Práticas investigativas e webquest: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informação para além do paradigma do exercício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maria José Lopes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10522
Resumo: A investigação em foco aconteceu no âmbito da formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Marabá (PA). Esta pesquisa qualitativa (DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008) na modalidade narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011), se baseia nas experiências formativas de professores quando envolvidos em momentos que privilegiam a tríade Tratamento da Informação - Práticas investigativas - Tecnologias digitais para lidar com o ensino sobre as noções básicas de estatística. Busco responder à questão de pesquisa: Em que termos práticas investigativas utilizando Webquest contribuem para a formação docente no âmbito do ensino nos anos iniciais sobre Tratamento da Informação? Objetivo, na condição de professora, formadora e pesquisadora, investigar o ensino sobre Tratamento da Informação, utilizando Webquest, a fim de possibilitar reflexões e novas aprendizagens acerca desse componente curricular. Participaram dessa pesquisa 04 professores pedagogos, que foram selecionados previamente segundo os critérios: i) adesão à proposta de formação; ii) disponibilidade de participação dos encontros formativos; iii) ter participado de formação continuada em outros momentos e iv) já ter lecionado no 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental. Os momentos formativos se articularam em duas etapas compostas por 3 encontros cada um. Foi elaborada uma Webquest composta por tarefas investigativas, conforme estabelece Ponte (2004) para lidar com o ensino sobre noções básicas de estatística na perspectiva de simetria invertida, em que os professores na condição de estudantes refletem sobre o ensino e as proposições advindas dele. Além da Webquest, foi elaborado um “Guia de Orientação Didática” para o Professor/Formador contendo orientações para o uso da Webquest, sugestões para pesquisas e consultas para maiores informações e ampliação das potencialidades dessa prática pedagógica. Assim, a Webquest e o guia se constituem como produtos oriundos da pesquisa desenvolvida. Rastreando novas compreensões do fenômeno educativo investigado, utilizei a Análise Textual Discursiva conforme preconizam Moraes e Galiazzi (2011). Do material empírico dei forma a dois eixos analíticos: i) Olhares docentes acerca do ensino sobre o tratamento da informação; ii) Práticas docentes em tratamento da informação. A análise revela que os professores atribuem os significados de que a) para ensinar é preciso conhecer o conteúdo matemático, b) o ensino da matemática se configura pela maneira como foi aprendido e pelas experiências de formação e docência, c) expressam ainda que o ensino sobre Tratamento da Informação deve ser assumido como um compromisso social, d) é possível propiciar aos discentes uma formação mais estatisticamente letrada. Além disso, os professores expressam que a experiência formativa possibilitou novas outras reflexões acerca do vivido, destacando a relevância das práticas investigativas na promoção de atitudes de interação e valorização dos sujeitos da aprendizagem no ambiente educativo. Outro aspecto apontado foi a importância do uso de situações cotidianas, pois elas potencializam as investigações e ampliam a visão interdisciplinar da educação estatística. O uso de tecnologias digitais, em momentos formativos, mobiliza e amplia os conhecimentos estatísticos. Há o reconhecimento de que é preciso formar-se continuadamente para ensinar, sobretudo para lidar com o Tratamento da Informação.
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Esta pesquisa qualitativa (DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008) na modalidade narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011), se baseia nas experiências formativas de professores quando envolvidos em momentos que privilegiam a tríade Tratamento da Informação - Práticas investigativas - Tecnologias digitais para lidar com o ensino sobre as noções básicas de estatística. Busco responder à questão de pesquisa: Em que termos práticas investigativas utilizando Webquest contribuem para a formação docente no âmbito do ensino nos anos iniciais sobre Tratamento da Informação? Objetivo, na condição de professora, formadora e pesquisadora, investigar o ensino sobre Tratamento da Informação, utilizando Webquest, a fim de possibilitar reflexões e novas aprendizagens acerca desse componente curricular. Participaram dessa pesquisa 04 professores pedagogos, que foram selecionados previamente segundo os critérios: i) adesão à proposta de formação; ii) disponibilidade de participação dos encontros formativos; iii) ter participado de formação continuada em outros momentos e iv) já ter lecionado no 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental. Os momentos formativos se articularam em duas etapas compostas por 3 encontros cada um. Foi elaborada uma Webquest composta por tarefas investigativas, conforme estabelece Ponte (2004) para lidar com o ensino sobre noções básicas de estatística na perspectiva de simetria invertida, em que os professores na condição de estudantes refletem sobre o ensino e as proposições advindas dele. Além da Webquest, foi elaborado um “Guia de Orientação Didática” para o Professor/Formador contendo orientações para o uso da Webquest, sugestões para pesquisas e consultas para maiores informações e ampliação das potencialidades dessa prática pedagógica. Assim, a Webquest e o guia se constituem como produtos oriundos da pesquisa desenvolvida. Rastreando novas compreensões do fenômeno educativo investigado, utilizei a Análise Textual Discursiva conforme preconizam Moraes e Galiazzi (2011). Do material empírico dei forma a dois eixos analíticos: i) Olhares docentes acerca do ensino sobre o tratamento da informação; ii) Práticas docentes em tratamento da informação. A análise revela que os professores atribuem os significados de que a) para ensinar é preciso conhecer o conteúdo matemático, b) o ensino da matemática se configura pela maneira como foi aprendido e pelas experiências de formação e docência, c) expressam ainda que o ensino sobre Tratamento da Informação deve ser assumido como um compromisso social, d) é possível propiciar aos discentes uma formação mais estatisticamente letrada. Além disso, os professores expressam que a experiência formativa possibilitou novas outras reflexões acerca do vivido, destacando a relevância das práticas investigativas na promoção de atitudes de interação e valorização dos sujeitos da aprendizagem no ambiente educativo. Outro aspecto apontado foi a importância do uso de situações cotidianas, pois elas potencializam as investigações e ampliam a visão interdisciplinar da educação estatística. O uso de tecnologias digitais, em momentos formativos, mobiliza e amplia os conhecimentos estatísticos. Há o reconhecimento de que é preciso formar-se continuadamente para ensinar, sobretudo para lidar com o Tratamento da Informação.Research in focus happened within the framework of the continuous formation of teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school in the municipality of Marabá (PA). This qualitative research (DESLAURIERS and KÉRISIT, 2008) narrative mode (CLANDININ and CONNELLY, 2011), is based on the educational experiences of teachers when involved in moments that favor the triad information processing-investigative Practices-digital technologies to deal with teaching about the basics of statistics. I seek to answer the question: In what terms investigative practices using Webquest contribute to teacher training education in the early years about treatment information? Goal, teacher, trainer and researcher, investigating the teaching on information processing, using Webquest, in order to enable reflections and new learning about this curricular component. Participated of this research 04 teachers educators, which previously were selected according to the criteria: i) joining the training proposal; II) availability of participation of training meetings; III) have participated in continuing education at other times and iv) have already dictated the fourth and/or fifth grade of elementary school. The formative moments if articulated in two steps consist of 3 meetings each. A Webquest composed of investigative tasks, as it establishes the bridge (2004) to deal with the understanding of statistics education in perspective of inverted symmetry, in which teachers provided students reflect on teaching and the propositions derived from him. In addition to the Webquest, was elaborated a Didactic Orientation Guide "for the teacher/trainer containing guidelines for the use of the Webquest, suggestions for searches and queries for more information and expanding the potential of this pedagogical practice. Thus, the Webquest and the Guide are as research products. Tracking new understandings of the educational phenomenon investigated, I used the Discursive Textual analysis as advocate Mathew and Galiazzi (2011). The empirical material gave way to two analytical axes: i) Looks about teaching teachers about the treatment of information; II) teachers in information handling Practices. The analysis reveals that teachers assign the meanings of that) to teach you have to know the mathematical content, b) the teaching of mathematics is the way it was learned and training and teaching experience, c) the express teaching about treatment information should be assumed as a social engagement, d) you can provide to students training more statistically literate. In addition, teachers express the formative experience allowed new other musings about lived, highlighting the relevance of the investigative practices in promoting attitudes of interaction and appreciation of the subject of learning in the educational environment. Another aspect pointed to was the importance of using everyday situations, because they leverage the research and extend the interdisciplinary vision of education statistics. The use of digital technologies, formative moments, mobilizes and broadens the statistical knowledge. There is the recognition that we must continuously form to teach, especially to deal with the treatment of information.FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e PesquisasSEMED/Marabá - Secretaria Municipal de EducaçãoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e Científica1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASProfessores - FormaçãoComputadores - Estudo e ensinoInternet na educação - Marabá (PA)Ensino auxiliado por computadorPráticas investigativas e webquest: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informação para além do paradigma do exercícioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMARTINS, France Fraihahttp://lattes.cnpq.br/4765567823575996NUNES, José Messildo Vianahttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798https://orcid.org/0000-0001-7933-6014https://orcid.org/0000-0001-9492-4914http://lattes.cnpq.br/2052279703939079ARAÚJO, Maria José Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_PraticasInvestigativasWebquest.pdfDissertacao_PraticasInvestigativasWebquest.pdfapplication/pdf4473927http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10522/1/Dissertacao_PraticasInvestigativasWebquest.pdf4db9878838c5441980f533f06043667dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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