índice de saúde mental (ISM). Os dados revelaram associação entre níveis baixos de saúde mental em adolescentes com indicadores do TDAH. Adicionalmente, observou-se que adolescentes com indicadores do TDAH, que estavam matriculados no ensino médio regular e técnico apresentaram baixos níveis de saúde mental.Human development is a dynamic process marked by advances, stability and setbacks, a continuum in the evolution of the individual. Adolescence is one of the stages of this vital cycle, permeated by many changes that transcend chronological and biological aspects and is related to social, cultural, historical and psychological aspects that can constitute risk factors for mental health, especially for adolescents who have Attention Deficit/Hyperactivity Disorder. In this sense, investigating variables that may act as protective and risk factors can help in the development process and preserve their emotional health. The general objective of this thesis is to evaluate the levels of stress, self-perception and expectations for the future of adolescents, with and without ADHD indicators, high school students from a public school and the impact of these variables on mental health in adolescence. Four methodologically differentiated yet complementary studies were carried out. The first study aimed to characterize the instruments used to assess the construct of self-perception in research with the adolescent public, through a Systematic Literature Review - RSL. The review pointed to a variety of instruments aimed at assessing the construct of self-perception, with the Self Perception Profile of Adolescents (SPPA) being the most frequent in the investigated studies. Of the 29 (twenty-nine) instruments present in this RSL, 14 (fourteen) were validated, however, none was validated in studies carried out in Brazil. The second study compared the intelligence profile and attentional patterns of 322 adolescents with and without ADHD indicators, from a public high school. It was observed that students with and without characteristics of the disorder showed similarities in the intelligence profile, being classified with lower than average intelligence, with attention patterns oscillating between average and deficit. This emphasizes the need for investigations that allow understanding the factors that act in the cognitive development of adolescents. With the same sample, the third study compared the association between the behavioral profile (ADHD indicators) and the levels of stress, self-perception and future expectations of adolescents from a public high school. The association of variables was pointed out, in a relationship that the negative self-perception of subjects with ADHD indicators is congruent with the high levels of stress revealed in this sample. The study also revealed that the social and academic demands placed on adolescents who do not have the resources to meet them generate mental suffering that is expressed in high levels of stress and insecurity about the future. The fourth study examined the mental health of high school adolescents with and without ADHD indicators and its relationship with behavioral (ADHD indicators) and sociodemographic variables, based on a mental health index (MSI). The data revealed an association between low levels of mental health in adolescents and ADHD indicators. Additionally, it was observed that adolescents with ADHD indicators, who were enrolled in regular and technical secondary education, had low levels of mental health.Submitted by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2024-08-27T18:17:07Z No. of bitstreams: 2 Tese Edimeire Tavernard 23.03.23.pdf: 927175 bytes, checksum: a03104a429c21a25fd5ef65bdde5e598 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2024-08-27T18:18:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese Edimeire Tavernard 23.03.23.pdf: 927175 bytes, checksum: a03104a429c21a25fd5ef65bdde5e598 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-27T18:18:10Z (GMT). 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