O sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres quilombolas de Santíssima Trindade - Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Natasha Fernandes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15677
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender o sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres da Comunidade Santíssima Trindade-Pará. A relevância social em de dar vez e voz aos saberes, a religiosidades e aos costumes dos que habitam ou habitaram espaços marginais, refletindo suas narrativas em busca de identificar possíveis interferências temporais, e, ainda, o que representa a Comunidade através de suas vozes. Para isto, a investigação apresentou uma metodologia com abordagem qualitativa com características descritivas, considerando as narrativas orais de três mulheres quilombolas da comunidade Santíssima Trindade. A constituição dos dados se deu através de observação, entrevista, conversas informais, registro audiovisual e caderno de anotações. Os resultados apontam que o sagrado é (re)velado através de manifestações de rituais religiosos com devoção aos santos, principalmente a São Pedro - o padroeiro da Comunidade, bem como, em rituais de cura com ervas ou de rezadeiras. Ressalta-se que o sagrado também se (re)vela por meio de hierofanias elementares ou mais elaboradas como a humana. Conclui-se que no sagrado (re)velado em narrativas orais das mulheres da comunidade quilombola Santíssima Trindade há um entrelaçamento entre vida e memória à própria história da Comunidade, tornando-se fonte de conhecimento para conhecer a história do lugar em que o sagrado se (re)vela com representatividade e pertencimento à comunidade de mulheres negras e quilombolas, para além de uma ideologia totalizadora.
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Para isto, a investigação apresentou uma metodologia com abordagem qualitativa com características descritivas, considerando as narrativas orais de três mulheres quilombolas da comunidade Santíssima Trindade. A constituição dos dados se deu através de observação, entrevista, conversas informais, registro audiovisual e caderno de anotações. Os resultados apontam que o sagrado é (re)velado através de manifestações de rituais religiosos com devoção aos santos, principalmente a São Pedro - o padroeiro da Comunidade, bem como, em rituais de cura com ervas ou de rezadeiras. Ressalta-se que o sagrado também se (re)vela por meio de hierofanias elementares ou mais elaboradas como a humana. Conclui-se que no sagrado (re)velado em narrativas orais das mulheres da comunidade quilombola Santíssima Trindade há um entrelaçamento entre vida e memória à própria história da Comunidade, tornando-se fonte de conhecimento para conhecer a história do lugar em que o sagrado se (re)vela com representatividade e pertencimento à comunidade de mulheres negras e quilombolas, para além de uma ideologia totalizadora.This research aims to understand the sacred (re)veiled in oral narratives of women from the Santíssima Trindade-Pará Community. The social relevance of giving time and voice to knowledge, religiosity and customs of those who inhabit or have inhabited marginal spaces, reflecting their narratives in search of identifying possible temporal interferences, and also what the Community represents through their voices. For this, the investigation presented a methodology with a qualitative approach with descriptive characteristics, considering the oral narratives of three quilombola women from the Santíssima Trindade community. The constitution of the data took place through observation, interview, informal conversations, audiovisual record and notebook. The results show that the sacred is (re)veiled through manifestations of religious rituals with devotion to the saints, mainly to São Pedro - the patron saint of the Community, as well as in rituals of healing with herbs or rezadeiras. It is noteworthy that the sacred is also (re)veiled through elementary or more elaborate hierophanies such as the human one. It is concluded that in the sacred (re)veiled in oral narratives of the women of the quilombola community Santíssima Trindade there is an intertwining between life and memory to the history of the Community itself, becoming a source of knowledge to know the history of the place where the sacred is (re)veils with representation and belonging to the community of black and quilombola women, in addition to a totalizing ideology.SEDUC/PA - Secretaria de Estado de EducaçãoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na AmazôniaUFPABrasilCampus Universitário de CastanhalAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDisponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.comreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::INTERDISCIPLINAREDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CULTURAESTUDOS ANTRÓPICOSMulheres quilombolasNarrativas oraisSagradoQuilombola womenOral narrativeSacredO sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres quilombolas de Santíssima Trindade - Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRAMOS, João Batista Santiagohttp://lattes.cnpq.br/8078757512392983http://lattes.cnpq.br/2198743321576806SOUSA, Natasha Fernandes deORIGINALDissertacao_SagradoReveladoNarrativas.pdfDissertacao_SagradoReveladoNarrativas.pdfapplication/pdf5470899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15677/1/Dissertacao_SagradoReveladoNarrativas.pdf576fcbf108c917fe91225c6706e004d2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15677/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15677/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/156772023-06-13 10:04:26.666oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-06-13T13:04:26Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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