Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8635 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender o consumo midiático do fluxo televisivo, ao explorar a questão ambiental em gêneros comunicacionais como telejornalismo, telenovela e publicidade, de acordo com a apropriação do público. As referências teóricas envolvem os conceitos de consumo midiático e fluxo televisivo. A metodologia adotada é qualitativa, contemplando análise documental de produto midiático televisivo (coletado no horário nobre da emissora Globo em agosto de 2018) e entrevistas com informantes (oito adultos com ensino superior habitantes do estado do Rio Grande do Sul) abordando as práticas de consumo midiático. Os resultados apresentam as apropriações do fluxo televisivo ofertado a partir das práticas de consumo midiático do público e dos sentidos produzidos sobre algumas dessas mensagens. |
id |
UCS-5_994b51264e2011a566395f4df2fad990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/8635 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivoFluxo televisivo. Consumo midiático. Recepção.O objetivo desta pesquisa é compreender o consumo midiático do fluxo televisivo, ao explorar a questão ambiental em gêneros comunicacionais como telejornalismo, telenovela e publicidade, de acordo com a apropriação do público. As referências teóricas envolvem os conceitos de consumo midiático e fluxo televisivo. A metodologia adotada é qualitativa, contemplando análise documental de produto midiático televisivo (coletado no horário nobre da emissora Globo em agosto de 2018) e entrevistas com informantes (oito adultos com ensino superior habitantes do estado do Rio Grande do Sul) abordando as práticas de consumo midiático. Os resultados apresentam as apropriações do fluxo televisivo ofertado a partir das práticas de consumo midiático do público e dos sentidos produzidos sobre algumas dessas mensagens.Universidade de Caxias do Sul - UCSUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoCAPESMaldaner Jacobi, CarolineReinhardt Piedras, Elisa2022-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8635Conexão - Comunicação e Cultura; v. 20, n. 39 (2021): Revista Conexão - Comunicação e Cultura2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8635/5270Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-17T02:31:52Zoai:vkali30.ucs.br:article/8635Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2022-10-17T02:31:52Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo |
title |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo |
spellingShingle |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo Maldaner Jacobi, Caroline Fluxo televisivo. Consumo midiático. Recepção. |
title_short |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo |
title_full |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo |
title_fullStr |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo |
title_full_unstemmed |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo |
title_sort |
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo |
author |
Maldaner Jacobi, Caroline |
author_facet |
Maldaner Jacobi, Caroline Reinhardt Piedras, Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Reinhardt Piedras, Elisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldaner Jacobi, Caroline Reinhardt Piedras, Elisa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fluxo televisivo. Consumo midiático. Recepção. |
topic |
Fluxo televisivo. Consumo midiático. Recepção. |
description |
O objetivo desta pesquisa é compreender o consumo midiático do fluxo televisivo, ao explorar a questão ambiental em gêneros comunicacionais como telejornalismo, telenovela e publicidade, de acordo com a apropriação do público. As referências teóricas envolvem os conceitos de consumo midiático e fluxo televisivo. A metodologia adotada é qualitativa, contemplando análise documental de produto midiático televisivo (coletado no horário nobre da emissora Globo em agosto de 2018) e entrevistas com informantes (oito adultos com ensino superior habitantes do estado do Rio Grande do Sul) abordando as práticas de consumo midiático. Os resultados apresentam as apropriações do fluxo televisivo ofertado a partir das práticas de consumo midiático do público e dos sentidos produzidos sobre algumas dessas mensagens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8635 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8635/5270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 20, n. 39 (2021): Revista Conexão - Comunicação e Cultura 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248847421441 |