O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Josiel de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45927
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_0b5b504dfd3027449bc8ded4106c752e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45927
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMocrosky, Luciane FerreiraBatista, Josiel de Oliveira2024-04-19T19:14:47Z2024-04-19T19:14:47Z2016https://hdl.handle.net/1884/45927Orientador : Prof. Dr. Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 26/02/2016Inclui referências : f. 249-258Resumo: O uso de computadores e da internet no ambiente escolar proporcionou uma revolução com proporções inimagináveis, através do surgimento das formas diversas de comunicação e de ensino. O ensino de matemática pautado na presença física do professor na sala de aula faz parte de uma realidade que vem sendo redimensionada com a inserção das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Este trabalho apresenta um estudo conduzido pela interrogação: 'Como o formador de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais se compreende professor em cursos EaD?'. Ao perseguir a questão orientadora, buscou-se conhecer os modos como o professor formador de docentes que ensinarão matemática na Educação Básica se compreende no movimento de ensinar matemática na modalidade a distância, e no ambiente tecnológico como viabilizadora do ensino. Para conseguir respostas que satisfizessem à pergunta, utilizou-se a pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica com o intuito de ir-a-coisa-mesma. Foram realizadas cinco entrevistas que foram transcritas e analisadas em dois momentos: no primeiro, denominado análise ideográfica houve o destaque das noventa e seis Unidades de Significado (US) conquistadas através das primeiras reduções, realizadas em busca das ideias individuais expostas nos discursos e analisadas à luz da hermenêutica, entendida como teoria da compreensão. O segundo, composto pela análise nomotética, momento em que se passou do individual para o geral, procurando aspectos significativos que convergiram para três categorias abertas: Modos de ser na EaD, Modos de ser da EaD e a Formação no curso EaD. Essas categorias foram discutidas à luz dos próprios discursos, da compreensão do pesquisador e da literatura que trata do tema. Ao final articulou-se uma síntese compreensiva que revelou as compreensões a cerca do professor que ensina matemática em ambiente tecnológico.Abstract: The use of computers and internet throughout school environment provided an unimaginable revolution, with several communication and teaching forms. Mathematics teaching has become common on classroom in order to insert ICT (Information and communication Technology). This paper presents a study that lead an interrogation: 'As a teacher trainer who teaches Mathematics in the initial years do you understand teacher in EaD courses?'. In this way, we has been studied teachers educators who teaches basic mathematics doing distance modality and using technological tools. In order to obtain answers about this subject we applied phenomenological approach with intention of going-to-the-same-thing. There were five interviewees who were transcribed and analyzed in two moments: First of all - In this moment, called ideographic analysis, it has analyzed ninety six Significance Units (USA) carried out into individual ideas related to speeches and Light of hermeneutics, understood as the theory as understanding. Second of all, this moment has comprised from individual to general meaning, which convergence into three categories: modes of being IN the EaD, modes of being OF the EaD and EaD course formation. These categories were discussed in the light of the discourses themselves, the comprehension of the researcher and the literature that deals with the subject. In the end, a comprehensive synthesis was developed that has evealed as understandings about the teacher who teaches mathematics in a technological environment.258 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaProfessores - FormaçãoMatemática - FormaçãoEnsino auxiliado por computadorO professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOSIEL DE OLIVEIRA BATISTA.pdfapplication/pdf2091074https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45927/1/R%20-%20D%20-%20JOSIEL%20DE%20OLIVEIRA%20BATISTA.pdf058698feb447e129116e390d9e32e669MD51open access1884/459272024-04-19 16:14:47.471open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45927Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:14:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
title O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
spellingShingle O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
Batista, Josiel de Oliveira
Matemática
Professores - Formação
Matemática - Formação
Ensino auxiliado por computador
title_short O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
title_full O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
title_fullStr O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
title_full_unstemmed O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
title_sort O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
author Batista, Josiel de Oliveira
author_facet Batista, Josiel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Josiel de Oliveira
contributor_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Professores - Formação
Matemática - Formação
Ensino auxiliado por computador
topic Matemática
Professores - Formação
Matemática - Formação
Ensino auxiliado por computador
description Orientador : Prof. Dr. Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:14:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45927
url https://hdl.handle.net/1884/45927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 258 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45927/1/R%20-%20D%20-%20JOSIEL%20DE%20OLIVEIRA%20BATISTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 058698feb447e129116e390d9e32e669
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898820593909760