O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, João Carlos Ribeiro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1846
Resumo: This work aims to investigate the knowledge shown by the students of the course of Mathematics at Universidade Federal do Pará (UFPA), concerning the use of the computer science in its Education formation. To achieve that objective we used a methodology based on qualitative research, referring to the case study. We made a brief historical study on the educational computer science in Brazil; we highlighted the progresses and researches in the area and we mentioned the best ways to use them in education; we centered our investigations on the aspects related to the Mathematical Education of some educational software and the experiences with the use of computers; and, soon after, we got to our investigation, based on the writings of the students and Professors of the graduation course of Mathematics of UFPA. The information was obtained by means of questionnaires applied to the students during the second term of 2004 and to the Professors in the first term of 2005. We could observe through the analyses that students and Professors consider the insert of the computer science to the curriculum of graduation in Mathematics extremely important they highlight that this teaching doesn't still happen and if so it must be an effective part of the process of the Math teachers formation, because it can contribute to the improvement of the process of teaching/learning and it is a too much important tool for the education.
id UFPA_949f69e821cbdbdaa98dd6a24fc9f0b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1846
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:35Z2011-03-23T21:19:35Z2005MACHADO, João Carlos Ribeiro. O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA. 2005. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1846This work aims to investigate the knowledge shown by the students of the course of Mathematics at Universidade Federal do Pará (UFPA), concerning the use of the computer science in its Education formation. To achieve that objective we used a methodology based on qualitative research, referring to the case study. We made a brief historical study on the educational computer science in Brazil; we highlighted the progresses and researches in the area and we mentioned the best ways to use them in education; we centered our investigations on the aspects related to the Mathematical Education of some educational software and the experiences with the use of computers; and, soon after, we got to our investigation, based on the writings of the students and Professors of the graduation course of Mathematics of UFPA. The information was obtained by means of questionnaires applied to the students during the second term of 2004 and to the Professors in the first term of 2005. We could observe through the analyses that students and Professors consider the insert of the computer science to the curriculum of graduation in Mathematics extremely important they highlight that this teaching doesn't still happen and if so it must be an effective part of the process of the Math teachers formation, because it can contribute to the improvement of the process of teaching/learning and it is a too much important tool for the education.Este trabalho visa investigar os saberes manifestados pelos alunos do curso de Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA), em relação à utilização da informática em sua formação. Para atender esse objetivo, utilizamos uma metodologia referente ao estudo de caso. Fizemos um breve histórico sobre a informática educativa no Brasil, destacamos os avanços e pesquisas na área e abordamos as principais maneiras de utilizá-los na educação; tratamos dos aspectos relacionados à Educação Matemática com alguns softwares educativos e as experiências com o uso do computador; e, em seguida, passamos para a nossa investigação, fundamentada nos documentos escritos pelos alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA. As informações foram obtidas por meio de questionários aplicados aos alunos, durante o segundo semestre letivo de 2004, e aos professores no primeiro semestre letivo de 2005. Pudemos observar, nas análises, que alunos e professores consideram muito importante a inserção da informática ao currículo da Licenciatura em Matemática, porém destacam que este ensino ainda não ocorre e há necessidade de que ele faça parte efetiva da formação dos professores de Matemática, pois, pode contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e é uma ferramenta indispensável para a educação.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALMatemáticaUso da informáticaTecnologia educacionalFormação de professores de matemáticaPará - EstadoAmazônia brasileiraEnsino superiorCurrículoO olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPAThe look of the pupils and the teachers on computer science in the course of licenciatura in mathematics in the UFPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRÉGIS, Cícero Roberto Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/7340569532034401http://lattes.cnpq.br/0276674149542106MACHADO, João Carlos Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_OlharAlunosProfessores.pdfDissertacao_OlharAlunosProfessores.pdfapplication/pdf787043http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/1/Dissertacao_OlharAlunosProfessores.pdfbd310bc8953c8a85738fb9997c0f7550MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823898http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/2/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_OlharAlunosProfessores.pdf.txtDissertacao_OlharAlunosProfessores.pdf.txtExtracted texttext/plain316898http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/5/Dissertacao_OlharAlunosProfessores.pdf.txt4b990bf9d707be61ee935ddbdf6c86b3MD552011/18462019-05-23 10:25:48.954oai:repositorio.ufpa.br:2011/1846Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:48Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The look of the pupils and the teachers on computer science in the course of licenciatura in mathematics in the UFPA
title O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
spellingShingle O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
MACHADO, João Carlos Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Matemática
Uso da informática
Tecnologia educacional
Formação de professores de matemática
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Ensino superior
Currículo
title_short O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
title_full O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
title_fullStr O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
title_full_unstemmed O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
title_sort O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA
author MACHADO, João Carlos Ribeiro
author_facet MACHADO, João Carlos Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7340569532034401
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0276674149542106
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, João Carlos Ribeiro
contributor_str_mv RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Matemática
Uso da informática
Tecnologia educacional
Formação de professores de matemática
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Ensino superior
Currículo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Uso da informática
Tecnologia educacional
Formação de professores de matemática
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Ensino superior
Currículo
description This work aims to investigate the knowledge shown by the students of the course of Mathematics at Universidade Federal do Pará (UFPA), concerning the use of the computer science in its Education formation. To achieve that objective we used a methodology based on qualitative research, referring to the case study. We made a brief historical study on the educational computer science in Brazil; we highlighted the progresses and researches in the area and we mentioned the best ways to use them in education; we centered our investigations on the aspects related to the Mathematical Education of some educational software and the experiences with the use of computers; and, soon after, we got to our investigation, based on the writings of the students and Professors of the graduation course of Mathematics of UFPA. The information was obtained by means of questionnaires applied to the students during the second term of 2004 and to the Professors in the first term of 2005. We could observe through the analyses that students and Professors consider the insert of the computer science to the curriculum of graduation in Mathematics extremely important they highlight that this teaching doesn't still happen and if so it must be an effective part of the process of the Math teachers formation, because it can contribute to the improvement of the process of teaching/learning and it is a too much important tool for the education.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, João Carlos Ribeiro. O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA. 2005. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1846
identifier_str_mv MACHADO, João Carlos Ribeiro. O olhar dos alunos e dos professores sobre a informática no curso de licenciatura em matemática na UFPA. 2005. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/1/Dissertacao_OlharAlunosProfessores.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1846/5/Dissertacao_OlharAlunosProfessores.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bd310bc8953c8a85738fb9997c0f7550
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
4b990bf9d707be61ee935ddbdf6c86b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771987429752832