Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14648 |
Resumo: | O artigo propõe uma visada teórico-metodológica para a moda a partir do campo da comunicação. Observando a insufciência do modelo transmissivo da comunicação, buscamos mostrar como os argumentos desenvolvidos a partir de um modelo interacional (Quéré, 1991; França, 2001, 2003) abrangem de maneira mais sólida o fenômeno da moda. Em seguida discutimos como os estudos de consumo midiático (CANCLINI, 1995, 2006; TOALDO e JACKS, 20013; SCHMITZ, 2013, 2014) oferecem uma boa base metodológica para a realização de pesquisas empíricas em moda na área da comunicação. Por fim apresentamos como exemplo nossa pesquisa em curso. |
id |
UFPA_8445ada2f67559bfe0f9ae9bec059693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/14648 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2022-08-26T12:01:52Z2022-08-26T12:01:52Z2015-06LIMA, Regina Lúcia Alves de; GADELHA, Dilermando. Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2015, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14648. Acesso em:.2236-4285http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14648O artigo propõe uma visada teórico-metodológica para a moda a partir do campo da comunicação. Observando a insufciência do modelo transmissivo da comunicação, buscamos mostrar como os argumentos desenvolvidos a partir de um modelo interacional (Quéré, 1991; França, 2001, 2003) abrangem de maneira mais sólida o fenômeno da moda. Em seguida discutimos como os estudos de consumo midiático (CANCLINI, 1995, 2006; TOALDO e JACKS, 20013; SCHMITZ, 2013, 2014) oferecem uma boa base metodológica para a realização de pesquisas empíricas em moda na área da comunicação. Por fim apresentamos como exemplo nossa pesquisa em curso.The paper proposes a theoretical and methodological sight to fashion from the standpoint of communication. Considering the insufficiency of the trasmissive model of communication, we try to demonstrate how the arguments developed after the interactionist model (Quéré, 1991; França, 2001, 2003) applies more specifically to the phenomenon of fashion. After that, we discuss how the studies in mediatic consumption offers a better methodological approach to the empiric research in fashion. We end the paper presenting the example of our current research.Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-08-24T13:26:27Z No. of bitstreams: 2 galoa-proceedings--compos-2015--.pdf: 155725 bytes, checksum: 8fe2b25682b3676017b128c29c083817 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-08-26T12:01:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 galoa-proceedings--compos-2015--.pdf: 155725 bytes, checksum: 8fe2b25682b3676017b128c29c083817 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-26T12:01:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 galoa-proceedings--compos-2015--.pdf: 155725 bytes, checksum: 8fe2b25682b3676017b128c29c083817 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-06UFPA - Universidade Federal do ParáporAssociação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em ComunicaçãoBrasilCompóshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://proceedings.science/compos/compos-2015/papers/interacoes--consumo-midiatico-e-sentido--uma-proposta-teorico-metodologica-para-a-pesquisa-em-moda#reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPARecepção: Processos de Interpretação, Uso e Consumo MidiáticosModaInteraçõesConsumo midiáticoSentidosFashionInteractionMediatic consumptionMeaningInterações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em modaInteractions, mediatic consumption and meaning: a theoretical and methodological proposal to the research in fashioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject24http://lattes.cnpq.br/8158415442871989http://lattes.cnpq.br/3767221685180996LIMA, Regina Lúcia Alves deVASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha deORIGINALArtigo_InteracoesConsumoMidiatico.pdfArtigo_InteracoesConsumoMidiatico.pdfapplication/pdf155725https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14648/1/Artigo_InteracoesConsumoMidiatico.pdf8fe2b25682b3676017b128c29c083817MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14648/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14648/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/146482023-11-22 13:51:43.366oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-11-22T16:51:43Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Interactions, mediatic consumption and meaning: a theoretical and methodological proposal to the research in fashion |
title |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda |
spellingShingle |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda LIMA, Regina Lúcia Alves de Moda Interações Consumo midiático Sentidos Fashion Interaction Mediatic consumption Meaning Recepção: Processos de Interpretação, Uso e Consumo Midiáticos |
title_short |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda |
title_full |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda |
title_fullStr |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda |
title_full_unstemmed |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda |
title_sort |
Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda |
author |
LIMA, Regina Lúcia Alves de |
author_facet |
LIMA, Regina Lúcia Alves de VASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de |
author_role |
author |
author2 |
VASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8158415442871989 http://lattes.cnpq.br/3767221685180996 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Regina Lúcia Alves de VASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda Interações Consumo midiático Sentidos |
topic |
Moda Interações Consumo midiático Sentidos Fashion Interaction Mediatic consumption Meaning Recepção: Processos de Interpretação, Uso e Consumo Midiáticos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fashion Interaction Mediatic consumption Meaning |
dc.subject.thematicaxis.pt_BR.fl_str_mv |
Recepção: Processos de Interpretação, Uso e Consumo Midiáticos |
description |
O artigo propõe uma visada teórico-metodológica para a moda a partir do campo da comunicação. Observando a insufciência do modelo transmissivo da comunicação, buscamos mostrar como os argumentos desenvolvidos a partir de um modelo interacional (Quéré, 1991; França, 2001, 2003) abrangem de maneira mais sólida o fenômeno da moda. Em seguida discutimos como os estudos de consumo midiático (CANCLINI, 1995, 2006; TOALDO e JACKS, 20013; SCHMITZ, 2013, 2014) oferecem uma boa base metodológica para a realização de pesquisas empíricas em moda na área da comunicação. Por fim apresentamos como exemplo nossa pesquisa em curso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T12:01:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T12:01:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Regina Lúcia Alves de; GADELHA, Dilermando. Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2015, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14648. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14648 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-4285 |
identifier_str_mv |
LIMA, Regina Lúcia Alves de; GADELHA, Dilermando. Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2015, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14648. Acesso em:. 2236-4285 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Compós |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://proceedings.science/compos/compos-2015/papers/interacoes--consumo-midiatico-e-sentido--uma-proposta-teorico-metodologica-para-a-pesquisa-em-moda# |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14648/1/Artigo_InteracoesConsumoMidiatico.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14648/2/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14648/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fe2b25682b3676017b128c29c083817 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771901258825728 |