Trabalho infanto-juvenil no uso do manguezal e a educação fundamental
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1643 |
Resumo: | Work of 6 to 14 years old children is important for the survival of their families, however, it does not contribute to the monetary family income that based upon commercial fisheries, crab processing and agriculture. From an age of 4 years onwards children are encouraged to work by their parents. However, only 7 years old boys and 5 years old girls contribute significantly to the subsistence of their families. From an age of 14 years parents push their children to earn money by selling products to local agents. For teenagers remunerated work is indispensable for self support. 40% of the children between 7 and 14 years work instead of going to school which is a big obstacle for their education. The socio-economic and educational situation of children and teenagers living in the Bragança area may be improved by the process of participation and transdisciplinarity, as an effective sustainability element, as it may allow them to escape from the poverty cycle that their families are part of far generations. |
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2011-03-23T21:19:12Z2011-03-23T21:19:12Z2002-04-30BLANDTT, Lucinaldo da Silva. Trabalho infanto-juvenil no uso do manguezal e a educação fundamental. 2002. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar, Empresa de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2002. Curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1643Work of 6 to 14 years old children is important for the survival of their families, however, it does not contribute to the monetary family income that based upon commercial fisheries, crab processing and agriculture. From an age of 4 years onwards children are encouraged to work by their parents. However, only 7 years old boys and 5 years old girls contribute significantly to the subsistence of their families. From an age of 14 years parents push their children to earn money by selling products to local agents. For teenagers remunerated work is indispensable for self support. 40% of the children between 7 and 14 years work instead of going to school which is a big obstacle for their education. The socio-economic and educational situation of children and teenagers living in the Bragança area may be improved by the process of participation and transdisciplinarity, as an effective sustainability element, as it may allow them to escape from the poverty cycle that their families are part of far generations.O trabalho infantil não representa uma categoria importante para a formação da renda na área manguezal. Apenas a agricultura, o beneficiamento do caranguejo e a pesca comercial se configuram como atividades rentáveis para crianças em idade de seis a quatorze anos, pois se dedicam a atividades de trabalho voltadas para a subsistência familiar. As crianças são incentivadas pelos familiares ao trabalho a partir dos quatro anos de idade, porém, somente aos sete anos, para o trabalho dedicado aos meninos e aos cinco para o trabalho dedicado às meninas, é que o trabalho infantil vai assumir importância para a sobrevivência familiar. O recrutamento para o trabalho não acontece, até os quatorze anos, diretamente entre os agentes mercantis e as crianças. Quem lhes incube de participar do processo de exploração da força de trabalho são seus entes familiares. Para os adolescentes, o trabalho remunerado representa uma forma de recrutamento indispensável para o auto-sustento. Para 40% das crianças é um grande empecilho para os estudos, pois se ocupam em atividades sem remuneração, nos três horários, respectivamente de ensino do dia, dificultando a frequência à escola. Para crianças e adolescentes, em sua situação sócio-econômica e educacional, em que estão inseridos na área manguezal de Bragança, a participação, através da transdisciplinaridade, enquanto elemento efetivador da sustentabilidade, seria uma alternativa para se penetrar o ciclo de pobreza a qual estão condenados a participar e que sua família vem perpetuando de geração a geração.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal do ParáEmpresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaPrograma de Pós-Graduação em Agriculturas AmazônicasUFPAEMBRAPABrasilInstituto Amazônico de Agriculturas FamiliaresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL DO MENORTrabalho do menorEducaçãoMangueExploração (Ecologia)Bragança - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraTrabalho infanto-juvenil no uso do manguezal e a educação fundamentalChild-labour in the exploitation of mangroves and basic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Orlando Nobre Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/8567141884452588http://lattes.cnpq.br/6422712436917875BLANDTT, Lucinaldo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_TrabalhoInfantoJuvenil.pdfDissertacao_TrabalhoInfantoJuvenil.pdfapplication/pdf2546276http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1643/1/Dissertacao_TrabalhoInfantoJuvenil.pdff5d8d3561a81f8b4322a96f47673f3e6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1643/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1643/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1643/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_TrabalhoInfantoJuvenil.pdf.txtDissertacao_TrabalhoInfantoJuvenil.pdf.txtExtracted texttext/plain381024http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1643/5/Dissertacao_TrabalhoInfantoJuvenil.pdf.txtebb3694b110841d5111575a52cc1da58MD552011/16432019-05-22 09:00:47.187oai:repositorio.ufpa.br:2011/1643Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-22T12:00:47Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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