Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1857 |
Resumo: | A Geometria Fractal é um ramo novo da Matemática que vem sendo estudado desde sua descoberta nos anos sessenta por Benoit Mandelbrot. Por se tratar de uma geometria essencialmente intuitiva, muito se tem comentado a respeito da possibilidade de sua introdução ainda no Ensino Fundamental e Médio de nossas escolas. Assim, um grande número de atividades envolvendo Geometria Fractal foram e ainda estão sendo desenvolvidas com o intuito de tornar o conteúdo da Matemática curricular mais significativo ao aluno. Entretanto, muitas carecem de um estudo mais aprofundado no que tange ao seu verdadeiro grau de eficácia. Para tentar vislumbrar até que ponto estas atividades podem se caracterizar como um recurso didático válido, elaboramos e ministramos um curso sobre Geometria Fractal para onze alunos do 3 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Santarém-Pa. O curso consistia de uma parte teórica sobre o assunto e algumas atividades selecionadas de tal forma que estas pudessem abranger alguns tópicos da Matemática curricular já visto por eles em suas trajetórias escolares. Aplicamos antes do curso um pré-teste e no final um pós-teste para avaliar a compreensão dos assuntos abordados. Os resultados obtidos mostram uma evolução tanto quantitativa, quanto qualitativa na (re)apropriação dos conceitos matemáticos trabalhados durante o curso. O estudo ainda sugere que a Geometria Fractal pôde proporcionar aos alunos uma relação mais forte entre os saberes do cotidiano e o escolar, além de ter proporcionado uma visão dinâmica da Matemática como uma ciência que avança, e não como um corpo de conhecimentos prontos e acabados. |
id |
UFPA_a2e5b54a640029513e598f3ddcb4646f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1857 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:37Z2011-03-23T21:19:37Z2005-08-01CARVALHO, Hamilton Cunha de. Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1857A Geometria Fractal é um ramo novo da Matemática que vem sendo estudado desde sua descoberta nos anos sessenta por Benoit Mandelbrot. Por se tratar de uma geometria essencialmente intuitiva, muito se tem comentado a respeito da possibilidade de sua introdução ainda no Ensino Fundamental e Médio de nossas escolas. Assim, um grande número de atividades envolvendo Geometria Fractal foram e ainda estão sendo desenvolvidas com o intuito de tornar o conteúdo da Matemática curricular mais significativo ao aluno. Entretanto, muitas carecem de um estudo mais aprofundado no que tange ao seu verdadeiro grau de eficácia. Para tentar vislumbrar até que ponto estas atividades podem se caracterizar como um recurso didático válido, elaboramos e ministramos um curso sobre Geometria Fractal para onze alunos do 3 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Santarém-Pa. O curso consistia de uma parte teórica sobre o assunto e algumas atividades selecionadas de tal forma que estas pudessem abranger alguns tópicos da Matemática curricular já visto por eles em suas trajetórias escolares. Aplicamos antes do curso um pré-teste e no final um pós-teste para avaliar a compreensão dos assuntos abordados. Os resultados obtidos mostram uma evolução tanto quantitativa, quanto qualitativa na (re)apropriação dos conceitos matemáticos trabalhados durante o curso. O estudo ainda sugere que a Geometria Fractal pôde proporcionar aos alunos uma relação mais forte entre os saberes do cotidiano e o escolar, além de ter proporcionado uma visão dinâmica da Matemática como uma ciência que avança, e não como um corpo de conhecimentos prontos e acabados.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIAGeometria fractalPará - EstadoSantarém - PAMatemáticaEnsinoAmazônia brasileiraGeometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemáticaFractal geometry: perspectives and possibilities in the mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira dohttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071http://lattes.cnpq.br/1744251734923415CARVALHO, Hamilton Cunha deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54ORIGINALDissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdfDissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdfapplication/pdf1479557http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/1/Dissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdfa3198a450a934d1c3f7ac31d12160bd2MD51TEXTDissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdf.txtDissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdf.txtExtracted texttext/plain192017http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/5/Dissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdf.txtd472f0a7fa51df25ad1f27e79d3bd60dMD552011/18572019-05-23 10:25:42.532oai:repositorio.ufpa.br:2011/1857Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:42Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Fractal geometry: perspectives and possibilities in the mathematics education |
title |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática |
spellingShingle |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática CARVALHO, Hamilton Cunha de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA Geometria fractal Pará - Estado Santarém - PA Matemática Ensino Amazônia brasileira |
title_short |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática |
title_full |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática |
title_fullStr |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática |
title_sort |
Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática |
author |
CARVALHO, Hamilton Cunha de |
author_facet |
CARVALHO, Hamilton Cunha de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1744251734923415 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Hamilton Cunha de |
contributor_str_mv |
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA Geometria fractal Pará - Estado Santarém - PA Matemática Ensino Amazônia brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria fractal Pará - Estado Santarém - PA Matemática Ensino Amazônia brasileira |
description |
A Geometria Fractal é um ramo novo da Matemática que vem sendo estudado desde sua descoberta nos anos sessenta por Benoit Mandelbrot. Por se tratar de uma geometria essencialmente intuitiva, muito se tem comentado a respeito da possibilidade de sua introdução ainda no Ensino Fundamental e Médio de nossas escolas. Assim, um grande número de atividades envolvendo Geometria Fractal foram e ainda estão sendo desenvolvidas com o intuito de tornar o conteúdo da Matemática curricular mais significativo ao aluno. Entretanto, muitas carecem de um estudo mais aprofundado no que tange ao seu verdadeiro grau de eficácia. Para tentar vislumbrar até que ponto estas atividades podem se caracterizar como um recurso didático válido, elaboramos e ministramos um curso sobre Geometria Fractal para onze alunos do 3 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Santarém-Pa. O curso consistia de uma parte teórica sobre o assunto e algumas atividades selecionadas de tal forma que estas pudessem abranger alguns tópicos da Matemática curricular já visto por eles em suas trajetórias escolares. Aplicamos antes do curso um pré-teste e no final um pós-teste para avaliar a compreensão dos assuntos abordados. Os resultados obtidos mostram uma evolução tanto quantitativa, quanto qualitativa na (re)apropriação dos conceitos matemáticos trabalhados durante o curso. O estudo ainda sugere que a Geometria Fractal pôde proporcionar aos alunos uma relação mais forte entre os saberes do cotidiano e o escolar, além de ter proporcionado uma visão dinâmica da Matemática como uma ciência que avança, e não como um corpo de conhecimentos prontos e acabados. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Hamilton Cunha de. Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1857 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Hamilton Cunha de. Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/1/Dissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1857/5/Dissertacao_GeometriaFractalPerpectivas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 a3198a450a934d1c3f7ac31d12160bd2 d472f0a7fa51df25ad1f27e79d3bd60d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771947815600128 |