Pelos caminhos da louvação: a festa de todos os santos na comunidade de Jurussaca
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
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Resumo: | Este artigo é um recorte da pesquisa empreendida na comunidade quilombola de Jurussaca, desenvolvida para a produção da Dissertação de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA-UFPA). A comunidade de Jurussaca localiza-se no município de Tracuateua/PA, na Amazônia Oriental, suas terras são definidas por Silva (2014) como terras de preto e de índio, dada sua formação afro-indígena. Dentre as características da comunidade de Jurussaca destacam-se suas religiosidades populares, embora haja na comunidade diferentes manifestações religiosas, como as do catolicismo oficial, do catolicismo popular e da Assembleia de Deus. Desse modo, apresentamos neste artigo um estudo interpretativo da Festa de Todos os Santos (festa religiosa católica popular da comunidade), que teve origem a partir da promessa feita por antigos moradores, que pediram a intercessão de São Benedito (padroeiro da comunidade) e de Todos os Santos para que os homens do lugar, que haviam sido convocados à guerra, retornassem com vida, uma vez atendidos os moradores passaram a cumprir a promessa e, desde então, saem em procissão todos os anos, em louvor e agradecimento a essa e a outras graças alcançadas. A importância da Festa de Todos os Santos na identidade da comunidade se explicita na força e proporção do evento na comunidade. Para as populações negras rurais as festas religiosas têm importância intrínseca, pois a verdadeira cultura da festa evidencia o que mantém em cada um o sentido de pertencimento ao grupo (MOURA, 1998). |
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2020-03-05T13:28:25Z2020-03-05T13:28:25Z2017-06SILVA, Glayce de Fátima Fernandes da; SOUZA, César Augusto Martins de. Pelos caminhos da louvação: a festa de todos os santos na comunidade de Jurussaca. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 2, p. 49-69, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i2.6395. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12363. Acesso em:.2318-1346http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12363http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i2.6395Este artigo é um recorte da pesquisa empreendida na comunidade quilombola de Jurussaca, desenvolvida para a produção da Dissertação de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA-UFPA). A comunidade de Jurussaca localiza-se no município de Tracuateua/PA, na Amazônia Oriental, suas terras são definidas por Silva (2014) como terras de preto e de índio, dada sua formação afro-indígena. Dentre as características da comunidade de Jurussaca destacam-se suas religiosidades populares, embora haja na comunidade diferentes manifestações religiosas, como as do catolicismo oficial, do catolicismo popular e da Assembleia de Deus. Desse modo, apresentamos neste artigo um estudo interpretativo da Festa de Todos os Santos (festa religiosa católica popular da comunidade), que teve origem a partir da promessa feita por antigos moradores, que pediram a intercessão de São Benedito (padroeiro da comunidade) e de Todos os Santos para que os homens do lugar, que haviam sido convocados à guerra, retornassem com vida, uma vez atendidos os moradores passaram a cumprir a promessa e, desde então, saem em procissão todos os anos, em louvor e agradecimento a essa e a outras graças alcançadas. A importância da Festa de Todos os Santos na identidade da comunidade se explicita na força e proporção do evento na comunidade. Para as populações negras rurais as festas religiosas têm importância intrínseca, pois a verdadeira cultura da festa evidencia o que mantém em cada um o sentido de pertencimento ao grupo (MOURA, 1998).This article is a section of the research engaged in the quilombola community of Jurussaca, developed to the production of a Master’s degree dissertation presented to the Linguagens e Saberes na Amazônia Post-Graduation Program (PPLSA-UFPA). The Jurussaca community is located in the city of Tracuateua/PA, within the Eastern Amazon. Their lands are defined by Silva (2014) as black and Indian lands, due to its afro-indigenous formation. Among the features of the Jurussaca community, there are highlighted their popular religiosities, even though the community presents different religious manifestations, as the official Catholic religion, the popular Catholic religion, and other Christian religions. Thereby, this article presents an interpretative study of the Festa de Todos os Santos (a popular Catholic celebration of the community), which had its origin on a promise made by ancient dwellers that pleaded for the intercession of Saint Benedict (patron of the community) and for all the saints. They pleaded that the men of the place, which had been summoned to the war, could come back alive. Once this prayer was answered, the dwellers started to keep that promise and, since then, they join a procession every year, in honor and gratitude for this blessing and other blessings achieved by them. The importance of the Festa de Todos os Santos for the identity of the community is explicit in the strength and extent of the event in/for the community. To the black rural populations, the religious celebrations have an intrinsic importance, since the real culture of the celebration evokes what keeps, in each one, the sense of belonging to the group (MOURA, 1998).UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilNova Revista Amazônicahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6395reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAReligiosidadeFesta de Todos os SantosComunidade Quilombola de JurussacaReligiosityJurussaca Quilombola CommunityPelos caminhos da louvação: a festa de todos os santos na comunidade de Jurussacainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article524969http://lattes.cnpq.br/0419573046335169http://lattes.cnpq.br/3353195442153329SILVA, Glayce de Fátima Fernandes daSOUZA, César Augusto Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo_PelosCaminhosLouvacao.pdfArtigo_PelosCaminhosLouvacao.pdfapplication/pdf169924http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12363/1/Artigo_PelosCaminhosLouvacao.pdff21301b868d814499d95bca96e175d33MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12363/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12363/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12363/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12363/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTArtigo_PelosCaminhosLouvacao.pdf.txtArtigo_PelosCaminhosLouvacao.pdf.txtExtracted texttext/plain59281http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12363/6/Artigo_PelosCaminhosLouvacao.pdf.txtd6090fe34b579104f5ae2eb41a8f0505MD562011/123632020-08-14 09:57:29.012oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-08-14T12:57:29Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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